As redes de computadores, e conseqüentemente a Internet ampliaram o uso dos sistemas de informação. Desse modo, aumentaram-se os riscos à integridade da informação, como vazamentos, fraudes, erros, uso indevido, sabotagens, roubo de informações e diversos outros problemas que possam comprometer a segurança dos sistemas. Portanto, é necessário assegurar Os princípios básicos da segurança da informação: a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações. 

A confidencialidade se refere ao acesso à informação somente por pessoas explicitamente autorizadas, ou seja, a proteção de sistemas de informação para impedir pessoas sem permissão. O aspecto mais importante deste item é garantir a identificação e autenticação das partes envolvidas. 

A integridade é a exatidão da informação, isto é, deve ser retornada em sua forma original no momento em que foi armazenada; é a proteção dos dados ou informações contra modificações intencionais ou acidentais não-autorizadas. 

A disponibilidade se relaciona à disposição da informação, ou melhor, o sistema de computador deve estar disponível no momento em que a mesma for necessária. Outro aspecto fundamental é a evolução tecnológica. Os sistemas de informação têm evoluído com rapidez, forçando as organizações a se atualizarem para obter maior eficiência e rapidez nas tomadas de decisão.  Assim, não há de se falar em crescimento de uma empresa sem a utilização de sistemas de informação. 

A abrangência da política de segurança da informação será tanto maior quanto mais interconectada estiver a empresa e mais estratégico for o papel que a TI exerce para o negócio, pois qualquer evento de risco estabelecido com a segurança da informação poderá originar diversos prejuízos para a empresa. Por outro lado, a segurança da informação tem como objetivo a produtividade dos usuários através de um ambiente interativo, onde haja maior controle sobre os recursos da tecnologia da informação, possibilitando o desenvolvimento de aplicações organizadas e confiáveis.

Rede Valor: http://rededevalor.com/