POLÍTICA

A política é o instrumento de mediação para resolver os conflitos de interesses da sociedade organizada. Os vários segmentos sociais precisam estar representados junto ao Estado para garantirem as suas reivindicações, direitos, necessidades, etc.
A política surge com a própria História... Entre o voto e a força das armas, reside toda uma gama variada de formas de ações, desenvolvidas, historicamente, que visam resolver as demandas dos cidadãos gerando um Contrato Social que configura a ação política na sua questão fundamental: a sua relação com o poder constituído!
A política é um produto da História, o aparato institucional do Estado. Ela privilegia e ampara o Coletivo. O Bem Público, a ordem social, a segurança, os direitos civis, todos estão assegurados e respaldados na Constituição que documenta e legaliza as ações políticas e executivas do Estado. Num regime democrático os poderes necessitam ser descentralizados e operacionalizados, conforme a natureza de suas atribuições:
O Poder Executivo, exercido pelo Presidente da República e os Ministros de Estado, têm a missão institucional de administrar as riquezas naturais da nação, o erário, o patrimônio público e a devida aplicação dos impostos, visando o Bem Comum; O Poder Legislativo compreende o Congresso Nacional: os deputados e os senadores, cuja tarefa é a criação de leis que legitimem os interesses da sociedade e os direitos e deveres dos cidadãos;
O Poder Judiciário tem a incumbência de garantir o cumprimento das leis, combater o crime em todas as suas especialidades, julgar o ilícito, inclusive, com o uso da força armada, se necessário for.
Todos os poderes constituídos são independentes, e harmônicos, entre si.
O aprimoramento político da sociedade contemporânea, imprescindível, deveria tentar reduzir as desigualdades sociais, as injustiças, a segregação racial, o preconceito, e a exclusão social, estabelecendo uma ordem social que beneficie todos os cidadãos, garantindo, também, estas conquistas para as gerações futuras...

Reinaldo Müller
Consultor de Marketing
e-mail: [email protected]