Por que o serviço de telefonia é tão ruim no Brasil?

 Bem, certamente você já se deparou com operadoras de celular e de linha fixa e teve alguma amostra da ineficiência delas. Aguardar muito tempo no telefone, fornecer informações muitas vezes errôneas são poucos exemplos em relação à infinidade que corre na boca do povo que, na grande maioria das vezes, se sente profundamente insatisfeito pelos serviços prestados.

 Mas de onde vem tamanha ineficiência?

 A primeira razão se baseia na própria empresa que fornecem os serviços. Como todas elas são ineficientes, o consumidor neste sentido não tem muita opção. Ao mudar de uma operadora para outra, muda-se o nome, mas a ineficiência infelizmente continua. Em outras palavras, pelo fato de nenhuma operadora ser realmente eficiente, nenhuma das operadoras enxerga a razão para se tornar mais eficiente do que as outras. Todas elas parecem operar acima da capacidade que elas realmente tem. Isso faz com que a qualidade de serviço sofra uma queda notável. Quando há poucas empresas fornecendo um serviço, todas elas querem lucrar ao máximo, no entanto, a satisfação do cliente, pelo fato das empresas terem pouca concorrência e todas estas poucas concorrentes serem extremamente ineficientes, fica para segundo plano.

 Deve-se ter em mente que, a princípio, a empresa deveria sempre se preocupar com a satisfação do consumidor. Infelizmente, isto raramente é feito no caso da telefonia no Brasil.

 A outra razão para o sistema de telefonia ser tão ruim consiste na falta de fiscalização do governo que concede a exploração do serviço de comunicação a tais empresas. O governo não cobra das tais empresas um serviço de alta qualidade. Como são poucas empresas que oferecem o serviço e, como visto, todas são ineficientes, o mercado de telefonia é de certa forma um oligopólio. Isto garante que as empresas consigam resultados financeiros extremamente positivos (lucrativos), sem fornecer produtos e principalmente serviços de  qualidade.

 Assim, como se pode notar, pelo fato do mercado da telefonia ser constituído por poucas empresas sendo todas elas ineficientes, assim como a ausência de regulação e intervenção do governo no sentido de exigir o fornecimento de produtos e serviços de alta qualidade à população, geram a tamanha ineficiência do sistema de telefonia, que inúmeras vezes é traduzida em falta de respeito ao cliente/usuário.

 Como mudar este quadro?

 Frente a isso, restam duas ações básicas. A primeira é conceder a exploração da telefonia para empresas sérias que tenham em primeiro lugar a satisfação do consumidor. Uma vez selecionando estas empresas, o governos deve ter políticos sérios o suficiente para que a fiscalização seja forte para manter a alta qualidade de serviços.