POLÍTICA E EDUCAÇÃO:

Francieli Taísa Kamphorst de Souza 

A cada dia que passa somos surpreendidos por mais um escândalo político. E nenhuma das esferas administrativas fica imune, em âmbito federal, estadual ou municipal, o que vemos é que está arraigada a cultura de que o bem público pode ser tomado como propriedade particular, aquele pensamento de que o público não pertence a ninguém, então posso usá-lo, quando na verdade é o contrário, o bem público pertence a todos, e por isso deveria ser bem cuidado.

Entre mensalão, esquemas de corrupção, bicheiros e cargos em comissão fantasmas, não podemos negar que a criatividade para ludibriar os eleitores é imensa. E nós somos inseridos neste “circo de horrores” no papel de meros palhaços espectadores!

Todas estas condutas deixam clara a necessidade urgente de mudanças em nosso país. Mas por onde começar? Pela reforma Política? Creio que apenas esta não seja suficiente, precisamos primeiramente de uma mudança cultural, ultrapassando a idéia de vantagens a qualquer custo, de venda de votos, de que o público não tem dono... Creio que estas mudanças apenas serão possíveis através de investimentos em educação, área infelizmente tão esquecida e desrespeitada, em condições precárias, fato confirmado recentemente pelo baixo desempenho das Escolas Gaúchas no IDEB (índice de desenvolvimento da educação básica).

Precisamos parar e refletir sobre o que estamos construindo para o futuro, ou destruindo... E dar a resposta aos políticos descomprometidos com seus deveres nas urnas! Não se investe em educação por motivos lógicos, corruptos precisam de analfabetos funcionais para continuar se elegendo e assim, continuar se apropriando ilicitamente do que não é seu, como se fossem insuficientes os subsídios e vantagens que recebem para compor cargos onde deveriam representar o povo e não roubá-lo!