Ozinei dos Santos Chaves

Graduando do curso de Pedagogia da UNICEL – Faculdade Literatus do 3PED1/11N, da disciplina: planejamento escolar.

 

Política e planejamento educacional: elementos conceituais

         

            Para a melhor compreensão do tema em questão, faz-se necessário esclarecer que o termo planejamento é muito amplo e diversificado. Porém, o que será discutido no desenrolar desse trabalho, é o seu direcionamento à educação. Após a leitura do assunto em destaque por meio do estudo dirigido em sala de aula, procede-se a um resumo dos subtítulos: a relação entre política, planejamento e legislação educacional; a importância da legislação para o planejamento e a política educacional; o conceito de planejamento e que fundamentos têm orientado o planejamento: tradicional, estratégico, participativo, gerenciamento da qualidade total e, por fim, destacam-se as principais ideias da palestra de Viviane Mosé no programa Café filosófico (CPFL) - desafios contemporâneos: a educação.

           É possível dizer que há uma relação estreita e contraditória entre política, o planejamento e a legislação. Dessa maneira, supõe o entendimento de uma relação de subordinação do planejamento à política educacional. Ou seja, a política educacional está acima do planejamento, na medida em que se planeja para implementar determinadas políticas. A educação é sempre um ato político e influenciada pelas ações políticas de um governo e a execução de seu planejamento é decorrente dessas políticas. Dessa forma, não há neutralidade quando se trata de educação.

           A legislação é um instrumento importante para compreender a política educacional e, consequentemente, o planejamento. Constitui um elemento significativo no jogo da política educacional, contudo, exerce a missão de apontar caminhos, dependendo das circunstâncias, pode servir também para regulamentar uma determinada política. No que se refere a articulação da legislação com o planejamento e a política educacional, vale ressaltar que são ações independentes mas intimamente interligadas.

           O planejamento é um processo de tomadas de decisões no sentido de atingir objetivos claros e significativos, na busca da melhoria do funcionamento do sistema educacional e, também, para a perfeita aproximação da realidade a um ideal político, de caráter ideológico.  Planejar não é um ato neutro e sim, ações ligadas a fatores internos e externos à organização.

           Nessa linha de raciocínio, vários são os fundamentos que têm orientado o planejamento, destacam-se em: planejamento tradicional, fundamentado na ação instrumental do modelo positivista. Constitui uma repetição de comportamentos, reprodução de normas limitadas a simples projeção quantitativa. O planejamento estratégico fixado à natureza da organização: missão, estratégias, objetivos; responsabilidades: direção geral( alta administração); utiliza-se métodos quantitativos e qualitativos, pensado especificamente para dirigentes políticos. O planejamento participativo como processo que possibilita o conhecimento da realidade por meio da ação e da reflexão, como função de transformar uma dada realidade. No modelo do planejamento no gerenciamento da qualidade total (GQT), a responsabilidade e a autoridade encontram-se distribuídas por toda a organização. Predomina nas relações de trabalho a busca do consenso, da colaboração e da participação.

           Nessa parte final, vale destacar as ideias de Viviane Mosé com relação à educação. No vídeo, ela trata da fragmentação do ensino, da escola fragmentada, dividida em disciplinas e grades curriculares e distante da vida dos professores e alunos. Contudo, afirma que essa escola forma pessoas cada vez mais fragmentadas, incapazes de responder às grandes questões da vida. Tece comparação da escola com fábricas e prisões e questiona até a estrutura física desenhada para as escolas, que mais parecem presídios de alunos. Portanto, enfatiza que os responsáveis por produzir imaturos políticos e sociais são, entre outras coisas, a excessiva fragmentação dos saberes e o isolamento da escola.