Na primeira fase do Modernismo a poesia  procurava  ridicularizar  tudo  que  dissesse

respeito ao velho. Houve então o aparecimento de vários manifestos.  Proliferaram  os  poemas-piadas, poemas de deboche, tentando desvirtualizar a  poesia  acadêmica. Os poemas satíricos de linguagem direta, ofenderam muita gente daquela  época. Mas, passada a fase de implantação do Modernismo, a euforia da época, os imediatismos, a  poesia  toma  um novo espaço, despertando o interesse pelo  nacionalismo,  adquirindo  novas formas de expressão. Há o apaziguamento entre os poetas e a adesão de  outros que estavam à margem da corrente,ou que vieram do Simbolismo e houve mesmo  o  aparecimento de novos valores em todo o país.

 

     As produções de segunda e terceira fase  são  muito  importantes.  Fixou-se  definitivamente o Modernismo, libertaram-se do paganismo do passado,porém não desprezaram os verdadeiros valores.  Os  temas se voltam para a aflição humana, os problemas de sociedade, o regionalismo. É uma poesia renovadora, compromissada com a  sociedade. Entre os poetas e obras destacam-se:

 

1.Mário de Andrade (São Paulo 1893-1945) Formado em música. Foi professor de música e organizador do departamento municipal de cultura. Diretor  do  instituto de artes da Universidade do Distrito Federal(RJ).Participou da implantação da semana da  Arte  Moderna e foi figura central do movimento modernista. Também dedicou-se   à  poesia,  a  ficção, a música, a cultura, etc. Exerceu grande influência nos  Modernistas. Pesquisou  longamente novos ritmos para a poesia e linguagem brasileira.Sua obra é extensa.  É  uma figura extremamente importante à cultura brasileira. Obras:"Há uma gota de sangue em  cada poema”,"Paulicéia desvairada", "Losango cáqui", "Clã de Jabuti", "Remate de Males". “Lira Paulista" ,"Livro-azul", "Poesia", "Amar,verbo intransitivo", "Macunaíma", "Belazarte", “Ensaio sobre a música brasileira","A escrava que não é Isaura","O movimento  Moderno e outros.

 

2.Oswald de Andrade(São Paulo 1890-1954) Poeta, professor. Viajou muito pela Europa.

Trouxe as bases do Modernismo para o Brasil. Preparou o caminho  para  os  modernistas. Escreveu muito, porém descuidadamente, usou temas triviais, mas contribuiu muito para a formação da nova corrente, mais na maneira pessoal. Sua obra é grande: “Os condenados”, "Memórias sentimentais de João Miramar",  "Pau-Brasil",  "A trilogia do exílio”, “Estrela absinto", "Serafim ponte grande", "A escada vermelha", "Marco  Zero", “Poesias reunidas” e outros.  

 

3.Manuel Bandeira (Recife 1866-Rio 1968) Estudou   arquitetura,  mas desistiu por problemas de saúde.Vai para a Suíça para se tratar.Volta ao Brasil, fixando-se no Rio.Foi professor no colégio Pedro II.Veio do Simbolismo para o Modernismo,  sendo  um grande escritor nessa fase. Escreveu usando um linguajar simples, apanhando  flashes  da  vida  cotidiana, o que muito  o popularizou. Obras:"A  cinza  das  horas", "Carnaval", "Poesias”, “Crônicas da província do Brasil","Libertinagem","Estrela da manhã",  "Noções de história das literaturas","Lira dos cinquent'anos","De poetas e de poesia","Mafuá do Malungo”, “Belo Belo","Opus l0","Estrela da tarde",Estrela da vida Inteira","Flauta de Papel”.

 

4.Carlos Drummond de Andrade  (Itabira MG 1902-  Rio 1990)  O maior  poeta do ocidente. Iniciou-se no grupo Revista de Belo Horizonte e  lança  um  livro  "Alguma  Poesia" já recebendo apoio crítico. Formado em farmácia, dedica-se ao  jornalismo  e  ao funcionalismo. Muda para o Rio em 1933 e passa a escrever muito: poesia, crônica,  contos, ensaios, etc. Foi o poeta que se preocupou com os problemas sociais. Escreveu: "Alguma  poesia”, "Confissões de Minas", " Brejo  das  almas", "O gerente", "Sentimento  do  Mundo”,  “Contos do aprendiz", "Poesias", "Boitempo", "A falta  que  ama", "A rosa  do  Povo", “70 historinhas", "Fazendeiro do ar & poesia até agora", "As impurezas do  branco", e outros.

 

5.Cassiano Ricardo (S. José dos Campos 1895 - S. Paulo 1975) Formado em Direito. Foi um dos participantes do movimento verde-amarelo. Voltado para os sentimentos nacionais, a história, o  folclore, o primitivismo. Diz que "A poesia tem função social  e  humana". E assim ele escreveu os problemas do mundo em forma de  poema. Fez também algumas experiências  no  concretismo. Obras: "A flauta  do  país", "Borrões  de verde-amarelo", “Martim Cererê",  "Vamos caçar papagaios", "O sangue das horas", "Um dia depois do outro”, "Poemas murais", "Marcha para o oeste", e outros.

 

6.Vinicius de Moraes (Rio de Janeiro 1913-1980) Formou-se em Letras  e  Direito.  Foi Diplomata e músico, poeta e teatrólogo. Os críticos dividem sua  obra em duas  fases.  A  primeira caracteriza-se pelos fatos ligados  à religião. Escreveu uma  poesia  dramática  misticista, porém aos poucos vai chegando ao lirismo amoroso e  erótico. Na segunda  fase  ele supera a crise espiritual e explora muito os problemas cotidianos, a  mulher  passa  a  ser a temática  de  seus  trabalhos. Obras:  "O  caminho para a distância", "Formas e  exegeses", "Orfeu da Conceição", "O amor dos homens", "Ariana, a mulher", "Novos poemas", "Pobre menina rica", "Para viver um  grande amor", "Para uma menina com uma flor", "Cinco  elegias", "Livro de sonetos", "A arca de Noé", "Pátria minha", "Poema-sonetos e saladas", "O mergulhador".

 

7.Cecília Meireles (Rio 1901-1964) Veio do Simbolismo.  Sua  poesia  é  simples,  suave e graciosa. Nota-se a boa técnica usada por ela, sempre tentando atingir a  perfeição. Obras: "Nunca mais e poema dos poemas", "Viagem", "Vaga música", "Mar  absoluto", "Retrato natural", "Romanceiro da inconfidência", "Doze noturnos da Holanda".

 

8.Outros poetas: Guilherme de Almeida: "Meu", "Raça", "Andança das horas", "Pequeno romanceiro"; Murilo Mendes : "Poemas", "Tempo de eternidade", "A poesia  em  Pânico", "O visionário", "Mundo enigma", "As metamorfoses", "Poesia liberdade";  Menotti Del Picchia: "Juca Mulato", "A tormenta"; Augusto Frederico Schith: "Canto Brasileiro", "Canto da liberdade"; Jorge de Lima: "Poemas", "Essa nega Fulô"; Ronald de Carvalho: "Poemas e sonetos", "Toda América"; Raul Bopp: "Cobra Norato", "Urucongo"; Ribeiro Couto: “O jardim das  confidências", "Cabocla", Augusto Meyer: "Coração verde", "Duas orações”; Sérgio Milliet: "Fora de forma", "Diário Crítico"; Henriqueta Lisboa: "Fogo Fátuo”, “Antologia brasileira para a infância".

                                              

      15.12.PROSA MODERNA:

 

     Como na poesia, na prosa também houve muitos adeptos.  A primeira  tentativa  foi de

Oswald de Andrade com  "Memórias  Sentimentais  de João Miramar" em 1924. Em 1926 aparece  "O estrangeiro" de Plínio  Salgado e  "O primeiro andar" de Mário de Andrade  e "Macunaíma"do mesmo autor em 1928. Todos eles com fortes tons modernos. Macunaíma destaca-se dos demais. É um retrato do país: suas lendas e seu folclore. Escrito numa linguagem fluente, viva  e com muita ação. Conta episódios que o "herói sem nenhum valor” passa no Amazonas e outras passagens típicas da vida urbana tornando-se uma obra prima.

     Mas a prosa moderna brasileira fixa-se em "A bagaceira" de José Américo. Nasce daí o

romance modernista, caracterizado pelo regionalismo nordestino, surge o ciclo  do romance da seca, do cangaço, do fanatismo religioso, do engenho e do coronelismo.

     Os prosadores estavam preocupados com os  problemas  do  povo  brasileiro,  principalmente os da classe baixa. Daí refletir em suas  obras, toda aquela gama de conflitos, angústia, sofrimento. O linguajar, a religiosidade,  a  pobreza  cultural  são  enfocados  em  suas obras. Também elas mostram a paisagem, as lendas, o folclore, o  sentimento  humanitário do caboclo.

     Gilberto Freire autor de "Casa Grande e Senzala",  realizou um  congresso  regionalista em Recife em 1926 o qual veio contribuir muito no ciclo do romance  da  seca. Oswald de Andrade e Mário de Andrade são dois baluartes de nossa  prosa  moderna  no sul  do país.

 

Entre os principais autores podemos destacar:

1.José Américo de Almeida (Areia PB 1887 - Rio 1980) Político e romancista. Praticamente o iniciador do romance  moderno. Lançou "A  bagaceira"- sua  obra  prima,  romance que fala dos conflitos sociais, retratando o homem sofredor do nordeste. Com esta obra começa a ficção regionalista. Escreveu ainda: "Coiteiros", "O Boqueirão" e outros.

 

2.Graciliano Ramos (Quebrângulo AL 1892 - Rio 1953) Viveu  vários  anos  em  lugares diferentes. foi prefeito de Palmeira dos índios (AL). Foi um  clássico  das  letras brasileiras. Ele fixou a paisagem e o homem nordestino, sua luta, seus anseios, sua reação. Trabalhou  em sua obra com  cuidados  linguísticos. Obras: "Caetés", "São Bernardo", "Angústia", "Vidas secas", "Infância", "Insônia", "Viventes das Alagoas", "Alexandre e outros heróis".

 

3.José Lins do Rego ( Pilar PB 1901-1957) Formado em  Direito. Lins do Rego passa para o papel as estórias que ouviu na infância, inserindo nelas a vida   sertaneja,  sua  paisagem, seu povo. Segundo os críticos, suas obras são pessimistas, sem muita psicologia. É um contador de estórias. Ele traça um documentário  do  nordeste. O  coronelismo, a escravidão, conflitos patriarcais, principalmente  os  engenhos. Obras: "Menino  do  Engenho”, “Doidinho", "Banguê", "Moleque Ricardo", "A usina", "Pureza",  "Pedra  Bonita",  "Água mãe”, "Mar morto", "Eurídice", "Os cangaceiros".

 

4.Jorge Amado (Pirangi BA 1912 - 2001) Formado em Direito. É o  autor  mais  popular do Brasil. Suas obras têm sido aproveitadas para o cinema e  Televisão.  Ele enfoca a vida

cotidiana, num linguajar simples, com as verdades nuas e ao  mesmo  tempo  apresentando um grande lirismo. Descreve o drama humano; a política, a vontade que  cada  um  tem para vencer, a ânsia e o sofrimento das pessoas. Destaca-se também um  certo tom poético e humorístico em suas obras. É o único autor que faz da  literatura  a  sua  profissão. Obras: "Cacau", "O país do Carnaval", "Suor", "Jubiabá", "Mar morto", "Capitães de Areia”, “Terras do sem  fim", "São Jorge de Ilhéus", "Seara Vermelha", "Subterrâneo  e  os  da liberdade”, ”Gabriela, cravo e canela”, ”Os velhos Marinheiros”, ”Dona Flor e seus dois maridos”, "Tenda dos milagres", "Teresa Batista cansada  de  Guerra", "Tieta do Agreste” e outros.

 

5.Érico Veríssimo (Cruz Alta RS 1905 - 1975)   Obras: "Caminhos   cruzados", "Clarissa", "Música ao longe",  "Olhai os lírios do campo", "O resto é silêncio", "O tempo e o vento", "O arquipélago", "Solo de Clarineta". Ao lado  de  Monteiro  Lobato é o segundo maior escritor brasileiro de literatura infantil.

 

6.Outros autores: Antônio de Alcântara Machado: "Brás, bexiga e barra  funda"; Raquel de Queiroz: "O quinze", Marques Rabelo: "Oscarina", Otávio Faria: "Mundos mortos”,

Cornélio Pena: Dois romances de Nico horta",Ciro dos Anjos: O  Amanuense Belmiro”; Peregrino Júnior:"Matupá";  Amando  Fontes: "Os corcundas", José Geraldo Vieira: "A mulher que fugiu de Sodoma"; Mário Donato:"A presença de Anita”; Plínio Salgado: "O estrangeiro"; Viana Moog: "Um rio  imita  o  Reno"; Dionélio Machado:  “Os ratos”; Lúcio Cardoso:"Maleita".

 

     15.13.ENSAIO, CRÍTICA, TEATRO E TEATRÓLOGOS:

 

     No modernismo a produção dos críticos foi bastante grande,  mesmo porque  a produção literária crescera muito. A criação do rádio, jornal escrito, televisão, teatro  em geral veio contribuir muito para esta fase.  São vários  os  nomes  que  se  destacaram entre os bons críticos. Entre eles temos: Tristão de Ataíde (Alceu  Amoroso Lima), Afrânio  Coutinho, Agripino Grieco, Álvaro Luis, Sérgio Buarque de  Holanda, Nelson Werneck Sodré, Astrogildo Pereira, Eugênio Gomes, Otto Maria Carpeaux e outros.

 

     Outro ramo que só veio adquirir valor no modernismo foi o teatro. Isto porque houve o aumento de casas teatrais e a facilidade de se adaptar as peças ao cinema  e à televisão. No  Brasil são poucos os nomes que se destacaram no teatro, mas agora há um grande  despertamento do escritor neste ramo. As peças apresentam boas qualidades literárias e dramaticidade. Principais autores:

 

1.Joracy Camargo (Rio 1898-1975) Torna-se famoso com a peça  "Deus  lhe  pague" que estreou em 1932. Nascia com ele a dramaturgia brasileira  moderna."...a maior  realização brasileira até hoje é o teatro de Joracy Camargo. Com o seu conjunto de peças pode-se falar em teatro no Brasil, não só quanto ao seu valor  artístico,  mas  sobretudo,  quanto ao

seu sentido social” (Afrânio Coutinho). Obras:  "Deus  lhe  pague",  “Figueira  do inferno”, "Um corpo de luz", "Boneco de trapo", "Sindicato  dos  mendigos", “Bagaço”, “Maria Cochucha".

 

2.Nelson Rodrigues (Recife 1912 - Rio 1980) Um  verdadeiro criador da  dramaturgia  brasileira. Suas peças retratam a problemática do homem da cidade na vida moderna. Suas obras possuem um linguajar fluente e direto. O autor explora muito o lado sexual  até  mesmo com um certo exagero. O lado podre da sociedade também é retratado em suas peças. Obras: "Vestido de Noiva", "Álbum de Família", "Anjo Negro", "Senhora dos Afogados”, "Valsa n.6", "A falecida", "Boca de ouro", "O  beijo no Asfalto", "A serpente”, “O homem proibido".

 

3.Outros: Pedro Bloch: "As mãos de Eurídice"; Guilherme de Figueiredo: "A raposa e as uvas", "Um Deus dormiu lá em casa"; Abílio Pereira de  Almeida: "Santa  Marta  Fabril   S/A"; Raquel de Queiroz: "Lampião", "A beata Maria do Egito".