A política e a imprensa possuem uma aliança hisórica, e sem dúvidas, de suma importância para a construção do país. Essa ligação é consequente da disputa desses dois agentes pela mesma área de atuação: o público.
Dentre os inúmeros papéis da imprensa, destaca-se o de transmitir à população as decisões e ações governamentais, promovendo o esclarescimento público. A notável influência da imprensa nesse sentido já provocou a insatisfação de muitos governantes, como ocorreu no período da ditadura brasileira. O resultado foi a repressão e a limitação da liberdade de imprensa.
O poder da mídia estende-se da informação à mobilização popular em assuntos políticos. É, muitas vezes, a responsável pela organização de greves, passeatas, protestos, etc. Mostra-se igualmente eficiente no apoio e na oposição, podendo formar ou modificar opiniões. É, portanto, um meio extremamente considerável no ramo político. Um indivíduo jamais será um bom político se não souber lidar com a imprensa, pois qualquer distração pode pôr em risco sua popularidade.
Imprensa e política estão interligadas, a falha de uma compromete a atuação da outra. Para o pleno funcionamento das duas é necessário que trabalhem focadas no mesmo objetivo: o progresso político.