Populismo

                O populismo é uma forma de governar onde se utiliza de vários recursos para obter apoio popular. Segundo Arnaldo Boito Junior (2004) O conceito de populismo que utilizamos designa um fenômeno político e ideológico, presente com maior força na periferia do sistema capitalista, que se caracteriza pela expectativa de setores populares menos organizados por uma ação salvadora do Estado capitalista. O populista geralmente usa-se de linguagem simples, não precisa que ninguém o intermedeie com o povo, pois ele o faz pessoalmente, é uma figura carismática, não respeita os partidos políticos e instituições democráticas e toma medidas que se classificam como autoritárias.

                O vínculo que é criado com o povo é emocional e não racional. Um grande exemplo dessa ideologia política foi Getulio Vargas, no qual foi intitulado como o Pai dos Pobres. O mecanismo mais representativo desse modo de governo implica em um método e sistema de política para aliciamento das classes sociais de menor poder aquisitivo.

A origem do populismo foi marcada e encarada com desconfiança pelas correntes políticas tanto da esquerda como da direita. Segundo Francisca Socorro Araujo: O populismo não é um governo de esquerda apesar de se voltar para as classes média e baixa. Tampouco é um governo de direita. A direita o considera uma forma demagógica de comportamento político. O populismo não dá espaço para a atuação política da classe burguesa uma vez que suas determinações políticas são atribuídas ao líder. O líder populista está acima de todas as classes, é representante único e total dos anseios do povo que o elegeu. Para a esquerda o populismo representa uma venda que é colocada nos olhos das massas distanciando-as da possibilidade de perceber o papel exercido sobre ele pelo Estado.

O populismo tem por objetivo a restauração e a modernização sem bases ideológicas. Conforme Matheus (2007) o populismo tende a permear ideologicamente os períodos de transição, particularmente na fase aguda dos processos de industrialização. É ponto de coesão e de sutura e, ao mesmo tempo, de referencia e solidificação, apresentando grande capacidade de mobilização e oferecendo-se como fórmula homogênea a cada uma das realidades nacionais em face das ideologias importadas, como uma fórmula autárquica. 

Bibliografias:

BOITO JUNIOR, Armando. Vargas e a herança populista. Revista Espaço Acadêmico, n° 39, Agosto de 2004.

ARAUJO, Francisca Socorro. Populismo. Infoescola.

SILVA, Matheus Passos. Sobre o conceito de “populismo”. Novembro de 2007. Disponível em: http://profmatheus.blogspot.com.br/2007/11/sobre-o-conceito-de-populismo.html