Por que o adolescente quer ser jogador profissional de futebol?

¿Por qué el adolescente quiere ser jugador profesional de fútbol?

Why the adolescent wants to be professional player of soccer?

Aluno da Pos Graduação em Futebol

Instituto Wanderley Luxemburgo (IWL)

(Brasil)

Nilton Andrade da Silva

[email protected]

Resumo

          O futebol é uma das modalidades esportivas mais praticadas no Brasil, o futebol é praticado por todas as camadas sociais. Nos dias atuais os adolescentes são influenciados pela mídia que relata que os jogadores de futebol estão recebendo salários altos e suas vidas estão cada vez melhor, mas sabemos que não é tão fácil assim e nem todos recebem salários de alto valor financeiro, e que os adolescentes cada vez mais cedo saem dos seus lares a procura de uma vida financeira melhor. O presente trabalho teve como objetivo verificar por que o adolescente quer ser jogador profissional de futebol? Foi distribuído um questionário com perguntas onde os atletas puderam responder por qual motivo desejam ser jogador profissional de futebol. Participaram da pesquisa as equipes do Águia Futebol S/S Ltda. do município de Londrina – PR, Paulistinha Futebol Clube no município de Mandaguari – PR e Portuguesa Londrinense do município de Londrina – PR. De acordo com os resultados obtidos eles querem ter uma vida financeira melhor e trabalharem na profissão que gostam. O professor ou treinador e família são as principais fontes de motivação. Eles têm como referencia para pratica do futebol atletas da seleção brasileira, o sonho de se tornar um jogador profissional de futebol e ter a oportunidade de ser campeão de uma Copa do Mundo pela Seleção Brasileira. Acreditam no seu próprio potencial e estão preparados para seguirem em outra profissão que não seja a de jogador profissional de futebol, tendo consciência de que isso pode vir a ocorrer e que já estão se preparando para esse momento, caso ele ocorra.

Unitermos: Adolescentes. Futebol. Profissionais

Abstract

          The soccer is one of the practised sports modalities more in Brazil, the soccer is practised by all the social classes. Nowadays young people are influenced by media reports that football players are getting high salaries and their lives are getting better, but we know that is not so easy and not all salaries of high value, and that adolescents increasingly early age out of their homes in search of a better financial life. This study aimed to verify that the teen wants to be a professional footballer? A questionnaire with questions was distributed where the athletes had been able to answer for which reason desire to be professional player of soccer. The teams of the Eagle had participated of the research Soccer S/S Ltda of the city of Native of London - PR, Paulistinha Soccer Club in the city of Mandaguari - PR and Londrinense Portuguese of the city of Native of London - PR. In accordance with the gotten results they want to have a financial life better and to work in the profession that likes. The professor or trainer and family are the main sources of motivation. They have as reference for practises of the soccer athlete of the Brazilian election, the dream of if becoming a professional player of soccer and having the chance of being champion of a Pantry of the World for the Brazilian Election. They believe its proper potential and are prepared to follow in another profession that is not of professional player of soccer, having conscience of that this can come to occur and that already they are if preparing for this moment, case it occurs.

          Keywords: Adolescents. Soccer. Professionals      
                                                                 

http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 140 - Enero de 2010  

Introdução

    O futebol é uma das modalidades esportivas mais praticadas no Brasil, desde que se começou a sua pratica por intermédio de Charles Milller, em 1894, o Brasil é uma referência mundial no futebol, não é a toa que dizem que somos o país do futebol. O futebol é praticado por todas as camadas sociais, não existe uma idade para iniciar ou para deixa de praticar, atualmente ambos os sexos gostam do futebol.

    Segundo CAMPOS (2004) A maioria dos brasileiros diz entender de futebol, são na verdade cerca de 170 milhões de técnicos, que quando estão presenciando uma partida de futebol, sempre querem dar sua opinião; fazemos a escalação ideal para aquela partida dos jogadores, substituímos um atleta por outro para que se melhore a atuação da equipe em campo e recomendamos essa ou aquela estratégia.

    Nos dias atuais os adolescentes assistem aos jogos de futebol pela televisão e nos estádios, onde presenciam a mídia relatar que o jogador de determinada equipe está indo embora para o exterior, onde receberam salários superiores a aos do Brasil e com isso os adolescentes começam a pensar que podem ter seus sonhos realizados através do futebol.

    A opção pelo esporte acontece de maneira precoce diante de diversas outras escolhas. A escolha da criança pela pratica do esporte começa de forma muito precoce diante de diversas outras escolhas existentes. Geralmente os pais inserem estas crianças por volta dos 5 aos 12 anos na modalidade esportiva onde eles pensam que a criança terá mais facilidade de domínio da modalidade esportiva e com isso um futuro promissor (COQUEIRO; HONORATO, 2008). O problema acontece neste pensamento dos pais, pois como ele pode prever que seu filho com tão pouca idade de vida já poderá dominar completamente aquela modalidade esportiva, sabemos que a criança ainda não tem maturidade suficiente para escolher uma modalidade esportiva para praticar pelo resto de sua vida ou tão pouco utilizar como profissão.

    De acordo com Viana (2008) O Brasil tornou-se, uma referência mundial em produzir atletas de futebol de campo e com isso o sonho de qualquer atleta é se tornar um Kaká ou um Ronaldinho Gaúcho.

    As escolinhas particulares de futebol no Brasil têm seu numero de quantidade aumentado a cada ano que passa, visto que a busca por craques é grande, e quando existe um adolescente com características para se destacar no futebol o assedio dos empresários sobre esse adolescentes é grande.

    Segundo Scaglia (1996) o que no passado era privilégio das prefeituras e clubes, nos dias atuais está sendo explorado com fins lucrativos, por agências ex. atletas que se foram consagrados utilizam o seu prestígio para atrair alunos nas escolinhas em que estão, fazendo disso uma relação comercial através do esporte.

    No dias atuais não é possível encontrar atletas com características de driblador do estilo que existia há alguns anos atrás. De acordo com Scaglia (1996) nos dias atuais o sistema não deixa o adolescente praticar o futebol como ele deseja e sim como o sistema obriga. Isso acontece porque nos dias atuais o auto rendimento esta em qualquer clube ou escolinha de futebol, visto que se não houver resultado positivo não se consegue incentivo financeiro e tão pouco uma equipe continuara existindo se não proceder conforme o sistema existente.

Metodologia

    O presente trabalho teve como meta verificar o porquê dos adolescentes desejarem se tornar jogadores profissionais de futebol. Foi distribuído um questionário com perguntas onde os atletas puderam responder por qual motivo desejam ser jogador profissional de futebol e quem os motiva.

    Segundo Soares et al. (2008) existe dois tipos de motivação que podem levam o adolescente a querer se tornar um jogador profissional de futebol sendo elas a motivação intrínseca e extrínseca. A motivação intrínseca é chamada também de pessoal é aquela força que vem do interior do atleta, ele se sente bem quando está praticando o futebol o seu corpo gosta de sentir as sensações durante e após a pratica do futebol, sua motivação para alcançar o objetivo de se tornar jogador profissional de futebol origina se dele mesmo. Já a motivação extrínseca vem dos fatores externos, o atleta de futebol adolescente vê na vida dos atletas de futebol profissional realização profissional onde existe o dinheiro, fama e reconhecimento profissional, pode se dizer que é a força gerada pela vontade de conquistar o reconhecimento externo.

    Há alguns anos atrás os adolescentes praticavam o futebol por puro prazer, começavam nos campinhos de terra e iam até os campos gramados, utilizavam muita a imaginação, pois muitos não tinham dinheiro para comprar uma bola oficial então jogavam com uma bola improvisada chamada de bola de meia. Segundo Pimenta (2008) os adolescentes que praticam o futebol, quando assistem na televisão reportagens que mostram as belas casas, apartamentos, carros luxuosos pertencentes aos atletas profissionais de futebol nem imaginam que existe uma realidade totalmente diferente para alguns atletas, onde esses atletas vivem no anonimato, levando uma vida nômade, onde os contratos de trabalho são de baixos salários, uma realidade que a maioria dos atletas enfrentam no futebol profissional.

    Os adolescentes atraídos pela força da possibilidade, de terem seus sonhos, suas identificações, suas expectativas de futuro realizado escolhem o futebol com válvula de escape.

    O adolescente que queira se tornar um atleta de futebol profissional tem que dominar as habilidades especifica do futebol, pois cada esporte possui habilidades motoras específicas que são construídas e modificadas com o passar do tempo (VIANA, 2008).

    Segundo Giglio et al (2008) para se tornar um atleta de futebol de campo profissional ele deve ter o dom. A palavra dom pode ser explicada como habilidade, talento, algo inato, uma dádiva divina: a habilidade pode ser explicada pelo talento, o talento é explicado como uma característica inata, e se nasce com ele, isso deve ser uma dádiva divina, exclusiva de cada jogador.

    No campo de trabalho do futebol essa idéia não é exclusiva apenas dos jogadores, atinge também aos professores de escolinhas de futebol, e técnicos de equipes de futebol profissional (GIGLIO et al,2008).

    Nos dias atuais os atletas de futebol de campo têm que ter uma boa preparação física, pois com a constante evolução da preparação física dos atletas de futebol de campo, os atletas têm que aperfeiçoar sua capacidade física para atender a determinação tática planejada pelo treinador, assim sendo ele deverá estar bem preparado fisicamente (ALVES; OLIVEIRA, 2005), com isso alguns atletas que não estão preparados psicologicamente para enfrentar uma carga de preparação física forte sofreram no inicio, pois as grandes maiorias dos atletas nas categorias menores desconhecem ou não recebem informação dos professores, que para se tornar um atleta de futebol de campo profissional nos dias atuais deverá estar fisicamente bem preparado e quando alcançado o atleta terá que mantém a continuidade do trabalho até o final de sua carreira.

    Segundo Coqueiro; Honorato (2008) o adolescente recebe a influencia muitas vezes dos pais e dos professores para construir sua identidade, por isso no ambiente em que o adolescente vive deve haver condições favoráveis para a formação esportiva, existindo um ambiente sem cobranças exageradas e com a motivação positiva por parte dos pais e dos professores.

    A vida profissional de um jogador de futebol profissional no geral vai até os 35 anos de idade onde o atleta começa a sentir que vai ter que se aposentar com atleta e muitas vezes não está preparado para isso, o jogador de futebol que alcançou seus objetivos é o que está mais preparado para deixar a vida como atleta e se integrar em outro mercado de trabalho (AMARAL; THIENGO; OLIVEIRA, 2009)

    Muitos jovens que estão pensando em se tornar um atleta de futebol profissional, desconhecem que a carreira que tanto almejaram terão que enfrentar a falta de estabilidade, estrutura precária dos clubes, lesões, baixos salários e falta de profissionalismo dos envolvidos com o futebol (AMARAL; THIENGO; OLIVEIRA, 2009). O futebol em si é mal organizado devido à falta de profissionalismo por parte daqueles que gerenciam os clubes, e a mídia na maioria das vezes não mostra estes problemas, a profissão que apresentar tantos problemas é uma das profissões mais desejada no Brasil (AMARAL; THIENGO; OLIVEIRA, 2009).

    Foi distribuído um questionário para cada atleta das equipes de futebol de campo na categoria juvenil, para cada equipe foram repassados 20 questionários. Somando um total de 60 questionários respondidos.

    As equipes que participaram da pesquisa foram Águia Futebol S/S Ltda do município de Londrina – PR, Paulistinha Futebol Clube no município de Mandaguari – PR e Portuguesa Londrinense do município de Londrina – PR

    Em cada pergunta apenas uma alternativa pode ser escolhida pelos atletas.

Asinale com um x apenas uma questão

01 – Por que você quer ser um jogador de futebol profissional?

[  ] Ganhar dinheiro

[  ] Ser famoso

[  ] É obrigado por alguém

[  ] Para ajudar sua família

[  ] Por gostar de jogar futebol

[  ] Ganhar dinheiro e ser famoso

[  ] Para ajudar a família e ser famoso

[  ] Ganhar dinheiro e por gostar de jogar futebol

02 – Você teve como referencia para pratica do futebol algum atleta de futebol da seleção brasileira de futebol?

[  ] Sim

[  ] Não

03 – Você já ouviu alguém relatar que tentou ser jogador de futebol profissional e não conseguiu?

[  ] Sim

[  ] Não

04 – Você sonha em poder jogar e ser campeão de uma Copa do Mundo pela Seleção Brasileira?

[  ] Sim

[  ] Não

05 – A pratica do futebol trouxe alguma melhora para sua vida atual?

[  ] Sim

[  ] Não

06 – Você acha que o professor ou treinador é importante para a motivação da pratica do futebol?

[  ] Sim

[  ] Não

07 – Sua família incentiva você a se tornar um jogador de futebol profissional?

[  ] Sim

[  ] Não

08 – Com respeito ao que você conhece sobre a vida financeira geral dos jogadores de futebol profissional, você acredita ser:

[  ] Péssima

[  ] Ruim

[  ] Boa

[  ] Ótima

[  ] Excelente

09 – Você acha que você tem possui o dom para se tornar um jogador profissional de futebol profissional?

[  ] Sim

[  ] Não

10 – Você está preparado para seguir em frente em outra profissão caso não se torne um jogador de futebol profissional?

[  ] Sim

[  ] Não

Resultado

Futebol: Por que o adolescente quer ser jogador profissional de futebol?

Os resultados dos 60 questionários respondidos pelos adolescentes ficaram da seguinte maneira para cada questão:

Questão 01 por que você quer ser um jogador de futebol profissional?

·02 entrevistados responderam ganhar dinheiro, 5º colocada.

·00 entrevistados responderam ser famoso, 7º colocada.

·01 entrevistado respondeu é obrigado por alguém, 6º colocada.

·15 entrevistados responderam para ajudar sua família, 3º colocada.

·17 entrevistados responderam por gostar de jogar futebol, 2º colocada.

·01 entrevistado respondeu ganhar dinheiro e ser famoso, 6º colocada.

·05 entrevistados responderam para ajudar a família e ser famoso, 4º colocada.

·19 entrevistados responderam Ganhar dinheiro e por gostar de jogar futebol, 1º colocada.

Questão 02 você teve como referencia para pratica do futebol algum atleta de futebol da seleção brasileira de futebol.

·36 entrevistados responderam sim e 24 que não.

Questão 03 você já ouviu alguém relatar que tentou ser jogador de futebol profissional e não conseguiu?

·53 entrevistados responderam sim e 07 que não.

Questão 04 você sonha em poder jogar e ser campeão de uma Copa do Mundo?

·59 entrevistados responderam sim e 01 que não.

Questão 05 a pratica do futebol trouxe alguma melhora para sua vida atual?

·60 entrevistados responderam sim e 00 que não.

Questão 06 você acha que o professor ou treinador é importante para a motivação da pratica do futebol?

·60 entrevistados responderam sim 00 que não.

Questão 07 sua família incentiva você a se tornar um jogador de futebol profissional?

·59 entrevistados responderam sim e 01 que não.

Questão 08 com respeito ao que você conhece sobre a vida financeira geral dos jogadores de futebol profissional você acredita ser:

·00 entrevistados responderam péssima.

·04 entrevistados responderam ruim.

·14 entrevistados responderam boa.

·13 entrevistados responderam ótima.

·29 entrevistados responderam excelente.

Questão 09 você acha que possui o dom para se tornar um jogador de futebol profissional?

·54 entrevistados responderam sim e 06 que não.

Questão 10 você está preparado para seguir em frente em outra profissão caso não se torne um jogador de futebol profissional?

·45 entrevistados responderam sim e 15 que não.

Conclusão

    Este trabalho de pesquisa teve com objetivo analisar, por quê o adolescente quer ser jogador profissional de futebol?

    De acordo com os resultados obtidos eles querem ter uma vida financeira melhor e além de estarem trabalhando em uma profissão em que gostam.

    Com respeito a quem os motiva praticarem o futebol, podemos afirmar que o professor ou treinador e família são as principais fontes de motivação.

    O trabalho também envolver descobrir de onde vem a referencia para a pratica do futebol e com isso descobrimos que atletas da seleção brasileira nos dias atuais ainda influenciam os adolescentes.

    O sonho de se tornar um jogador profissional de futebol fica claro quando os adolescentes responderam que sonham em jogar e ser campeão de uma Copa do Mundo pela seleção brasileira e quando perguntado a eles se acreditam que no seu potencial, a grande maioria respondeu que sim.

    Quando os adolescentes tiveram que responder a questão se estão preparados para seguirem em outra profissão que não seja a de jogador profissional de futebol, ficou claro que eles já tem consciência de que isso pode vir a ocorrer e que já estão se preparando para esse momento caso ele ocorra.

Referências

·ALVES, Daniel Medeiros; OLIVEIRA, Paulo Roberto de. Estudo sobre a resistência no futebol: densidade das ações de jogo na categoria infantil (14/15 anos). Movimento & Percepção, Espírito Santo de Pinhal, SP, v.5, n.7, jul./dez. 2005.

·AMARAL, Paulo Roberto Trombini; THIENGO, Carlos Rogério; OLIVEIRA, Flávio Ismael da Silva. Os motivos que levaram jogadores de futebol amador a abandonarem a carreira de jogador profissional. http://www.efdeportes.com/efd115/motivos-que-levaram-a-abandonarem-a-carreira-de-jogador-profissional.htm

·CAMPOS, Rosângela Soares. Estudo Comparativo das Habilidades Motoras e Cognitivas em Praticantes de Futebol de Diferentes Locais de Prática. Biblioteca Digital da UFPR. Curitiba, 2004. Disponível em dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/bitstream/1884/5089/1/rosangela.pdf. Acesso em 24 fev, 2009.

·COQUEIRO, Daniel Pereira; HONORATO, Noemi Peres. A psicologia aplicada às categorias de base do futebol. Revista Digital, Buenos Aires, ano 13, nº 123, ago. 2008. http://www.efdeportes.com/efd123/a-psicologia-aplicada-as-categorias-de-base-do-futebol.htm

·PIMENTA, Carlos Alberto Máximo. O sonho na sociedade contemporânea: juventude e futebol. Revista do programa de estudos pós-graduados em ciências sociais da PUC-SP; ponto-e-vírgula, n° 3, p. 112-129, 2008.

·SCAGLIA, Alcides José. Escolinha de Futebol: Uma Questão Pedagógica Motriz. Revista de Educação Física, UNESP, Rio Claro, SP, Motriz, v. 2, n. 1, jun. 1996.

·GIGLIO, Sérgio Settani, et al. O DOM DE JOGAR BOLA. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 14, n. 30, p. 67-84, jul./dez. 2008.

·SOARES, Geísa Martins, et al. Características motivacionais entre alunos de escolas de futebol particular e projetos sociais de futebol. Revista Digital, Buenos Aires, ano 13, nº 127, dez. 2008. http://www.efdeportes.com/efd127/projetos-sociais-de-futebol.htm

·VIANA, Aline Edwiges dos S.. Futebol: Das Questões de Gênero á Prática Pedagógica. Revista Conexões, Campinas, v. 6, n. especial, 2008.