1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o intuito de apresentar o que é a poluição nos rios, como ela ocorre, com a finalidade de mostrar as causas e consequências, qual é o tratamento para esses rios, como o direito entra com as questões legais apresentando suas normas jurídicas e legislações.
A poluição dos rios ocorrem em todos os rios brasileiros devido a diversas formas de poluição, mas o presente trata especificamente da condições dos rios paranaenses, apesar disso os rios paranaenses encontram- se em bom estado, mostraremos aqueles que estão poluídos como por exemplo o rio Iguaçu, essa poluição causa diversas consequências como enchentes, doenças, danos financeiros, prejuízo ao ecossistema entre outros que serão apresentados.
Mostrar-se-á as soluções para esse problema como é feito o tratamento desses rios, como os órgãos do governo agem diante dessa situação, vale ressaltar a poluição do rio resulta no comprometimento da qualidade da água consumida da população, haja vista, o consumo exagerado poderá reduzir o abastecimento futuro.
O trabalho trata da regulação que protege o meio ambiente e a forma como são utilizados os recurso hídricos existente no Paraná, as leis que ampara o sistema são de suma importância, para que a proteção desses recursos seja mantida preservada, as leis e os órgãos atuantes que são responsáveis pela manutenção e preservação como SEMMA, IAP e IBAMA.

2. O que é a poluição dos rios


Antes de entender o que é a poluição dos rios tem que se entender a poluição de uma forma geral, atualmente inúmeras atividades do homem introduzem no meio ambiente substâncias ou características físicas que ali não existiam antes, ou que existiam em quantidades diferentes. A este processo chamamos de poluição. Assim como as atividades desenvolvidas pela humanidade são muito variáveis, também o são as formas e níveis de poluição.
Falar sobre poluição nos grandes centros urbanos não é nenhuma novidade, temos a poluição atmosférica, poluição sonora e outras, mais existi uma realidade que não consideramos muito próximas de nós, que é a poluição dos rios, das nossas águas, e essa poluição mesmo não sendo muito percebida afeta muito nossa vida. Sendo que as fontes de água doce são as mais vitais aos seres humanos e são justamente as que recebem mais poluentes, muitos lugares, cidades e zonas agrícolas correm o risco de ficar sem água, ao ponto de chegarmos a uma época onde não existam mais lugares com águas limpas. "Um rio é uma corrente natural de água que flui com continuidade. Possui um caudal considerável e desemboca no mar, num lago ou noutro rio, e em tal caso denomina-se afluente. Podem apresentar várias redes de drenagem."
Essa água que está sendo poluída tem varias formas de ser utilizada como, para geração de energia, esportes, transporte lazer e turismo, consumo doméstico que é o principal, utilizada pela indústria e para a irrigação agrícola, por isso é tão importante a conservação das águas.
Phelps, o grande clássico da poluição das águas, é autor de uma frase de grande inspiração, a qual se tornou bíblica para os sanitaristas e que, muito justificadamente, vem sendo reproduzida em inúmeros trabalhos que tratam da proteção dos rios. Diz ela: Um rio é algo mais que um acidente geográfico, uma linha no mapa, uma parte do terreno imutável. Ele não pode ser retratado adequadamente em termos de topografia e geologia. Um rio é um ser vivo, um ser dotado de energia, de movimento, de transformações.

2.1 Diferenças entre um rio saudável e contaminado


Um rio considerado saudável é aquele que apresenta sua mata ciliar que é responsável por sua proteção evitando erosões e assoreamentos, um rio considerado limpo, em condições normais, apresenta normalmente, de 8 a 10 miligramas de oxigênio dissolvido por litro, Potencial Hidrogeniônico: ph: Indica se água é acida básica ou neutra. Se estiver em torno de , água neutra; de 6 para baixo ácida e de 8 para cima básica. E um rio que não é considerado saudável ele não apresenta essas características por alguns motivos, sendo em sua maioria causadas pelo homem.
Mas a poluição que enxergamos é aquela causada pelo esgoto das casas, que lança nos rios o resto de comida e um tipo de bactéria que deles se alimenta: são as chamadas bactérias aeróbicas, elas consomem oxigênio e destroem a vida aquática e além disso podem causar problemas de saúde se forem ingeridas. .Essa água passa a ser considera água contaminada que é aquela que transmite doenças, pois além de conter microorganismos, restos de animais, larvas e ovos de vermes, essa água não é potável, logo não deve ser utilizada.
A água poluída é diferente da água contaminada, pois essa é aquela que tem cheiro forte, cor bem escura, que alterou suas características naturais, isto é, deixou de ser pura e saudável para os seres vivos. As substâncias que se misturam na água são chamadas de agentes poluentes que fazem muito mal aos seres vivos. .
É muito comum as pessoas confundirem água poluída com água contaminada, e um rio pode ter suas águas contaminadas e poluídas ao mesmo tempo. A água contaminada ou poluída é prejudicial à saúde, porque essa água pode conter organismos patogênicos ou substâncias químicas capazes de causar doenças ao homem sendo estas denominadas doenças de veiculação hídrica, e para usá-la temos que submetê-la a procesos de purificação muito caro.

2.2 Quais são as formas de poluição

A água sofre contaminação pelas chamadas fontes de contaminação, a água de abastecimento passa por um tratamento rigoroso e, somente depois, é distribuída para as residências, onde existem ligações domiciliares. Ali, a água é armazenada em caixas d?água. É nessa etapa que pode ocorrer a contaminação. Também as nascentes, minas e cisternas, que são fontes de suprimento de água, podem apresentar contaminação, seja por se localizarem na proximidade de fossas, onde há grande presença de matéria orgânica, ou pelo acesso de animais, água de chuvas ou outras fontes de contaminação e poluição.
Essas fontes podem ser classificadas de três formas:
Fontes pontuais de poluição: São as que atingem o aqüífero através de um ponto. Exemplos: sumidouros de esgotos domésticos, comuns em comunidades rurais, aterros sanitários, vazamentos de depósitos de produtos químicos, vazamentos de dutos transportadores de esgotos domésticos ou produtos químicos. Estas fontes são responsáveis por poluições altamente concentradas na forma de plumas.
Fontes lineares de poluição: São as provocadas pela infiltração de águas superficiais de rios e canais contaminados. "A possibilidade desta poluição ocorrer dependerá do sentido de fluxo hidráulico existente entre o curso d?água e o aqüífero subjacente." É necessário enfatizar que, ao longo de um mesmo curso, há lugares onde o fluxo se dá do aqüífero para o talvegue e outros onde se passa o inverso, isto é, as águas do rio se infiltram em direção ao aqüífero. A existência de poços profundos em funcionamento nas proximidades do curso d?água poderá forçar a infiltração de água contaminada no aqüífero invertendo o seu fluxo ou aumentando sua velocidade.
Fontes difusas de poluição: São as que contaminam áreas extensas. Normalmente são devidas a poluentes transportados por correntes aéreas, chuva e pela atividade agrícola. Em aglomerados urbanos, onde não haja rede de esgotamento sanitário, as fossas sépticas e sumidouros estão de tal forma regularmente espaçadas que o conjunto acaba por ser uma fonte difusa de poluição. A poluição proveniente das fontes difusas se caracterizam por ser de baixa concentração e atingir grande áreas.
Primeira fonte é causada pelo desmatamento que os homens fazem na mata ciliar, assim as chuvas em excesso carregam a terra exposta, provocam enchentes e podem assorear rios e canais.
O esgoto domestico, no Brasil só 20% dos esgotos passam por tratamento, ou seja, o restante é despejado em rios sem o menor tipo de tratamento, contribuindo para aumentar a sujeira, as enchentes e as doenças.
O lixo, a falta de tratamento e reciclagem, com a falta de programas de educações ambientais, muitas vezes levam pessoas a jogarem seus lixos domésticos nos rios sem a menor preocupação. "A quantidade de lixo produzida semanalmente por um ser humano é de cinco quilos, só no Brasil se produz cerca de 240 mil toneladas de lixo por dia, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)."
Como a produção de lixo é contínua e em volume muito grande (seis bilhões de pessoas no mundo todo produzindo lixo todos os dias), o acúmulo desses resíduos se torna um grande problema social, ambiental e econômico para o país. Em muitas localidades, o destino do lixo acaba sendo em aterros irregulares, leito de rio ou ainda a queima a céu aberto- o que agrava ainda mais o problema.
Os resíduos de indústrias são outro grande problema, pois esses dejetos provocam uma poluição ainda mais seria que o lixo domestico, pois metais tóxicos, plásticos, rejeitos químicos envenenam a água. Os produtos que mais poluem os rios são: detergentes, óleos de cozinha, óleos de automóvel, gasolina, produtos químicos, metais pesados (mercúrio, chumbo, níquel, zinco, alumínio), tintas e outros. Desses um dos piores é o mercúrio, ele é um metal pesado extremamente tóxico, tende a se concentrar no organismo dos animais, como peixes, e como essa concentração é cumulativa tende a ser muito maior do ultimo elo da cadeia alimentar que é o homem e por se acumular mais facilmente no cérebro provoca sérios problemas neurológicos.
Os agrotóxicos são substancias químicas usadas em excesso peça lavoura contaminando as plantas, o solo e as reservas subterrâneas de água, e a destruição da mata ciliar facilita o escoamento da água da chuva desses campos contaminados para os leitos dos rios.

3 . Contaminação das águas por agrotóxicos

A agricultura em nosso país tem uma forte dependência da utilização de agrotóxicos, no qual esses têm a finalidade de controlar pragas, doenças e plantas daninhas, garantindo patamares mais elevados de produtividade e, conseqüentemente, maior retorno econômico da atividade agrícola. No entanto, os agrotóxicos podem ser altamente tóxicos aos diversos organismos não-alvo, incluindo os seres humanos, principalmente quando esses atingem as nascentes dos rios e os lençóis freáticos, pois dessa forma chegaram ao contato com o homem de forma mais rápida e silenciosa.
Estudos mostram que os agrotóxicos aplicados diretamente nas plantas ou no solo têm como destino final o solo, sendo lavados das folhas através da ação da chuva ou da água de irrigação, os agrotóxicos chegaram ao solo, infiltrando até as camadas mais profundas atingindo o lençol freático. Sendo este tipo de transporte dos agrotóxicos denominado de lixiviação. Outro tipo importante de transporte ocorre quando este ocorre na superfície do solo juntamente com a água das enxurradas, sendo denominado de escoamento superficial. Por ocorrer de forma muito fácil o transporte desses agrotóxicos, tal produto já se tornou a 2º maior causa de contaminação da água no país.
Por mais que a água seja um dos recursos com maior disponibilidade no mundo, existe uma grande necessidade de garantir sua qualidade para as gerações atuais e futuras. Infelizmente, a agricultura pode ter influência negativa na qualidade dos recursos hídricos. Essa influência negativa ocorre, principalmente, devido à utilização excessiva dos agrotóxicos e sem os cuidados adequados, ou seja, na realidade os agricultores muitas vezes não possuem nenhuma informação dos cuidados de como usar esses produtos.
Desta forma, é preciso que haja um monitoramento dos resíduos usados de forma continuas próximos aos mananciais, esse monitoramento consiste em coletas de amostras de água em locais e épocas estratégicas (por exemplo, em poços ou córregos nos dias subseqüentes às aplicações dos agrotóxicos e após chuvas intensas). Com possíveis detecções do aparecimento dos resíduos de agrotóxicos nas reservas de água subterrânea e superficiais, medidas devem ser tomadas para evitar um agravamento do problema. Infelizmente, medidas remediadoras (por exemplo, remoção dos resíduos de agrotóxicos em reservas de água subterrâneas) são muito caras e, em alguns casos, pouco eficientes.

3.1 Possíveis soluções

Uma das possíveis soluções para a poluição desenfreada por agrotóxicos, é a regularização do descarte de embalagem vazias de agrotóxicos, pois esses na maioria das vezes quando descartados de forma errada, chegam as águas dos rios, água essa que posteriormente será consumida pela população.
Assim foi proibido por lei federal em 2002, o descarte irregular de embalagens vazias pois essa é apontada como principal causa de contaminação: 978 descartavam recipientes em vazadouro a céu aberto. Em todo o País, 600 municípios informaram possuir posto de coleta de embalagens. O destaque foi Santa Catarina, com a maior proporção de postos de recebimento.
Outras possíveis soluções são o aumento da penalidade, para quem for irrefletido quanto ao uso dos agrotóxicos, seu manejo, bem como sua destinação final. Assim o deputado federal Waldir Neves (PSDB-MS) anunciou que a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) aprovou substitutivo de seu colegiado ao Projeto de Lei 2938/04 que aumenta a multa para empresas, técnicos e agricultores responsáveis pela contaminação de alimentos e produtos por agrotóxicos.
O texto, que altera a Lei dos Agrotóxicos (7.802/89), recebeu parecer favorável do deputado Marcelo Ortiz (PV-SP). De acordo com o substitutivo, a multa será de R$ 10 mil quando a infração for cometida por agricultor pessoa física, e de até R$ 100 mil quando praticada por empresa ou responsável técnico.
A pena será sucessivamente dobrada nas reincidências. Atualmente, a Lei dos Agrotóxicos prevê a multa baseada em um indexador, o chamado MVR (Maior Valor de Referência), que já foi extinto. Com isso, as multas têm sido arbitradas pela Justiça em "valores irrisórios", como apontou o autor da proposta original, deputado Dr. Rosinha (PT-PR).
O substitutivo determina ainda que o empregador, o profissional responsável ou o prestador de serviço que, intencionalmente, deixar de promover as medidas necessárias de proteção à saúde e ao meio ambiente ficará sujeito a pena de reclusão de dois a quatro anos. Em caso de culpa, a pena será de um a três anos de reclusão.

4 . CONSEQUÊNCIAS DA POLUIÇÃO

Os rios são poluídos pela contaminação de lixos orgânicos, incluindo as excreções humanas e dos animais, e resíduos agrícolas resultantes da decomposição das plantas. Com o aumento da população e a aparição da atividade industrial, a poluição dos rios e lagos não pararam de aumentar, com isso gerando varias consequências para a população.
Os constantes despejos das fábricas e dos centros urbanos estão carregados de substâncias que podem constituir causa séria de poluição como, por exemplo: ovos de parasitas, fungos, bactérias, vírus que ocasionam várias doenças como Tifo, Hepatite, Cólera, Leptospirose, Infecções nos olhos, Esquistossomose, essas que contaminam o ser humano e pode levar a morte, os animais infectados também é um risco para aqueles que consomem sua carne infectada. Não só doenças que afetam os seres humanos o nosso planeta é afetado com a poluição das águas e assim os seres humanos sofrem também as consequências o aumento da concentração de dióxido de carbono atmosférico e consequente incremento do efeito de estufa, conducente ao aumento da temperatura global do planeta, já que as árvores são uma fonte de depuração do CO2 atmosférico, utilizando-o como matéria-prima na realização da fotossíntese, libertando oxigênio do qual são a principal fonte atmosférica .

4.1 DOENÇAS

O progresso evolutivo industrial e o aumento descontrolado da população estão levando os rios brasileiros a um deplorável estado de saúde, pois , diariamente, centenas de toneladas de substâncias tóxicas e nocivas são despejadas , sem nenhum tratamento causando enchentes e transbordamentos dos rios, fazendo com que este chegue até as cidades trazendo prejuízos financeiros e doenças. Os prejuízos financeiros são ocasionados pelas enchentes onde os esgotos das cidades estão entupidos de lixos, quando chove essa água não tem pra onde escoar e acaba invadindo as grandes cidades, trazendo prejuízos para a população financeiro, psicológico, e doenças que é o fator que mais preocupa as autoridades.
O escoamento de superfícies impermeáveis em ruas, edifícios e outras áreas pavimentadas para esgotos, a grande quantidade de lixo industrial localizado no litoral, somado ao excesso de fertilizantes que vão infiltrar-se no solo e poluir os lençóis de água subterrâneos e por sua vez os rios ou ribeiros onde estes vão dar são considerados como principais causadores na poluição aquática .
A poluição das águas pode aparecer de vários modos, incluindo a poluição térmica, que é a descarga de efluentes a altas temperaturas, poluição física, que é a descarga de material em suspensão, poluição biológica, que é a descarga de bactérias patogênicas e vírus, e poluição química, que pode ocorrer por deficiência de oxigênio, toxidez e eutrofização .

4.2 EUTROFIZAÇÃO

Eutroficação é o fenômeno causado pelo excesso de nutrientes compostos químicos ricos em fósforo ou nitrogênio, normalmente causado pela descarga de efluentes agrícolas, urbanos ou industriais num corpo de água mais ou menos fechado, o que leva à proliferação excessiva de algas, que, ao entrarem em decomposição, levam ao aumento do número de microorganismos e à consequente deterioração da qualidade do corpo de água dos rios ou lagos. As principais fontes de eutrofização são as atividades humanas industriais, domésticas e agrícolas por exemplo, os fertilizantes usados nas plantações podem escoar superficialmente ou dissolver-se e infiltrarem-se nas águas subterrâneas e serem arrastados até aos corpos de água mencionados. Ao aumento rápido de algas relacionado com a acumulação de nutrientes derivados do azoto (nitratos), do fósforo,fosfatos, do enxofre,sulfatos, mas também de potássio, cálcio e magnésio, dá-se o nome de florescimento dando uma coloração azul-esverdeada, vermelha ou acastanhada à água, consoante as espécies de algas favorecidas pela situação .
Estas substâncias são os principais nutrientes do fitoplâncton que se pode reproduzir em grandes quantidades, tornando a água esverdeada ou acastanhada. Quando estas algas e o zooplâncton que delas se alimenta começam a morrer, a sua decomposição pode tornar aquela massa de água pobre em oxigênio, provocando a morte de peixes e outros animais e a formação de gases tóxicos ou de cheiro desagradável. Além disso, algumas espécies de algas produzem toxinas que contaminam as fontes de água potável. Em suma, muitos efeitos ecológicos podem surgir da eutroficação, mas os três principais impactos ecológicos são: perda de biodiversidade, alterações na composição das espécies invasão de outras espécies e efeitos tóxicos.
Dois fatores são determinantes para a ocorrência de cheias em áreas urbanas: a impermeabilização do solo e o desequilíbrio ambiental provocado pelo aquecimento global. Com mais áreas asfaltadas, a água da chuva não é absorvida pelo solo e se acumula nas ruas, transformando cidades em rios. O problema, no entanto, é agravado pelo efeito estuda que provoca o aquecimento desproporcional das águas dos oceanos e, consequentemente, mais chuvas em determinadas regiões do planeta ? ao mesmo tempo em que promove graves períodos de secas em outros.

4.3 DOENÇAS CAUSADAS POR INGESTAÇÃO DE AGUÁ CONTAMINADA POR AGROTÓXICO

Os agrotóxicos, por serem um material cancerígenos, provocam varias doenças degenerativas, sendo que os principais sintomas são: a hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, fadiga e desânimo. O contato com esse materiais esporadicamente não causam efeitos a longo prazo, muitas vezes causam efeitos a curto prazo, como anúria e diarréia sanguinolenta , porém o contato diário, como por exemplo com a aguá contaminada, causa danos a longo prazo. Pois tais materiais se acumulam no organismo humano, porém não são eliminados, se acumulando ao longo do tempo, assim por o agrotóxico ser um material mutagênico, com o tempo ele pode sofrer mudanças e gerar um material cancerígeno.

5. Tratamento Das Águas Dos Rios

A água doce da terra representa apenas 3% da água existente no planeta. Dois terços da superfície terrestre estão cobertas pelas águas. As águas doces estão nos lagos, nas lagoas, nos lençóis freáticos e nos rios de onde, geralmente são retiradas e levadas a um tratamento adequado ao consumo das populações. As Companhias fornecedoras de água potável, na sua maioria, a CORSAN, captam 80% da água que trata, nos rios, barragens ou lagos, e só 20% em lençóis freáticos, que na atualidade são objeto de preservação, a exemplo do aqüífero Guarani, a maior reserva de água doce subterrâneas do Brasil. A preservação dos lençóis freáticos e do aqüífero Guarani representa à proteção do meio ambiente tão necessária a melhoria das condições de vida das pessoas.
O tratamento das águas dos rios, além da finalidade de tratamento para o consumo humano, saneamento e saúde, também se faz necessária para a preservação da flora e fauna das áreas ribeirinhas e da despoluição das águas que possibilitam a existência de vida aquática O tratamento das águas dos rios, para fins de consumo, passa por um processo que vai desde a capitação à estação de tratamento, onde é tratada e distribuída por uma rede de condutores até as residências onde é consumida e devidamente medido o consumo, para posterior pagamento. O tratamento da água dos rios e lagos tem na área saúde pública, um dos seus grandes objetivos. Por esta razão, a empresa pública ou privada fornecedora da água potável, tem que cumprir uma série de medidas ou normas que eliminem da água, qualquer mineral ou substância orgânica que prejudique a saúde do ser humano.
Sabemos que na história da água, ela passa por um ciclo que vai desde a sua absorção pelas plantas e a conseqüente evaporação provocada pelo calor, que abrange além das águas contidas nas plantas, as águas dos oceanos, dos rios, dos lagos e de toda água exposta de uma maneira ou outra ao sol. Esta evaporação cria as nuvens que sob certas condições viram chuvas cujas águas retornam a terra. Este é o processo natural de purificação da água. O tratamento da água dos rios, sempre vai se fazer necessária pelo lixo que é jogado diariamente em seus leitos sendo que para mantê-lo despoluído e com vida é preciso tratar.
A primeira Estação de Tratamento da água ocorreu em Londres, na Inglaterra. Quando os ingleses descobriram que muitas doenças se davam pela contaminação através da água, a técnica da cloração foi desenvolvida e aplicada intensamente naquele país. Com isso nos deu um exemplo a ser seguido, pois o tratamento da água dos rios foi aplicada com sucesso, em um dos mais belos e famosos rios da Europa, o rio Tamisa, hoje completamente despoluído e povoado por várias espécies de peixes, entre eles o atum. A despoluição do rio Tamisa é um exemplo de Controle do Meio Ambiente. Nós brasileiros, precisamos com urgência aprender a lição e começar o tratamento da água dos rios brasileiros que estão poluídos .


5.5 COMO TRATAR A AGUÁ POLUIDA POR AGROTÓXICO

O método mais utilizado para este tratamento é o da cloração, onde quantidades suficientes de cloro, na forma de gás cloro ou ainda de hipoclorito, são adicionados à água visando destruir ou inativar os organismos alvo. Poluição Térmica:
Como tratar: Não há um tratamento específico para este tipo de poluição, que poderia ser evitado sendo instalados nas indústrias sistemas de refrigeração dos despejos. Ainda assim há indústrias que utilizam a água do mar ou de rios nesses sistemas, elevando a temperatura da água.


REFERENCIAS

ÁGUA, Poluição da. Disponível em: <http://giordanobrunoassuncaomiranda.vilabol.uol.com.br/poluicaoagua.htm > Acesso em: 21 out 2009

BARROSO. Fonseca Gilberto. O estudo das águas continentais. Disponível em > http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.dern.ufes.br/limnol/aging.jpg&imgrefurl=http://www.dern.ufes.br/limnol/main.html&usg= > Acesso em 05 de Nov. de 2009.

CONTAMINAÇÃO, Fontes de. Disponível em <http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/poluicao_da_agua.htm> Acesso em :17 nov. 09.

Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio> Acesso em:21 out. 09

Enchente. Rios, J.L.P. et al. - Revitalização de Rios - GTZ-SEMADS . RIO DE JANEIRO, 2002. Disponível em > http://www.tiosam.com/?q=Enchente < Acesso em: 17 de Nov. 2009.

INDUSTRIAL, Lixo. Disponível em: < http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/lixo-industrial.php > Acesso em: 17 nov. 09.


JUNIOR, Arlindo matos de Araujo .Disponível em: < WWW.juliobatisti.com.br/geografia038asp > Acesso em: 25 maio, 2009

Lei da criação do IBAMA ? número 7.735 de 22/02/1989

LIMA, Luiz. Tratamento Das Águas Dos Rio. Ns categoria Meio Ambiente. Disponível em: <http//www.bicodocorvo.com.br/meio-ambiente/tratamento-das-aguas-dos-rios>. Acesso em 21/04/09.

OKAZAKI, Massão. Revisão dos processos de tratamento do esgoto. Voluntário Sócio-Ambiental e apenas para informação: Membro do Comdena de Jundiaí. Disponível em: HTTP://www.webcentral.com.br/massao/pg015.html. Acesso em 04 ao 07.

PORTUGAL,GIL.Um rio.Disponível em: <http://www.gpca.com.br/gil/art19.htm > Acesso em:29 maio 2009

Poluição Tipos, causas e consequências. Disponível em > http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/filosofia/filosofia_trabalhos/poluicao.htm < Acesso em 5 de Nov. de 2009.

Que consequências a poluição dos rios pode causar na vida das pessoas. Disponível em > http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20091005090933AAFRr42 < Acesso em 5 de Nov. de 2009.

Tratar esgoto e reciclar água: a grande solução! Disponível em: < http://ecoviagem.uol.com.br/fique-por-dentro/colunistas/meio-ambiente/samuel-branco/tratar-esgotos-e-reciclar-agua-a-grande-solucao--684.asp> Acesso em 28 out. de 2009

ZAMPIERON. Lúcia Sônia. Poluição das águas. Disponível em > http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt5.html > Acesso em: 05 de Nov. de 2009.

JUNIOR, Rômulo Penna scorza. Agrotóxicos e recursos hídricos. Disponível em <http://www.ecodebate.com.br/2008/01/22/agrotoxicos-e-recursos-hidricos-artigo-de-romulo-penna-scorza-junior/> Acesso em 22 de mar. 2011

POVO, Jornal o. Agrotóxico é 2ª causa de contaminação da água no País. Publicado no dia 13 maio. 2005. Disponível em < http://www.agrisustentavel.com/toxicos/semagua.htm> Acesso em 22 de mar. 2011