Gostaria de compartilhar uma palavra a qual o Senhor colocou em meu coração. Cujo tema é uma pergunta: Porque o deserto surge em nossa vida? Quando penso neste assunto, visualizo o povo hebreu saindo do Egito e caminhando em direção a terra prometida.  Interessante é que entre o cativeiro e a benção havia um imenso deserto, seria tão bom se pudessem pular  a fase do deserto, e chegarem direto na terra que mana leite e mel. Mas acontece que o senhor não queria simplesmente tira-los do Egito, o Senhor queria principalmente tirar o Egito do coração daquele povo. E somente no calor do deserto, na escassez nas necessidades é que poderiam tirar o Egito do coração e conhecerem o Deus verdadeiro de seus pais. A palavra que vou compartilhar esta mensagem se encontra no livro de Deuteronômio cap.8 ver. 2  " E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o senhor, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te tentar, para saber o que está no seu coração, e se guardaria seus mandamentos ou não."

Vemos neste versículo que o próprio senhor guiou seu povo para o deserto com um propósito, nunca podemos esquecer que o nosso Deus tem um propósito de vitoria em nossa vida, ainda que no momento não entendamos, e até pareça que está  fora de controle, más temos que crer que o nosso Deus está no controle de tudo  e sempre  tem um propósito de vitoria em nossas vidas.

1° propósito           humilhar:

Não me entenda mal, mas tem momentos em nossa vida que o senhor nos levará ao deserto para passarmos pela fase da humilhação, já que a bíblia diz que o senhor abate os exaltados e honra os humilhados.  Exemplo disto:

A) NABUCODONOSSOR- vemos o poderoso rei Nabucodonosor dizendo um dia na sacada de seu palácio, eis ai a grande Babilônia que construi para a gloria de meu Nome e para a  minha honra, e na mesma hora ficou sem entendimento cresceu os pelos as unhas e foi morar com os animais, esta registrado no livro de Daniel. E o grande rei ficou morando com os animais até que um dia reconheceu que somente o Senhor é digno de honra e de gloria. Então foi colocado de volta em seu lugar. Foi humilhado para ser tratado em seu coração soberbo. Não devemos esquecer que, ninguém é grande, independente do cargo, ou da posição, somente um é grande e poderoso o senhor nosso Deus.

B) sanção- A historia de Sanção é muito triste, já que era um nazireu de Deus nasceu com um propósito, mas ele não queria saber de sua chamada, sempre viveu uma vida relaxada. Foi chamado para ser líder, uma águia, mas de tanto rodear a carniça como um urubu, acabou  cego sendo humilhado ultrajado  pelos filisteus. Certamente o senhor tinha um plano de vitória para a vida deste homem. Má não quis ouvir a voz de Deus, pagou caro pela rebeldia, foi humilhado, seus olhos foram vazados tornou se o bobo da corte, mas acredito que no calabouço enquanto seu cabelo crescia ele se humilhava diante do senhor até que Deus recuperou sua posição de vaso de honra, viveu uma vida inteira fazendo a obra de Deus pela metade, e até fez alguma coisa , mas quando tomou posição com o senhor, ainda que cego matou muito mais inimigos e destruiu o templo de dagom o deus dos filisteus, mas precisou ser humilhado para tomar posição.

c) José- também foi humilhado ao ser lançado numa cova vendido por seus irmãos aos ismaelitas e depois foi ser escravo no Egito, foi enganado acusado pela esposa de Potifar, preso injustamente e ficou esquecido naquele lugar, quanta humilhação. Mas Deus estava no controle usando tudo e todos preparando para um trono de gloria, na humilhação o senhor lhe deu visão e sabedoria. Assim também é na nossa vida, passamos por desertos, somos humilhados, mas não se esqueça, Deus está no controle de tudo  ele tem um final feliz e de bênção para as nossas vidas. A vitoria vai chegar em nome de Jesus.

D) O Senhor Jesus - também foi humilhado naquela cruz, mas não abriu a sua boca, ficou calado esperando no Senhor, mas agora, este assentado em um trono de gloria. Hoje ele é o rei dos reis e todo joelho se dobra diante dele. O choro pode durar uma noite, mas a vitoria vem, pela manha. Se você se encontra no deserto sendo humilhado agüente firme, pois o senhor sabe o que esta fazendo ele tem o controle de tudo, a vitoria é sua, em nome de Jesus.

2º propósitoprovar ou tentar o cristão.

Lógico que Tiago escreveu que ninguém ao ser tentado diga que está sendo tentado pelo senhor, cada um é tentado segundo a sua própria concupiscência, seu desejo carnal. Mas quando Moises escreveu esta palavra tentar, ele estava dizendo que o senhor permite que sejamos provados, lembre-se que o senhor somente prova aquele a quem ele ama. Inúmeros personagens bíblicos foram provados exemplo disto vemos:

A) Jó- este homem foi provado em vários sentidos,  perdeu a saúde, as finanças, os filhos a auto estima o respeito das pessoas, mas não perdeu a sua fé em Deus. No meio da provação ele disse: Eu sei que meu redentor vive. O nosso Deus está vivo, ele é real a prova não é permanente, ela tem um fim. O dia da vitoria vai chegar, o senhor somente prova aquele que ele ama. Jó foi provado, mas passou na prova e também falou que antes da prova, somente conhecia Deus de ouvir falar, mas no final da prova, ele conversou com o senhor, ouviu a voz do senhor de dentro de um rodamoinho, caro leitor é no deserto que aprendemos ater intimidade com Deus.

B) Abraão- o Senhor o provou pedindo para sacrificar seu único filho, foi duro isto, já que Abraão já tinha idade avançada, mas era somente uma prova. Mas ele estava disposto a sacrificar seu único filho por amor e obediência ao senhor. Ele venceu a prova e o senhor lhe deu uma bênção muito grande. Não só para ele, mas para todos nós, já que todas as famílias são abençoadas através de Abraão. Vale à pena passar pela prova.

C) José - também foi provado; a esposa de seu senhor queria deitar com ele. Já parou para pensar sobre isto. Já que José estava em uma terra longínqua, um povo estranho, ninguém estava vendo, era um escravo, poderia se entregar e pronto. Mas não, ele queria se santificar a Deus sabia que o senhor tinha um plano de vitoria em sua vida, tinha sonhos. Vale a pena se santificar por amor a Deus, assim o senhor trás nossos sonhos a realidade.

D) Jesus- foi provado no deserto, o inimigo o tentou referente a alimentação, tornar pedra em pão, foi provado  na ótica da carne, referente a lançar sobre o pináculo do templo, dizendo que o senhor iria dar ordem aos anjos para o guardarem, no sentido de ser grande, foi uma  prova na ótica da alma, soberba. E por ultimo prova na ótica espiritual referente à adoração. Foi provado no deserto e venceu, o contrario de adão que perdeu no paraíso.

3º propósito- saber o que está no coração do homem.

No livro de Hebreus cap. 4 ver. 12 e 13 o escritor escreveu que: “Por que a palavra do senhor é viva e eficaz, é mais penetrante que qualquer  espada de dois gumes, que penetra bem fundo até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apita para discernir os pensamentos e a intenção do coração. Ver 13 E não há criatura alguma encoberta diante dele, antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos que tratar. “

A palavra do senhor penetra no coração do homem e mostra realmente quem somos, é no deserto que realmente mostramos quem somos, é mais fácil ser cristão dentro da igreja, não digo que é fácil, pois não é fácil  lidar com pessoas, é muito difícil. Mas temos que tolerar os mais fracos na fé.  Mas no mundo somos provados, testados para ver se viveremos ou não os preceitos da palavra. Jesus falou quem quer vir após mim negue-se a si mesmo tome a sua cruz e siga-me. Renunciar o nosso eu, a nossa vontade, a ira, não é fácil,somente Jesus pode nos dar esta graça. Mas nós temos que termos um coração modelado pela palavra, a terra de nosso coração tem que ser boa, sem raiz de amargura, mas tratada pela palavra e arada e irrigada pelo espírito santo, para que a semente da palavra possa crescer em nosso coração e mudar nosso caráter transformar nossa vida. Porque Deus sabe quem realmente somos, ele conhece nosso o coração, a nossa estrutura, sabe que somos pó.  O homem olha e vê somente o interior, mas lembre-se, um dia iremos apresentar diante de Deus e teremos de dar conta a ele, pelos nossos atos, pensamentos e palavras ditas aqui neste mundo. Mas o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado. Jesus hoje é o nosso advogado.más naquele dia será o juiz.

Conclusão: certo é que não da para chegar a Canaã sem passar pelo deserto, é necessário, mas lembre-se que você nunca estará sozinho o senhor Jesus prometeu que sempre estaria conosco, alem disto também temos o Espírito santo de Deus  conosco nos ajudando, nos fortalecendo e  intercedendo em nossas fraquezas. O deserto é apenas uma fase vai passar, e lembre-se Canaã é logo ali, onde a terra mana leite e mel. Fica na paz do senhor Jesus descanse em suas palavras, pois a vitoria é sua e nada pode nos separar do amor de Deus que está em cristo Jesus.

acesse meu canal no youtube fruticando na palavra  Pr. Adailton Cruz.