SEOQuando uma empresa ou marca começa a expandir seus negócios através do marketing, uma de suas formas que hoje é mais eficiente e consegue atingir um maior público ou de forma mais efetiva o seu nicho é o marketing digital. Ele consiste em algumas ferramentas utilizadas pelo próprio dono do negócio, em caso de empresas menores, ou por agências ou pessoas contratadas apenas para lidar com a comunicação, como em médias e empresas de grande porte, no meio online, isto é, na internet, o mundo virtual que hoje faz parte do cotidiano de diversas pessoas de diferentes idades e interesses.

Dentro dessas formas de marketing digital podemos encontrar o social media, que é o contato das empresas através de perfis e páginas em redes sociais, os sites e hotsites, onde a empresa pode apresentar seu serviço ou produto de melhor forma, o PPC, pay per click, que são anúncios em plataformas de venda como o Google Adwords, e, além de outras mais, o SEO, sigla para Search Engine Optimization, que em português pode ser traduzido para “otimização dos motores de busca”. O SEO pode ser uma das ferramentas mais importantes, eficientes e duradouras para expandir o seu negócio e o seu site e, por isso, vamos falar aqui dele e de por que utilizá-lo em sua estratégia de marketing.

O que o SEO faz é aumentar as chances de um site aparecer dentre os primeiros resultados em sites de busca como o Google. Para isso, os profissionais SEO escolhem palavras-chaves relacionadas ao conteúdo de seu site e as “reforçam”, fazendo com que, toda vez que alguém pesquise na busca por estas palavras, elas sejam relacionadas a seu site e, assim, ele tenda a aparecer cada vez mais “em cima”.

E quais são as vantagens de possuir seu site entre os primeiros resultados? Primeiro, você terá mais pessoas visualizando seu link no resultado. Segundo, parte dessas pessoas irá clicar nele, o que trará, além de visibilidade, cliques e visualização do conteúdo. Aliás, quanto mais pessoas clicarem em seu link, mais o Google o considerará relevante nas futuras pesquisas. Por fim, mais visualizações pode se traduzir em mais vendas de produtos e serviços, seja no site ou fora dele.

Enfim, a chance de mais pessoas conhecerem o seu negócio e comprá-lo aumenta com o SEO e, caso aprovem seu serviço, irão contar para outras mais e, automaticamente, outras irão atrás dele.