O choro é o escape inteligente do corpo e da alma para os pesares que por vezes assolam a vida. Quando os sonhos, projetos, anseios, são frustrados, quando a dor física nos alcança, é bom liberar as comportas da alma, derramar as lágrimas possíveis ante nosso Deus e Pai.

Em João 20, Maria Madalena, discípula de Cristo, frente a sua morte e sepultamento, ao aparente fracasso na cruz, e agora com o 'sumiço' do cadáver, agonizou o pranto do túmulo vazio. Surpreendentemente anjos aparecem para alertá-la: "Por que choras?" Ela pensa ser os responsáveis pelo desaparecimento do corpo. Como se não bastasse, o próprio Jesus, bem ao lado dela, ressurreto, a surpreende novamente: "Porque choras?" Também não percebe quem fala. Pensa ser o jardineiro.

Temos perdido as esperanças porque as promessas de Cristo parecem estar sepultadas, mortas e roubadas? Ouvimos mas não discernimos Deus enviando mensageiros? Nossa mente está confusa e não percebemos Cristo ressurreto ao nosso lado? Maria Madalena, mesmo tendo caminhado com o Mestre, visto seus milagres e ouvido sua palavra, sendo uma crente experiente, pranteou a derrota ao lado do Cristo glorificado. Nos sentimos derrotados por causa de aparentes fracassos de Deus? Jesus nos foi roubado? Sumiu? O que dizer de sua palavra que iria ressurgir? Suas promessas? Deus não é o Deus do seu milagre? Ele não ressuscita o que possa estar morto e sepultado? Até os dias atuais o túmulo de Jesus está vazio. Ele venceu a morte e levantará do sepulcro tudo que foi perdido e roubado se crermos.

Por fim, Jesus fala: "Maria!" Ela o reconhece. Deus nos chama pelo nome e discernimos a sua voz inconfundível. Assim contemplaremos face a face o Filho de Deus, fiel e vitorioso, e as nossas lágrimas agora serão de transbordante alegria.

JESUS VIVE!