ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO A DISTȂNCIA

A estratégia de implementação da educação à distância preconiza três acções prioritárias.

Em primeiro lugar é preciso garantir a criação de competências para a gestão do sistema, através de acções de formação. Para o efeito, foram contratados os serviços dum consórcio constituído pela Commonwealth of Learning (COL) e o South African Institute of Distance Education (SAIDE) para dar uma formação específica a um grupo de cerca de 50 pessoas, provenientes de diferentes instituições que pretendem oferecer educação à distância. Esta formação começou em Setembro de 2003 e teve a duração de nove meses e assegurou a criação de um corpo homogéneo de especialistas, que, mesmo trabalhando em instituições diferentes, estavam conscientes do projecto comum de que  participaram.

A segunda acção prioritária é a criação de uma rede nacional de centros de recursos para garantir o suporte académico, logístico, didáctico e técnico aos estudantes. Numa primeira fase, foram criados onze centros regionais, um em cada uma das províncias em que o país está dividido. Estes centros foram equipados com salas para o estudo individual ou em grupo, com uma pequena biblioteca e com um número razoável de computadores. Os centros- ligados à Internet e também com as condições técnicas necessárias para a impressão de materiais.

Os centros regionais têm um papel administrativo (guichê único para todas as instituições que ofereçam cursos à distância), assim como um papel de apoio pedagógico, através de tutores.

À volta destes centros regioniais, constitui um futuro a um número cada vez maior de centros de menor envergadura, através do aproveitamento racional das infra-estruturas que vão sendo montadas, como são os casos de computadores nas administrações distritais ou escolas e das Rádios e TVs comunitárias.

A terceira acção prioritária nesta primeira fase da implementação do sistema é a criação de condições para garantir a sustentabilidade e o desenvolvimento da educação à distância, através da promoção de alguns projectos-piloto a serem executados em estreita ligação com as diferentes instituições envolvidas. A comissão teve a tarefa de escolher os projectos-piloto de modo a atender necessidades educativas cujo atendimento terá efeitos multiplicadores para o desenvolvimento do próprio sistema de educação à distância.