Faculdade Nossa Cidade          

Administração de Empresas

Fabiana Ribeiro Amaral

Orientador Prof.º Lauton Benati 

Pontos importantes da elaboração de uma Pesquisa 

Para desenvolver uma pesquisa, devemos saber primeiro qual é o objetivo, para que assim se possa começar a elaborar sua estrutura, e desta forma , ter uma visão mais ampla do objetivo da pesquisa, e elabora a estrutura e a partir daí, aumentar ainda mais as possibilidades de alcançar o objetivo da pesquisa, segundo MATTAR, FAUZE NIJIB (2007), “compreender a definição dos objetivos da pesquisa e de toda a sua operacionalização: definição e/ou hipóteses, determinação de dados, variáveis e indicadores de variáveis pesquisa, determinação de fontes de dados, escolha do(s) método(s) de pesquisa...”  . Mais sabemos que a pesquisa não nos prova com certeza se o projeto vai dar certo, ou não, ela nos mostra ou aponta estatisticamente as possibilidades de sucesso, ou não.

As pesquisas são realizadas por vários motivos, como lançamento de novos produtos, sabores, modelos, troca de embalagens, cores, nome, nível de satisfação, como esta o atendimento com os cliente (SAC), e ate mesmo dentro das empresas, como está a produtividade, motivação dos funcionários, e entre outros. A empresa pode quer descobrir, o por que as vendas caíram, e pode começa um trabalho de pesquisa e acaba descobrindo que a um problema de motivação de vendedores, e por aí começam a investigar  e começa a descobrir o que esta errado no processo, e com este apontamento, se organiza e planeja para solucionar o problema. Ou seja, a empresa estava achando que era um problema de marketing, divulgação e descobre que o problema esta na motivação dos vendedores. Podemos ver que os resultados da pesquisa pode ser supri endente e na verificação dos resultados da pesquisa verifica que ela foi muito bem elaborada e já aponta soluções, que já podem ser aplicada.

Fala-se muito de pesquisa de marketing ou pesquisa de mercado, mais as pesquisas vão muito além do marketing, como já citado, se encaixa em todos os setores da empresa, e se bem aplicada, pode se tornar uma excelente ferramenta, para acerto de erros, prevenção trazendo, assim, para empresa melhorias continuas. 

Isto nos mostra de forma clara que saber exatamente o que a empresa quer seu objetivo, fica mais fácil de visualizar e assim desenhar a melhor forma de pesquisa a ser utilizada para alcançar o objetivo da empresa. Assim conseguimos saber o que precisamos qual objetivo a ser alcançado, a partir daí conseguimos ver qual o publico à ser pesquisado, para depois disto consegui verificar qual o melhor tipo de pesquisa vai atender melhor o necessidade da própria pesquisa.

Após, vamos para elaboração dos questionários, mais conhecidos como formulários; em seguida vem á coleta de dados; depois tabulação dos dados recolhidos; depois análise da tabulação e por fim, o relatório final, que vai para empresa, analisar e após sua analise, ela vai tomar a decisão final. Está decisão deverá ser voltada para o projeto, ou processo, para o qual a empresa solicitou a pesquisa. Isto não quer dizer que, a decisão surpreenda, ou, ate fuja um pouco do esperado, porque no final, a própria pesquisa pode surpreender, e não ter o resultado que a empresa esperava, a partir daí a decisão deixa de ser esperada. 

Porem não devemos deixar de falar, que a decisão depende da empresa, ela deve ser tomada conforme analise do relatório, mais isso só depende da empresa.                            

Bibliografia

Livro: Pesquisa de Marketing Edição Compacta

Autor: MATTAR, FAUZE NIJIB   

Editora : Atlas S.A – 2007;  4°edição