Algumas vezes na vida já fui considerada corajosa. Como na vez em que decidi largar meu emprego e trancar a faculdade para ficar estudando para concurso público, ou na vez em que passei no concurso e resolvi ir morar em Santa Catarina num apartamento com pessoas que, até então, eu não conhecia, quando comecei a fazer curso de teatro, quando me mudei para o interior do Rio Grande do Sul sozinha, quando iniciei um blog e em outros diversos momentos que não me recordo agora.

Olhando agora todos esses fatos juntos eu consigo entender o que as pessoas pensavam, mas eu, particularmente, sempre considerei um ato de coragem não fazer aquilo que se quer. Não consigo imaginar maior demonstração de coragem do que conviver com a tristeza de não ser aquilo que se é.

Às vezes a gente pensa que coragem sempre está ligada a fazer algo, mas algumas vezes não fazer demonstra maior coragem ainda porque significa arcar com as consequências eternas do que não foi feito.

Concordo que quando se faz alguma coisa, pode dar tudo errado e você pode acabar quebrando a cara, mas na maioria dos casos você só precisa deixar de fazer e pronto: tudo volta à estaca zero e é vida que segue. Agora quando não se faz, você não tem a resposta e vai ficar pra sempre com aquele “e se” na sua mente: - E se eu tivesse feito? Será que teria dado certo?

Você jamais saberá a não ser que faça.

Vendo por essa perspectiva posso ser considerada covarde, afinal de contas não tive "culhões" para arcar com os “ses” que surgiriam caso eu não fizesse essas escolhas, mas acredito que o mundo seria um lugar muito menos amargurado se as pessoas resolvessem ser um pouquinho mais covardes de vez em quando. Afinal de contas esses “ses” martelando na cabeça acabam com o humor de qualquer pessoa.

Longe de mim dizer que eu faço ou que você deve fazer tudo aquilo que lhe der na telha - até porque seria uma mentira e um conselho muito irresponsável para dar a alguém - mas existem coisas que precisam ser feitas e, confiando no seu bom senso e inteligência, acredito que você deva saber quais são elas.

A boa notícia é que se você tem sido uma pessoa muito corajosa até agora e está cansada de ter que lidar com esses arrependimentos todos – que só os corajosos conseguem aguentar - você só precisa começar a fazer o que quer e se juntar ao mundo dos covardes. Aquele mundo de gente preguiçosa que não quer ficar se incomodando com pensamentos chatos todos os dias.

Que tal ser um pouquinho mais covarde hoje? Eu acho ótimo.

Leia outras crônicas como essa aqui!