POR QUE HÁ TANTA EVASÃO ESCOLA NO BRASIL?

       

  .No Brasil, a evasão escolar é um grande desfio para as escolas para os pais para as escolas para o sistema educacional. Segundo dado do ( INEP), de 100% alunos que ingressam na escola no 1º ano, apenas 66.2% concluem o Ensino Fundamental, ou seja, apenas 33.8% terminam o 9º ano. Segundo o (IBGE).2013.

  A o meio de tantas informações e tantas ebriedades tanto os pais, quanto o estado e os professores,  se perguntam: Qual é a causa de tanta evasão escolar?

    Cito algumas:

    As causas da evasão escolar são variadas: condições socioeconômicas, culturais, geográficos ou mesmo questões referente aos encaminhamentos didático-pedagógicos e a baixa qualidade de ensino de algumas escolas pedem ser apontadas como causas possíveis para a evasão escolar no país.  Dentre os motivos alegados pelos pais ou responsáveis para evasão escolar, são mais frequentes nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano). A seguinte escola distante de casa falta de transportes escolar, não ter um adulto que leve até a escola, falta de incentivo por parte dos pais, ou por parte da escola, doenças/ dificuldades dos alunos para aprender e acabam desistidos.

  Muitos ajudam  os pais em casa ou no trabalho, necessidade de trabalhar, proibição os pais de ir á escola são motivos mais frequente alegados pelos pais e pelos os educadores, a partir dos anos finais do Ensino Fundamental. Muitos não conseguem chegar ao Ensino Médio.

  É bom lembrar que, segundo a legislação brasileira o ensino Fundamental é obrigatório para crianças e adolescente de 6 anos a 14 anos, sendo responsabilidade das famílias e do  Estado garantir uma educação de qualidade.

  De maneira geral, os estudos analisam o fracasso escola, a partir de duas diferentes abordagens: a primeira, que busca explicações a partir dos extremos á escola, e a segunda: a partir de fatores externos  relacionados á questão do fracasso escolar são apontados o trabalho, as desigualdade sociais da crianças e a família. Dentre os fatores intra-escolar são apontados à própria escola, a linguagem e o professor.

  Uma pesquisa sobre a evasão escolar no país realizado pela Fundação Getúlio Vagas (FGV), revela que o Brasil não conseguirá vencer a batalha pela melhoria da qualidade do ensino se não convencer primeiro os principais protagonistas: os alunos e os pais.

  Então meus amigos da educação, o que podemos fazer para que isso não aconteça de qual forma podemos estar trazendo os pais pra dentro da escola, nesse mundo tão alvoroçado de hoje.

   Para que não haja evasão escolar, o professor deve estar buscando conteúdos que venha em busca da realidade do aluno, com questionamento sobre temas relacionados a cidadania, ética, saude, consumo etc. Dessa forma os alunos poderão compreender e se interessar pela escola.

  Como experiência em sala de aula, mostrou-nos a necessidade de oferecer também  propostas lúdicas capazes de requerer outras habilidades dos alunos, o desenho, a expressões corporais, a habilidades manuais, a desenvoltura para relacionar com os demais. Sendo que a escola desempenha inúmeros papéis nessa auto-educação, primeiro há á necessidade de satisfazer os interesse, e aspirações individuais através de incentivos do aluno, sendo que qualquer ser humano pode ser ajudado através da escola, pode desenvolver a sua capacidade crítica e aprender a fazer escolhas entre a massa de produção geral e os meios de comunicação.

  Para você pai, aluno, educadores e leitor deixam um parágrafo da Lei de Diretrizes e Base de Educação – LDB (1997-2), legislação brasileira determina a responsabilidade da família e do Estado no dever de orientar a criança em seu percurso sócio educacional. A lei de  Diretrizes e Bases da Educação é bastante clara a esse respeito.

  Art: 2º - A educação: dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para os exercícios da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

                                                                               

Fonte;  LDB.INEP     PCNS

GENI SERRANO

MARIA RITA SERRANO 

FORMADAS EM LETRAS PELA UNEMAT, LECIONA NA ESCOLA “PATRIARCA DA INDEPENDÊNCIA”, NO DISTRITO DE PROGRESSO- MT

TANGARÁ DA SERRA -MT