Poluíção eletromagnética: silenciosa e invisível



1)Introdução:


O homem vive imerso em ondas invisíveis ,as ondas eletromagnéticas e elétricas ,mesmo muitas vezes sem tomar consciência de sua existência que não percebe a sua existência , nada parecido com a astrologia , algo invisível mas que a tecnologia permite observar e medir;
Apesar desse inimigo ser invisível aos olhos humanos o seu efeito não é menos nefasto,atravessa todo a matéria viva e não viva podem atravessar muitos obstáculos físicos aparentemente intransponíveis como gases,atmosfera,parede e água.

"Durante séculos, o corpo humano está acostumado a receber uma certa quantidade de ondas eletromagnéticas que o planeta produz de maneira natural. O desenvolvimento da humanidade tem procurado uma vida mais confortável ao homem com o uso de diversos artefatos elétricos e eletrônicos, os quais facilitam as atividades diárias. Assim, todos os dispositivos produzem Radiação Eletromagnética, ao estarem conectados diretamente a eletricidade. Este avanço tecnológico trouxe consigo um novo perigo à humanidade."
http://winalitern.webnode.com.br/radia%C3%A7%C3%A3o%20eletromagnetica%20/ <Acessado dia 12 de junho de 2011>

Parece naturalmente pela luz e calor do sol, ondas da galáxias mas pode parecer artificialmente com os equipamentos criados pela tecnologia como celulares,aparelhos de televisão e micro-ondas.
Muitos problemas que afligem à saúde humana podem ter como causa ou pelo menos influenciados por essas ondas eletromagnéticas.




2.0)Objetivo

Analisar em artigos se as ondas eletromagnéticas são capazes de levar algum dano ao organismo humano.

3.0)Justificativa
É mais conhecida seus benefícios do que seus prejuízos ao organismo humano.Assim esclarecer ao leitores da sua existência .E pelo celular é um meio e não o único que ocorre esse tipo de poluíção.

4.0)Definição
È a poluíção produzida por campos magnéticos ou elétricos gerados por correntes elétricas, rádio e televisão, telefones celulares, microondas, etc
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma: "A poluição eletrônica é hoje uma das influências ambientais mais comuns e de mais rápido crescimento", manifestando séria preocupação quanto aos seus efeitos sobre a saúde. O relatório acrescenta: "Todos, ao redor do mundo, estamos expostos a ela, e seus níveis continuam a subir à medida em que a tecnologia avança."


http://www.taps.org.br/Paginas/meiobreve02.html Acessado dia 20/12/10
http://zappersaude.spaces.live.com/blog/cns!58213CCA5F2CB7D6!379.entry?sa=823575514 Acessado dia 20/12/2010

4.1) O ambiente eletromagnético
O ambiente eletromagnético é formado pela propagação de ondas eletromagnéticas geradas por todos os equipamentos elétricos e eletrônicos como televisão,aparelho de micro-ondas e as naturais vindas da luz solar e do universo.
4.3) A importância do eletromagnetismo
É a vibração da células que permite a realização de exames como a tomografia, por exemplo. Os aparelhos de raios-x emitem essa forma de radiação, diferentemente da radiação não-ionizante lançada por aparelhos eletrônicos e celulares.
É inegável os seus benefícios na área médica e de conforto para o homem como o uso da televisão que rapidamente chega noticias do outro lado do mundo, como no dia do derramamento nuclear no Japão rapidamente soube no Brasil ou ao cair as Torres gêmeas nos Estados Unidos n mesmo instante aqui ficou sabendo.
O conforto do aquecimento do alimento no micro-ondas, ou rapidamente ouvir a voz pelo celular de alguém que está longe no local que ela se encontra.
Tudo isso deve ser lembrado mas não o efeito amenizado negativo mas tenta buscar uma solução para que não prejudique a saúde e continue se beneficiando das ondas eletromagnéticas.

4.1)Semelhança

A velocidade de todas as ondas eletromagnéticas é igual a da luz que também pertence a esse tipo de onda.
Que é 300000km/s.


4.2)Diferença

O que as diferencia é a frequência da onda, a quantidade de oscilações que ela promove em determinado intervalo de tempo.



4.4) Locais encontrados a radiação eletromagnética:
Em vários equipamentos utilizados no cotidiano da vida conteporanea :TRANSFORMADORES DE POSTES DE RUA, MODEMS de ADSL do Tipo WIRELESS, SUBESTAÇÕES ELÉTRICAS TORRES DE ALTA TENSÃO, ANTENAS DE CELULAR,APARELHOS CELULARES,COBERTORES ELÉTRICOS E RÁDIOS RELÓGIO.


4.5)Doenças associadas :

Os riscos de câncer, por exemplo, são oferecidos por radiações do tipo ionizante, capazes de produzir íons e de dissociar átomos e moléculas. Os aparelhos de raios-X emitem essa forma de radiação, diferentemente da radiação não-ionizante lançada por aparelhos eletrônicos e celulares.

Alguns cientistas defendem a tese que a exposição prolongada a campos eletromagnéticos pode causar depressão psíquica ou até mesmo provocar a redução dos glóbulos vermelhos e o aumento dos glóbulos brancos, favorecendo o surgimento de um câncer.
Dores de cabeça, insônia , câncer, leucemia, alterações genéticas, arritmias cardíacas, a absorção de calor (aumento da temperatura corporal, pelo menos, uma grade).
Pode senão ao seu aparecimento a contribuição de doenças como insônia, cansaço, dor de cabeça ou nas costas, alergia, distúrbios gastrintestinais, reumatismo, problemas pulmonares, depressão, falta de energia, fraqueza imunológica, distúrbios hormonais e do metabolismo, nervosismo, problemas cardíacos, falta de concentração...

Infelizmente apesar da grande exposição que estão sujeitos , as doenças provocadas é uma controversa na sociedade cientifica , não sabendo as doenças que realmente estão sujeitos o que é péssimo porque leva ao aparecimento de doenças que não se sabe qual,não tendo como preveni-las.
A "Síndrome da escassez Magnética" apresenta como sintomas o cansaço, dores no corpo, ansiedade, insônia, rígidez nos ombros e nuca, depressão, problemas circulatórios, enxaqueca, desânimo e falta de vontade e outros sintomas que o homem rural praticamente não sente.
A exposição à radioatividade pode ser fatal percebe isso pela gravidade de algumas doenças que contribuem como leucemia.


4.6) Tratamento de doenças


O beneficio das ondas eletromagnéticas não se deve ser esquecido mesmo em um artigo que se preocupe mais com as doenças que podem favorecer e como pois seria parcial.

O Uso dop Zapper atua sobre o corpo humano ionizando o sangue, ativando a circulação sanguínea, contribuindo para a melhor oxigenação das células e principalmente melhorando o funcionamento dos nervos autónomos.

Este "tratamento" abrange um vasto número de doenças como: reumatismo, artrite, eczema, varizes, ciafalgia, dores em geral, queda dos cabelos, rugas, doenças degenerativas e outras.




4.7)O ser humano é eletromagnético
O ser humano é de natureza eletromagnética também assim estimulados por mínimas correntes elétricas como o impulso elétrico enviado pelo cérebro.
O coração é um gerador de campo magnético, cujas correntes podem ser registradas por meio de eletrocardiograma em qualquer adulto.
O metabolismo, o sistema imunológico e as funções hormonais são monitoradas pelo campo magnético terrestre.
Assim por trás do intricado sistema integrado humano existe a atuação não tão bem explicada do eletromagnético é bonito mas já que o homem está vivendo a era eletrônica e não sabe como isso atua no homem naturalmente, muito menos da atuação das ondas eletromagnéticas do homem não se sabe até em que lugar pode interferir e onde chegar o que é um passo no escuro .



5.0)Metodologia

O caminho metodológico foram os artigos já publicados que trás opinião controvertida sobre mesma doenças como câncer se leva ou não o aparecimento de tumores.

6.0) Análise e discussão dos resultados

É através epidemiologia para saber se são os causadores de certas , a quantidade necessária e como para controlar dentro da possibilidade e se provar trocar os meios eletromagnéticos trocar ou saber controla-los para não serem tao perigosos.
Lembrar ao ler artigos para verificar seus resultados lembrar que hoje se vive a era eletronica em que essa tecnologia trouxe grande beneficio para o homem como o uso de TV, celular e tratamento de doenças .
Até hoje não se existe uma opinião final sobre esses resultados.
E existe em torno disso uma pressão econômica que prejudica muitas vezes uma conclusão mais imparcial sobre o assunto.


Referencias bibliográficas
http://www.esmp.sp.gov.br/2010/caderno_7.pdf <Acessado dia 13 de junho de 2011>

http://www.triangulomineiro.com/noticia.aspx?catNot=59&id=3612&nomeCatNot=Ci%C3%AAncia <Acessado dia 13 de junho de 2011>

http://pt.wikinoticia.com/cultura%20cient%C3%ADfica/ecologia%20e%20ambiente/41938-o-que-e-poluicao-eletromagnetica .< Acessado dia 13 de junho de 2011>