Um assunto que certamente causa polêmica é a corrupção nacional. Fulano escondendo dinheiro na cueca, ciclano enriquecendo ilegalmente ao invés de ajudar o povo que o elegeu e faturar seu vintém honestamente.
Boa parte dos políticos brasileiros estão ou já estiveram envolvidos com escândalos desmoralizantes. Como o próprio Luís de Camões afirma, esses ímprobos "amam somente mandos e riqueza, simulando justiça e integridade." Se acham superiores, magnificentes e deslumbrantes, muitas vezes ignorando a voz do povo, fazendo-se de desentendidos, alegando não haver dinheiro disponível para tais mudanças.
A verdade é que a culpa é nossa. Sim, de todos nós, cidadão brasileiros. Nos deixamos levar por campanhas publicitárias, pela aparência e vida pessoal do candidato, por seus discursos eloquentes tradicionais. Não pesquisamos adequadamente sobre o que já fizeram, de onde vieram, com quem conviveram e quais são seus verdadeiros projetos. O ideal seria que todos se unissem e lutassem por uma intensa transformação na sociedade política, como, por exemplo, cobrarmos a duplicação de áreas de discussão, onde a decisão popular seja levada em consideração; proibição de financiamento privado de campanhas eleitorais, entre outros.
Esse pessoal está precisando é de uma boa dose de dignidade. Se ficarmos parados, o Brasil afundará perante tanta degeneração.