O Crato é uma vila Portuguesa situada no interior alentejano. Com muita história pelas suas ruas e habitações o Crato possui vários pontos turísticos com grande valor patrimonial, e é um dos principais cartões de visita desta região, para quem pretender visitar e conhecer o Alentejo mais típico. De seguida são apresentados alguns dos mais importantes pontos turísticos desta vila.

Igreja Matriz do Crato

Este templo é um dos pontos turísticos mais importantes da vila do Crato. Apesar de ter sofrido várias remodelações ao longo dos anos é uma igreja bela com várias características únicas.

A parte exterior da igreja é marcada pela grande dimensão da torre sineira. Por cima da entrada encontra-se a cruz de Malta.

O interior é dividido por três naves. Nas partes laterais pode-se ver painéis de azulejos figurativos que datam ao século XVIII.

A capela-mor é de estilo barroco e está coberta de talha dourada. Alem disso também se podem encontrar várias estátuas religiosas de santos da região.

Ruínas do Castelo do Crato

O castelo de Crato foi começado a ser construído em 1232 de modo a aumentar o repovoamento da região. O seu sítio de construção é suspeito de ter sido uma fortificação romana.

Uma reconstrução do castelo foi realizada durante o século XV, mais propriamente devido ao 5º Prior do Crato, D. Frei Nunes de Gois em 1430. Além da reconstrução do castelo também foi ordenada a construção de uma cerca á volta da vila. Também nesse século, o castelo rodeado pelas tropas do Regente D. Pedro, foi completamente arrasado voltando mais tarde a ser reconstruido.

Durante a Guerra da Restauração as defesas do castelo de Crato foram todas modernizadas, devido aos novos tipos de artilharia. Apesar das precauções, as obras não forma concluídas a tempo tendo os espanhóis cercado e conquistado a vila.

A partir do seculo XX forma começados os trabalhos de consolidação e restauro. Alem disso também lhe foi adicionado novas áreas como um museu, uma área de restauração e salas de conferência.

Hoje, o castelo está a 272 metros de altura acima do mar e tem as suas muralhas reforçadas por cinco torres. A torre Norte é a mais conhecida por ser a de menagem.

Varanda do Grão-Prior

Esta varanda está presente no centro da vila de Crato e é tudo o que esta do pálacio Grão-Prior do Crato. Foi construida no século XV e na sua formação tem três arcos redondos e duas colunas grossas. O seu parapeito é nas suas extremidades constituido por plintos com urnas.

Esta é considerada a ex-libris do Crato.

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Também conhecido por Mosteiro da Ordem do Hospital de Flor da Rosa, este ponto turístico localiza-se na freguesia de Flor da Rosa, no concelho do Crato. Este é considerado o mais importante mosteiro fortificado da península Ibérica.

Foi mandado construir em 1356 por D. Álvaro Gonçalves Pereira que foi o primeiro Prior do Crato. A sua construção é devida ao crescimento da Ordem do Hospital. Com isso o mosteiro foi construído e tornou-se assim na casa mãe da Ordem. A partir do século XVI a Ordem começou a ser designada de Ordem de Malta, nome que conservou até aos dias de hoje.

Atualmente o mosteiro possui uma pousada da Enatur, o núcleo de Escultura Medieval e o túmulo do seu fundador.

Dentro do mosteiro está também uma igreja do estilo gótico, assim como um paço, também do estilo gótico. Ao longo dos anos o mosteiro foi sofrendo alterações, principalmente nos seculos XVI e XVII. Mais tarde, no século XX começou a existir uma maior preocupação pela restauração e preservação do monumento.

Hoje, depois de obras de reconversão o mosteiro é agora uma pousada. Foi aberta ao público em 1995 e tornou-se numa das mais aclamadas pousadas de Portugal.

Muito mais a conhecer

Além destes pontos turísticos, há muito mais a conhecer no Crato. Conheça as gentes, a calma e as belíssimas paisagens de uma das regiões mais ricas de Portugal, e não deixe também passar a mundialmente famosa gastronomia alentejana, com os seus deliciosos pratos típicos.