INSTITUTO LUTERANO DE ENSINO SUPERIOR DE ITUMBIARA

CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO

ADRIANA DE CÁSSIA ALVES DOS SANTOS

ÂNGELA KÁRYNN ALENCAR FLORES

DENIS MENDES DE LIMA

EDNA DE ALMEIDA GONÇALVES

JAYSON SOUZA CAMPOS

VANESSA MARTINS

 

 

 

 

 

 

 

POLITÍCA E CORRUPÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Itumbiara, 10 de novembro de 2014.

 ADRIANA DE CÁSSIA ALVES DOS SANTOS

ÂNGELA KÁRYNN ALENCAR FLORES

DENIS MENDES DE LIMA

EDNA DE ALMEIDA GONÇALVES

JAYSON SOUZA CAMPOS

VANESSA MARTINS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

POLÍTICA E CORRUPÇÃO

 

Trabalho apresentado dentro da disciplina de Cultura Religiosa, do Instituto Luterano de Ensino de Itumbiara-Goiás, com a finalidade de obtenção de pontuação.

Orientado pelo professor: André Luiz da Silva

Itumbiara, 10 de novembro de 2014.

POLÍTICA E CORRUPÇÃO

 

 

 

1-Breve Histórico

 

 

É por demais sabido que, a política teve o seu surgimento registrado na Grécia clássica, o qual foi um período da história humana, cujo pensar mítico era basicamente englobado pelo pensar racional da época. Portanto, foram vários os fatores que acabaram originando-a. Contudo, o verdadeiro surgimento dessa política foi com a polis (cidade-estado),o que acabou se tornando, o elemento decisivo para que a política fosse criando suas bases no mundo grego até então berço dos grandes pensadores tais como: Sócrates, Aristóteles e Platão, dando assim, impulso para que nestas cidades, nascesse a grande preocupação em como administrar bem a polis. Deste modo, o surgimento da política no mundo grego acabou eclodindo de maneira complexa pelos ideais de homens e sociedades pensadas pelos grandes filósofos.

Entretanto, mesmo com esse surgimento da politica na Grécia, os grandes pensadores gregos acabaram por nos deixar um legado muito grande de como entender e administrar bem a política e suas formas de governo, mas com o passar dos tempos, essas formas de governo foram mudando de forma muito gradativa e até mesmo coercitiva, pois vários faram os tipos de governos temporários ou passageiros que deixaram seus legados na história. Portanto, na atualidade, a forma considerada a mais aperfeiçoada, e até mesmo mais organizada e benéfica à população nela inserida continua sendo a Democracia, pois esse regime é baseado em que a vontade da maioria é soberana. Fazendo, assim, com que haja políticos que gostariam de tornar o país um lugar melhor, mas, também deixa uma grande abertura, para que haja políticos desonestos, que pretendem apenas aproveitar-se das pessoas, que, confiando em suas mentiras, os elegem a autoridade do país. E vendo por esse anglo, fica bastante perceptível que, nem sempre a escolha da maioria pode ser considerada a melhor.

A corrupção não teve uma data especifica de inicio, no entanto é vista por nascimento natural, pois ser corrupto faz parte de um caráter ambicioso próprio de todo ser humano, no entanto muitos adquirem um senso critico e uma consciência moral maior e mais forte para que resistam aos atos ilícitos de corrupção.  A palavra corrupção originou-se do latim pronunciada como corruptos, que significa quebrado em pedaços.

         O verbo corromper significa “tornar pútrido”. A corrupção pode ser definida como utilização do poder de autoridade para alcançarem-se vantagens e fazer uso inadequado do dinheiro público para o seu próprio interesse, ou para o interesse de um integrante da família ou amigo tirando vantagem sobre outras pessoas. Pessoas podem cometer atos corruptos assim como também podem ser vitimas da corrupção, e isto não é visto como algo bom para a nossa geração. A hierarquia desde os tempos remotos fora criada em função de defender o povo dos atos corruptos que eram e continua sendo crimes, esta funcional criação fora ideia da antiga Grécia em Atenas Clássica.  Desenvolveram livros de contabilidade e o dever e obrigação do governo em declarar  contas de suas receitas e gastos e despesas publicas e privadas, assim também, fora na velha Roma que  também deu-se inicio aos cadernos de anotações oficiais os falados diários , com o intuito de regular e controlar os gastos e despesas supérfluas dos governadores. No vasto Império notou-se um crescente desenvolvimento de atos corruptos e estes atos ilícitos vinham de pessoas de baixa classe média e também as pessoas de alta classe principalmente aquelas que detinham o poder do governo em mãos.

Também no regime militar muito se ouviu falar em corrupção mascarada e até mesmo descarada em termos populares, estes exigem que o povo assegure um montante mensal de valores estipulados como se fosse uma gratificação o que não era verdade e apenas uma forma fácil de arrecadar dinheiro por meios ilícitos fantasiados de atos legais e autorizados ainda que não consentidos pela maioria fosse pagos por receio ou medo das consequências. Estes mesmos militares exigiam dos campos um percentual de tudo o que era produzido pelos pequenos e grandes agricultores sem distinção ou exceção e isto desfalcava-lhes o próprio sustento familiar.  

Quando estes militares queriam desfrutar de um descanso ou folga fora da data prevista bastavam comprar este direito ofertando dinheiro ao superior.  E com isto destacavam-se os “pequenos grandes” gestos de corrupção notória.

Os superiores responsáveis pelos soldados percebendo tal enriquecimento rápido e contínuo notaram então que se aumentassem o trabalho dos soldados eles pagariam mais pelo seu descanso. Estes chefes acabavam sendo condizentes com as falcatruas, quase como cúmplices por partilhar do dinheiro deste ciclo vicioso de corrupção.

Há tantos corruptos no Brasil e em geral no mundo, que acaba por se transformar em comodismo algo dito como “natural”, pessoas furam filas de hospital por grau de parentesco com os médicos, ou simplesmente por pagarem um tanto as mais, enquanto outras morrem em filas intermináveis com doenças muitas vezes até mais graves, situações emergenciais às vezes deixadas de lado de acordo com a situação financeira de quem pretendia ser atendido de forma adequada e marcada, e de quem corrompe o seu atendimento por meio de oferta de compra ilícita de consultas em hospitais públicos e muitos dos médicos que deveriam por formação possuir o mínimo de ética agem por conveniência e sedem a atos ilícitos e imorais perante aos outros pacientes que muitas das vezes marcam suas consultas com dias de antecedência e são atendidos meses depois daquele que marcou naquele momento sob condição de compra.        

A corrupção esta inteiramente correlacionada e espelhada na tão falada lei de Gerson que desde os tempos antigos dita que o correto é querer sempre tirar vantagem sobre tudo e sobre todos. Se a corrupção fosse uma doença seria algo como as doenças crônicas, pois destroem o ser humano a medida que se propagam.

Muitas pessoas fazem relação das raízes corruptas do Brasil com as figuras representativas do governo como os políticos, e o povo acabam por generalizar pelos antecedentes de todos os outros em termos de desvio do dinheiro publico, quase como um roubo a mão armada e a arma torna-se os votos que confiam o publico por acreditarem nas falsas promessas. Isto até mesmo elevou o índice de pessoas que votam nulo por desacreditarem no futuro do país e este é um ponto péssimo para o Brasil e para todos que nele vivem, pois a evolução esta nas mãos dos jovens e a corrupção exagerada acabam que os desacreditando a lutarem o mínimo por pátria e dignidade, estão em termos generalizados bastante desfalcados de qualquer esperança de que as coisas mudem, a medida que os roubos os falsos cargos, os desvios , acontecem e não deixam de acontecer nos mais diversos governos.

Muitos acreditam que o ato de corromper nasceu desde a época da colonização , quando colonizadores portugueses se propuseram a invadir as terras dos índios em busca de riquezas e ambições , sem se quer se preocupar com os que ali moravam. No entanto apesar dos pesares é inerente do ser humano ter personalidade distinta a dos outros e um em cada mil ainda preza os bons costumes e a moral e não se deixam corromper mesmo que lhes ofereçam os melhores cargos e as promessas, mas sedutoras ainda se espelham nos velhos retratos de “boa figura” e prezam a honestidade a simplicidade e aquilo que conquistaram com o esforço e suor dos próprios braços em precisar se fazer valer sobre os direitos de nenhuma outra pessoa , e estes embora para a sociedade pareçam “bobas” são a única esperança de um país melhor para todos. Com o racionamento de água chega serem previsíveis os atos de corrupção e negociação inviável por troca e compra da mesma. Enfim a corrupção éa praga dos tempos remotos e atuais e para que não se propague é necessário o caráter de não permiti-la para si e para sua família.

2- Corrupção na Política

 

O tema abordado no nosso trabalho é a corrupção na política. Quando se fala em corrupção na política lembramos as CPIs, em cueca cheia de dólares. Vamos abordar a corrupção política no sentido mais amplo. Não só da corrupção entre partidos, o dia-a-dia do Congresso e as estratégias do governo.

Há uma máxima que todos buscam a paz, mas ninguém tem a fórmula pronta de como encontrá-la. Já na política existe sim esse caminho a trilhar. São muitos caminhos possíveis e os exemplos de sucesso. A corrupção na política tem início nas bases da sociedade, esta  afeta a vida de todos começa pelas ações de cada um. Gente comum como nós chega ao poder e passa a nos representar; ações como dar propina, aquele famoso “cafezinho” aos agentes públicos, furar filas, estacionar em vagas para deficientes e idosos, não devolver o troco passado errado.

No Brasil, muita gente rejeita política dos partidos e dos políticos profissionais, Corrupção, descaso de alguns eleitos e serviços públicos precários ajudam a entender esse comportamento. O tráfico de influências começou junto com o Brasil. Já na certidão de nascimento do país, Pero Vaz de Caminha pedia ao rei de Portugal um emprego para o genro. Outro exemplo mais recente da nossa história foi o movimento das Diretas-já, a maior mobilização que o país já teve, acabou com um ex-aliado do regime de 1964 virando presidente.

O antropólogo Roberto DaMatta “O que faz o brasil, Brasil?”, encontra-se o que é mais de peculiar no cotidiano brasileiro. Este ensaio aborda as linhas escritas por Roberto DaMatta no livro O que faz o Brasil, Brasil?, trazendo as verdades que acompanham esse questionamento. Afinal, o que faz de você brasileiro? O que faz desse país Brasil? De fato, trata-se de uma questão de identidade, ou melhor, de uma construção de identidade permeada pela história desde o descobrimento do Brasil até os dias de hoje, com nossas particularidades e características ímpares.

O "jeito brasileiro" é um modo pacífico e até mesmo legítimo de resolver tais problemas, provocando essa junção inteiramente casuística de lei com a pessoa que a está utilizando. Jeito esse que se configura no "- você sabe com quem você está falando?". A malandragem faz parte desse jeitinho, é uma onda de cinismo e gosto pelo grosseiro e pelo desonesto, o despachante, que só pode ser vista quando nos damos conta da dificuldade de juntar a lei com realidade social diária.

A malandragem assim, não é simplesmente uma singularidade inconsequente de todos nós, brasileiros. De fato, trata-se mesmo de um modo profundamente original e brasileiro de viver, e às vezes sobreviver, num sistema em que a casa nem sempre fala com a rua e as leis formais da vida pública nada têm a ver com as boas regras da moralidade costumeira que governam a nossa honra, o respeito, e a lealdade que devemos aos amigos, aos parentes e aos compadres. Antes de ser um acidente ou um mero aspecto da vida social brasileira, coisa sem consequência, a malandragem é um modo possível de ser. Algo muito sério, contendo suas regras, espaços e paradoxos.

Nós brasileiros, marcamos certos espaços como referências especiais da nossa sociedade. A casa onde moramos, comemos e dormimos; a rua onde trabalhamos e ganhamos a luta pela vida. A cada um desses podemos somar um outro espaço: a igreja e os caminhos para se chegar à Deus.

A religião, segundo DaMatta "... é um modo de ordenar o mundo, facultando nossa compreensão para coisas muito complexas, como a ideia de tempo, a ideia de eterno e a ideia de perda e desaparecimento, esses mistérios parentes da experiência humana..." Assim, a religião marca e ajuda a fixar momentos importantes na vida de todos nós. Desse modo, nascimentos, batizados, crismas, comunhões, casamentos e funerais são marcados pela presença da religião, que legitima com o aval divino ou sobrenatural uma passagem que se deseja necessária. Nós brasileiros, temos intimidade com certos santos que são nossos protetores e padroeiros, nossos santos patrões, do mesmo modo que temos como guias certos orixás ou espíritos do além, que são nossos protetores.

Enfim, toda essa complexidade existente, por vezes, paradoxalmente, nesse Brasil de tantas caras, demonstra a peculiaridade da construção da identidade brasileira, um Brasil de política falha, e de carnaval o ano inteiro. Um Brasil de casa, da rua, e do trabalho. Um Brasil de tantas cores e de tanto racismo. Um Brasil onde comer pode significar muito mais do que se alimentar... Um Brasil de católicos fervorosos e candomblé latente. Um Brasil de Deus, dos deuses, do mundo. Um Brasil dos brasileiros.

3-Posicionamento da Ética Cristã

 

            A Bíblia cristã estabelece que todo poder emana de Deus (Romanos 13), logo temos os governantes como servos de Deus, devendo assim agir como tal. A política e o exercício do poder devem ser usados para promover o bem comum, punindo os maus e recompensando os bons. Por ser uma missão divina, as autoridades são respeitadas, porém cobradas na mesma dimensão. Logo, a autoridade política deve responder diante de Deus por toda corrupção.

            Aquele que agir em desconformidade com a vontade de Deus, deverá ser punido pelos atos. A vontade divina para os governantes está notoriamente estabelecida na bíblia, como vemos, por exemplo, nos dez mandamentos, que diz: “não furtarás”, “não dirás falso testemunho”, mas temos também em outras partes. Estes mandamentos refletem a ética cristã. Deus criou o homem pra ser sua imagem e semelhança, logo tudo que for distinto deve ter sua consequência. Deus estabelece que todos resistam à corrupção na política. Na bíblia temos que a corrupção na política tem início no coração dos homens, assim como todos os outros pecados. Deus afirma que não existe se quer um homem justo no mundo, todos são pecadores, mas deve-se salientar que quando o problema for identificado, deve-se buscar uma solução. Quando se fala em corrupção e política, devem-se analisar aspectos interiores do ser humano, assim pregando o arrependimento e justiça.

            Temos clara visão de que cada dia mais a ética na política está sendo banalizada pelo relativismo moral e individualismo, coisas que não deviam existir, visto que o que se busca com a política é o bem comum e não o individual.  O ponto crucial para que haja uma política correta é que somente Deus tem o poder absoluto, logo os governantes como servos de Deus, devem agir conforme seus ensinamentos, dentre os quais, temos a clara repulsa pela corrupção, mas se caso ela aconteça, deve-se buscar a solução para remediar o erro.

            Teólogos expressam que a igreja deve ter voz ativa contra a corrupção, pois é um exemplo de fé e santidade na sociedade que está cada dia mais entregue ao individualismo, ganância e egoísmo, peças-chaves para o envolvimento na corrupção política. Alguns líderes religiosos pregam para se colocar somente cristãos no poder, visto que estes agiriam conforme a vontade divina, onde buscariam o exercício da justiça, mas isso não é correspondente à realidade, uma vez que somos todos pecadores e iguais perante Deus. O posicionamento da igreja é que se deve agir de maneira a ser semelhante à Deus, mas caso isso não aconteça, que haja a devida punição.

4- Entrevista

 

Nome: Adriano Giovanni Antonelli

Função desempenhada na Igreja: 1º Vice-presidente

Telefone: 64 9234 0690

O que acha da corrupção na política?

 

     Efetivamente a corrupção é uma espécie de doença que a princípio não apresenta sinais latentes, porém que se não tratada causa um sério dano à sociedade e a política é só uma das estruturas sociais onde ela se manifesta e oportunamente tem uma visibilidade maior e acaba gerando um desconforto considerável porque especificamente nesse aspecto uma maioria é prejudicada em detrimento de uma minoria absoluta. O problema da corrupção na politica é que a meu ver é meramente a ponta do iceberg, e como se sabe não é a ponta do iceberg que afunda grandes navios e causa prejuízos imensos, uma vez que de um iceberg, a ponta ou parte visível, geralmente é 1/3 do que se vê e efetivamente se pode desviar. O que causa dano, a maior parte é o que fica submerso e não se pode desviar. Essa é uma analogia que suponho seja totalmente pertinente quando se fala em corrupção na politica. A politica é o que se vê, porém, faz parte de um todo em que o maior pedaço fica camuflado, obscuro e legitimado com a prática de uma maioria que comete os mesmos delitos, porém, em proporção menor e que de forma conveniente se manifesta apenas quando se sente lesada, e que, não percebe ou prefere não perceber quando é responsável por gerar um dano ao outro.

     O problema da corrupção é sistêmico e tentar tratar apenas do aspecto da corrupção na politica é a mesma coisa que tentar tratar um câncer com analgésicos simples, porém, quando a sociedade como um todo se distancia do objeto a ser observado isso se avoluma a ponto de produzir a principio indignação e posteriormente um comportamento condicionado que bizarramente sugere que qualquer justificativa se torne plausível e legitime a prática como comum em todas as camadas sociais uma vez que os governantes e políticos supostamente tem muito mais obrigação em relação a qualquer aspecto relacionado a corrupção do que qualquer outro cidadão que não tenha ou imagine não ter responsabilidade com isso e fica cego a ponto de não perceber que se torna igual a um deputado que rouba, um senador que frauda, um prefeito que desvia quando deixa de cumprir com suas obrigações em relação a lei e à ética, como por exemplo: jogar lixo na rua, pagar propina ao policial para não ser multado, ignorar um sinal de transito, estacionar em local proibido ou vaga de idosos e deficientes; O que se percebe é que oportunamente quando não eram políticos e supostamente não estavam no governo esses indivíduos que hoje fraudam, roubam e expropriam milhões de uma sociedade onde a maioria absoluta vive na linha da pobreza, tinham as mesmas praticas comuns em relação a essas pequenas corrupções e delitos tão comuns numa sociedade tão alienada e desigual socialmente, portanto, não é difícil que essa maioria, quando se torna minoria, ou seja, alcança esses postos políticos vão acabar tendo as mesmas práticas que esses que hoje lá estão. Infelizmente a corrupção não só na politica é sistêmica, sistemática e maniqueísta, e já criou, desencadeou e estendeu os tentáculos através dos mecanismos eficientes e sutis para que continue existindo a ponto de cauterizar a consciência de que tudo é como é não pode ser mudado, quando na verdade é a consciência ou a transformação dela seja no aspecto material através da educação, seja no aspecto espiritual através dos princípios bíblicos dos ensinos e da Pessoa de Jesus Cristo que pode transformar essa condição social medíocre que oportuniza que a sociedade continue como está, mesmo indo de mal a pior.

 

5-Posicionamento do Grupo

     Diante o exposto e por toda pesquisa realizada podemos observar que não há mais tolerância por parte da sociedade quando se trata de corrupção e política. Porém há de se falar também que a mesma sociedade que recrimina o comportamento corrupto, é a que não colabora pra extinção ou ao menos uma diminuição de tal comportamento. Pode se ver que muitos buscam vantagens para si e seus familiares, mesmo que para isso, tenham que agir de forma desonesta.

     A opinião unânime do grupo é que não deve existir tolerância no que se refere à corrupção, ainda mais quando se trata de política, pois é através de nossos governantes que conseguimos o bem comum. Logo se a política está caminhando de forma errada, o maior prejudicado é o povo. No Estado Democrático de Direito o poder emana do povo e para o povo, então no exercício da democracia a sociedade tem o poder de mudança e isso deve acontecer até que se chegue ao modelo ideal de política.

7-Comparativo da posição do líder religioso com os pontos críticos

BIBLIOGRAFIA

DAMATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil?. Rio de Janeiro: Editora Rocco.

KOSHIBA, Luiz. História – Origens, Estruturas e Processos. São Paulo: Atual, 2000.