Pontos extremos da Ilha do Maranhão: Estudos preliminares do ensino de geografia escolar por meio do Google Maps e Google Earth

RESUMO

O presente artigo procura identificar os pontos extremos da Ilha do Maranhão, delimitando-os por meio do conjunto de observações cartográficas para em detrimento destas poder então utilizá-las como instrumento metodológico no ensino de geografia escolar. Este segue a apresentação da informática, sobretudo, utilizando as ferramentas tecnológicas disponíveis aos usuários da mesma, as quais serão mencionadas: google maps e google earth, e destas se utilizará como metodologias no ensino de geografia (SCHLEICH, 2015), que se observará o estudo dos pontos extremos da Ilha do Maranhão.

A humanidade entre outras necessidades individuais e sociais procura referenciar o seu espaço. Conforme a citação, representar o espaço geográfico depende de uma atividade mental, um verdadeiro raciocínio de mundo, um mapeamento consciente da paisagem (ALMEIDA, 2010). E para poder representar o mundo, a sociedade dispõe de recursos, dos mais diversos, entre os quais se destacam hoje, os de cunho informacional (SCHLEICH, 2015).

A educação não é diferente. Em aulas de geografia escolar – especificadamente, a cartografia escolar - para alunos da rede estadual de educação básica, modalidade Ensino Médio regular, no município de São Luís, capital do estado do Maranhão – verificou-se o estudo dos pontos extremos da Ilha do Maranhão, objeto de pesquisa desse artigo. Como o território do Estado do Maranhão é palco de intenso estudo socioambiental e humano, procurou-se delimitar o objeto de investigação, já que por vezes o alunado não dispõe de conteúdo para o processo de aprendizagem do tema investigado em sala, verdadeiro problema: quais são os pontos extremos da Ilha? E como podemos visualizar isso?

Partindo desta lacuna, o presente artigo se debruça sobre a observação e identificação dos pontos extremos da Ilha do Maranhão através dos aplicativos de gerenciamento de imagens gratuitos; denominado google maps, assim como também o aplicativo gratuito de gerenciamento de imagens satélite, o google earth, a exemplo de (IOMARA, 2013).

Realizou-se interpretação visual das imagens, para discriminar e delimitar as diferentes figuras existentes, juntamente com a sobreposição de temas dos mapas temáticos. Posteriormente, realizou-se a seleção de mapas, em seguida a seleção de imagens de satélite do Google Earth, a exemplo de Bonini (2009).

Com o surgimento e utilização de recursos visuais tecnológicos ao se utilizar o ensino de mapas geográficos (cartografia escolar), nas aulas ministradas de Geografia do Maranhão, especificamente, os pontos extremos do território do estado do Maranhão, nasceu a proposta de pesquisa cartográfica, sobretudo, utilizando-se as ferramentas livres disponibilizadas no google, via internet, a exemplo de Carneiro (2012). Por uma necessidade pedagógica, a pesquisa sobre os pontos extremos da Ilha do Maranhão é rarefeita, e suas pesquisas são pouco identificadas, sobretudo em materiais didáticos voltados aos ensinos Fundamental e Médio.

Dessa forma, utilizou-se a pesquisa de conteúdo cartográfico por meio da internet através da utilização dos aplicativos Google Maps e Google Earth, a exemplo de Bonini (2009), como ferramentas adequadas ao objetivo inicial de pesquisa e ensino dos pontos extremos da Ilha do Maranhão.

Google Maps é um serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite da Terra gratuito na web fornecido e desenvolvido pela empresa estadunidense google (SCHLEICH, 2015), além é claro que, atualmente, o serviço disponibiliza mapas e trajetórias para qualquer ponto da Terra, assim como também o Google Earth disponibiliza imagens de satélite do mundo todo, com possibilidade de um mapas e imagens de satélite da Terra gratuito na web fornecido e desenvolvido pela empresa estadunidense google (SCHLEICH, 2015), além é claro que, atualmente, o serviço disponibiliza mapas e trajetórias para qualquer ponto da Terra, assim como também o Google Earth disponibiliza imagens de satélite do mundo todo, com possibilidade de um zoom nas grandes cidades da Terra (WIKIPEDIA, 2016).

Assim, em sala de aula, os mapas e imagens de satélite projetados por Datashow maximizariam o ensino da cartografia escolar, sobretudo, no ensino de geografia escolar, uma proposta interessante e cada vez mais usual por parte dos professores de geografia.

REFERÊNCIAS 

ALMEIDA, Rosângela Doin de. (org.). Cartografia Escolar. 2ª ed. São Paulo: Ed. Contexto, 2010, p.40.  

Educação ambiental em um clube de ciências, utilizando geotecnologias. SCHLEICH, Álisson Passos, REGIS, Alexandre, 2015. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10923/7270.> Acessado em 29 de Abril de 2016. 

Geotecnologias no ensino básico: um estudo de caso junto aos professores da rede pública de ensino do rio de janeiro. IOMARA, Barros Sousa; DI MAIO, Angélica Carvalho. Revista Tamoios, 01 february 2013, vol.8(2). Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tamoios/article/view/4507.> Acessado em 12 de Maio de 2016.

Geotecnologias no ensino de geografia: livros didáticos e práticas educativas para o ensino médio em Feira de Santana; CARNEIRO, Fábio Gonçalves da Silva Celso Dal Ré; MATIAS,  Lindon Fonseca ; FIORENZANO, Teresa Gallotti. 2012. Disponível em:  <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000858009>. Acessado em 17 de Maio de 2016.

Ensino de geografia : utilização de recursos computacionais (google earth) no ensino médio /BONINI, André Marciel. Universidade Estadual Paulista. Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro. 2009. Disponível em: <Ensino de geografia : utilização de recursos computacionais (google earth) no ensino médio /BONINI, André Marciel. Universidade Estadual Paulista. Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro. 2009. Disponível em: <http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/brc/33004137004p0/2009/bonini_am_dr_rcla.pdf.>  Acessado em 17 de Maio de 2016.

WIKIPEDIA. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/google_maps>. Acesso em 16 de maio, 2016.

ARAÚJO, Elienê Pontes; JUNIOR, José Wilson Cavalcante Parente; ESPIG, Silvana Andreoli. Estudo das unidades de paisagem da Ilha do Maranhão: delimitação e dinâmica. Anais XII Simpósio brasileiro de sensoriamento remoto, Goiania, Brasil, 16-21 de Abril de 2005, INPE, p.2067-2069. Disponível em:  < http://marte.sid.inpe.br/col/ltid.inpe.br/sbsr/2004/11.20.22.41/doc/2607.pdf>, Acessado em 27 de Maio de 2016.

SILVA, Quésia Duarte da. Mapeamento geomorfológico da Ilha do Maranhão / Quésia Duarte da Silva. - Presidente Prudente : [s.n], 2012. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia.