Um dos assuntos mais difundidos pelos meios de comunicação atualmente é a poluição. Ouvimos falar todos os dias, mas não temos noção do perigo iminente que ronda todo o planeta Terra. A Terra na verdade possui aproximadamente 71% da superfície coberta por água que pode ser encontrada em três estados físicos: sólido (geleiras), líquido (oceanos e rios), e gasoso (vapor d?água na atmosfera).
Infelizmente 97,5% da água disponível do mundo estão nos oceanos, ou seja, água salgada e apenas 2,5% de água doce, porém apenas 0,5% da água doce total estão disponíveis nos rios e lagos, os outros 2% se encontram distribuídos entre as calotas polares, nas nuvens em forma de vapor e em aquíferos (lençóis freáticos). O Brasil é o país com o maior potencial hídrico do mundo e tem a sorte de possuir cerca de 13% de toda água doce disponível, mas de toda essa quantidade, 70% se encontram na região da Amazônia onde vivem somente 7% da população brasileira.
Assim como o planeta Terra o corpo humano é composto de 70% de água. Com muito sacrifício podemos chegar até 45 dias sem nos alimentarmos, porém a pessoa tende a morrer antes, pois o organismo não suporta mais que 7 dias sem água, ou seja, a água é essencial a vida humana e não é um bem renovável e a situação piora a cada dia devido à grande quantidade de poluentes lançados nos rios e lagos.
A contaminação das águas no Brasil aumentou 5 vezes nos últimos 10 anos causadas pelas atividades humanas. Há basicamente dois tipos de resíduos, os orgânicos, normalmente têm origem animal ou vegetal e provêm de esgotos domésticos e de diversos processos industriais. São biodegradáveis, destruídos naturalmente por microorganismos, e os inorgânicos, que vêm de indústrias químicas e petroquímicas e não podem ser decompostos naturalmente. Entre os mais comuns estão o chumbo, cádmio e o mercúrio e são poluentes que as estações de tratamento de águas urbanas não conseguem eliminar. Podem matar animais aquáticos, plantas e é imprópria para o consumo ou o banho humano.
O Brasil é um dos maiores produtores agropecuários do planeta. Esse fato faz com que a agricultura seja a maior fonte de poluição das águas brasileiras. Os danos causados provêm de manejos agrícolas inadequados e o uso decorrente de insumos agrícolas como fertilizantes (químicos ou naturais) e os pesticidas usados em larga escala. O fósforo, a amônia e o potássio são os fertilizantes mais utilizados pela agricultura e quando utilizados em excesso costumam infiltrar-se no solo, seguindo para o lençol freático.
Em termos globais a agricultura é a maior responsável pela taxa de poluição devido ao grande volume de água usado na irrigação e representa cerca de 70% de toda poluição mundial, seguida pela indústria com cerca de 22% e pelo consumo doméstico, com cerca de 8%.
É necessário que todos tenham consciência de que poluir a água e desperdiçá-la é um crime contra a humanidade de hoje e a futura. Talvez as gerações futuras consigam inventar ou aprimorar o processo de dessalinização das águas dos mares e torná-la própria ao consumo humano, enquanto isso não acontece contribua para a preservação do bem mais valioso da Terra, a água.
PERIM, luciana zanette; FABRES, liliam, AGRIZZI, priscila, LOVATI, bruna, 29/03/11.