POR QUE O ACADÊMICO DESANIMA NO MEIO DO CAMINHO?

 

             No início do percurso rumo ao conhecimento, os “calouros” estão animados, ansiosos, curiosos e convictos de que aquele é o caminho certo para um futuro melhor.

             Depositam em sua nova jornada todas as expectativas de sucesso. Sonham e sonham alto, tão alto que todos os obstáculos, naquele início, são postos em segundo plano. Tudo o que importa, realmente, é a realização do sonho.

             Passado primeiro e segundo períodos, as coisas já não parecem ser tão azuis. Começa a brotar certo desânimo. E os obstáculos agora são vistos com uma real importância.

            Tudo pesa: fator financeiro, cobranças familiares, pressões no trabalho, falta de tempo e o principal, o compromisso de chegar ao resultado esperado no final de tudo: ser um especialista na categoria que escolheu.

             Realmente é difícil permanecer animado diante de tantos obstáculos. A rotina exigente e estressante em alguns casos é insuportável e muitos acadêmicos acabam desistindo do sonho.

        Nesse momento o espírito de equipe pode ser fator decisivo para a continuação da jornada. O incentivo, a companhia, a solidariedade a boa vontade de outras pessoas que se identificam com quem está prestes a dar um passo para trás, pode ser determinante para o futuro daquela pessoa.

        Mas, cabe apenas aos amigos esse incentivo?  A instituição pode fazer um acadêmico voltar a sentir-se animado para a corrida da vida sábia? Como a instituição pode dar essa injeção de ânimo?

         Processos simples e pouco dispendiosos podem trazer resultados significativos e incentivadores.

         Que tal? No final de cada período fazer encerramento com apresentações dos talentos internos e mais porque não acariciar os acadêmicos que apresentaram melhor resultado com homenagens? Que tal presenteá-los com entradas para palestras de autores ilustres que poderão contribuir para o seu currículo?

          As pessoas passam por muitas dificuldades e, muitas vezes, precisam de um estimulo em suas vidas para continuarem na busca pelo sucesso pessoal. Com tantas pancadas que a vida dar em cada um, a necessidade de um carinho é evidente e um afago no ego pode ser capaz de funcionar como uma potente injeção de ânimo em quem está abatido.

         Muitos motivos podem ser a causa do desânimo do acadêmico. Mas, muitas alternativas também existem para recuperar a auto-estima e a vontade de seguir este processo tão gratificante que internaliza relações, enriquece intelecto e desenvolve uma sociedade.

         “Não se pode ensinar nada a um homem; só é possível ajudá-lo a encontrar a coisa dentro de si.” Galileu Galilei

 Imaginar um sonho é fácil o difícil é vencer todos os pesadelos que antecedem nossos sonhos.  Cante-me uma canção de ninar e meu sonho será eternizado.

    LENE BATISTA (2011)