Ficou aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Vitória, o Projeto de Lei que determina a instalação de telas de proteção em pontes e viadutos situados ou interligados à Capital Baiana. Com essa medida, eles visam principalmente reduzir as tentativas de suicídio que ocorrem quase que todas as semanas no município.

Outro ponto abordado pelo projeto são os bloqueios no trânsito devido a esses incidentes. Isto porque, apesar de não serem divulgados pela televisão, acabam sendo percebidos pela população que utiliza os acessos para cidade e ficam prejudicados com os enormes congestionamentos.

Algumas pontes não terão as telas de proteção

Ficam dispensados da exigência as pontes e os viadutos com altura inferior a 10 metros em relação à superfície.

Para os vereadores, as Telas de proteção podem impedir ou, pelo menos, dificultar as tentativas de suicídio, fazendo com que haja tempo para a chegada do Corpo de Bombeiros ou outra equipe de socorro. De acordo com os agentes de socorro quanto mais tempo ganhar, maiores serão as chances de a pessoa desistir do suicídio.

Depois de muitos anos de debate, nos quais os defensores do projeto tiveram que lidar com a oposição dos que considerava que a rede de proteção afetaria a imagem de um dos principais pontos turísticos da capital e não serviria para evitar os suicídios, a instalação foi aprovada.

O projeto preza pela vida dos cidadãos que em momento de impulso, tentam cometer suicídio, como também pelo bem estar da coletividade, prejudicada com a interdição de vias importantes que desencadeiam uma série de longos engarrafamentos na capital.

Segundo uma pesquisa a ponte tem sido o local com maior número de suicídios no estado, lembrando que em outros países as pontes Golden Gate, Nankin, sobre o rio Yangtzé, na China, são as que mais causaram suicídios em todo o planeta.