Os tratamentos ortodônticos são práticas comuns em consultórios de odontologia em Curitiba. Eles têm como finalidade melhorar tanto a saúde do paciente como a estética de seus dentes.

 Esses tipos de tratamentos odontológicos proporcionam um alinhamento dental, o que auxilia na melhora da mordida, diminui dores na mandíbula, além de deixar o sorriso do paciente muito mais bonito.

 O alinhamento dos dentes é feito por meio do uso de aparelhos ortodônticos. Há duas versões, o fixo e o móvel. A primeira opção é a mais utilizada e possui custo acessível. Já a segunda se divide em duas categorias: a de aparelhos com valores em conta e outros mais caros, que são invisíveis.

 Mas, ao visitar um consultório odontológico em Curitiba para realizar esse tratamento, muitas vezes o paciente recebe prazos longos para conclusão dos procedimentos. Afinal, por que um tratamento ortodôntico demora tanto?

 Na realidade, uma série de fatores influencia a conclusão do tratamento, que tem tempo médio de dois a três anos. O principal é que esse alinhamento deve ser feito devagar e de modo contínuo até se obter o resultado desejado, para não prejudicar a estrutura dos dentes.

 Além disso, pacientes com hábitos viciosos, como a projeção da língua, e estrutura óssea bucal compacta demoram mais para concluir o tratamento ortodôntico, pois essas características dificultam o deslocamento e alinhamento dentário.

 Existem também fatores que estão diretamente relacionados ao comportamento paciente, que muitas vezes solta peças e borrachas do aparelho fixo, atrasando a conclusão do tratamento.

 Há ainda quem não realize uma higienização oral de forma adequada, o que pode postergar o alinhamento e prejudicar seriamente os dentes saudáveis, causando outros problemas odontológicos, como formação de placas e cáries.

 E, pior, alguns pacientes faltam a consultas frequentemente, comprometendo o tratamento ortodôntico, que deve ser acompanhado sempre pelo dentista, para que o profissional tenha controle dos resultados obtidos.

 Além disso, o acompanhamento realizado junto ao profissional dá mais segurança para o paciente quanto aos procedimentos do tratamento, possíveis efeitos indesejados gerados pelo uso do aparelho ortodôntico e no que se refere à qualidade do trabalho, garantindo um excelente resultado final.