Uma lei no universo que rege a tudo e a todos, esta lei é a lei de causa e efeito (nam-myoho-rengue-kyo) . Tudo que acontece no mundo é regido pela lei de causa e efeito: os planetas, as galáxias, as pessoas, as pedras, cada átomo que existe no universo. A lei de causa e efeito é extremamente rigorosa, as causas que fazemos, boas ou más vão formando nosso carma.

Não é objetivo na vida nem correto ficar nos lamentando sobre determinada situação, mas cabe somente a nós descobrir esse grande segredo, a vida. Desvendar a vida não é simples e não é complicado mas colocando isso na prática é mais difícil, então a questão é somos o que somos por que queremos?

A resposta dessa pergunta é simples porém complexa, todos nós somos frutos dos nossos próprios atos ou nessa vida ou em vidas passadas por que temos o único dom que só ser humano tem, todas as pessoas reencarnam nessa vida com algo pra fazer, a diferença é que algumas reencarnaram 2,3 ou 10 vezes enquanto que outras reencarnaram apenas uma vez e por isso tem mais a aprender na vida do que ensinar. 

O carma é a soma todas as causas que fizemos em nossas existências. As causas podem ser negativas ou positivas. Se desfrutamos de conforto e felicidade ou se estamos sempre sofrendo com doenças e diversos problemas, isso depende das causas que fizemos e que estamos fazendo no momento. Assim como o imã atrai o ferro, somos atraídos pelo nosso bom ou mau carma, a manifestação do carma só depende de uma coisa: A circunstância.

Há porém no ser humano Os dez estados ou dez mundos que são: inferno, fome, animalidade, ira, tranquilidade, alegria, erudição, absorção, bodhisattva e estado de Buda.

 Atingir o estado de Buda, significa atingir um estado de unicidade com a derradeira lei, o estado de Buda é identificado por virtudes tais como verdadeira identidade, liberdade absoluta, ilimitada sabedoria e infinita compaixão. Praticamos o Budismo para atingir o estado de buda ou a felicidade absoluta, neste caso, felicidade não significa ausência de problemas e sim sabedoria, serenidade, dicernimento e longa visão para encarar e ultrapassar todos os obstáculos e dificuldades que nos cercam. Em outras palavras praticamos o Budismo para sermos felizes. A prática do Budismo O Estado de Buda