A SOPRAPE – Sociedade Brasileira de Periodontologia, aponta que cerca de 90% da população tem algum problema odontológico. Ainda assim, a ausência de dor ou desconforto faz muitas pessoas acreditarem que a saúde da boca está em dia. A maioria desconhece que, discretamente, colônias de microorganismos (bactérias) podem se desenvolver sob a gengiva sem serem percebidas, caso os cuidados com higiene bucal e métodos preventivos não sejam levados em conta.

As conseqüências vão desde vermelhidão e sangramento das gengivas, que caracterizam o estágio inicial de problemas periodontais, até níveis mais avançados como a perda óssea e dos dentes. Deste modo,  para prevenir o alojamento de bactérias entre a gengiva e a estrutura óssea, faz-se necessário a correta escovação dos dentes e o uso diário do fio dental.

Contudo, diante da presença da placa bacteriana, o especialista (periodontista) a removerá e caso a invasão bacteriana tenha comprometido o osso de suporte do dente, levando-o à mobilidade, este mesmo profissional, complementará o tratamento através de enxertos.

 Entretanto, dependendo do grau de perda óssea, os tratamentos descritos não podem mais evitar a perda dos dentes, pois tudo dependerá do estágio da doença e das condições de cada paciente.

Portanto, recomendamos que aos primeiros sinais de sangramento e irritação gengival, halitose ou ainda mobilidade dentária,  procure um especialista. Pois, quanto mais cedo o problema for diagnosticado, maiores as chances de reverter o quadro.

Prevenir é o melhor remédio!