POESIA É FILOSOFIA, POETAS SÃO FILÓSOFOS: PODERIA?

Poesia é alguma coisa não classificável, mas arriscando errar, se pode dizer que poesia é "ser e não ser", já que um poema, que seria a materialização da poesia, nunca é aquilo que se pensa; um poema é sempre mais. A Poesia tem essa característica: levar além, levar adiante, passar daqui para outro lugar. E, este, pode ser um lugar indizível. Metafísico isso não parece? Pode-se dizer que sim, já que a Poesia tem um coração etéreo, e lida com a linguagem. Aliás, o poeta, como o filósofo, tem à mão, a frágil e forte ferramenta da linguagem.
Sendo a Metafísica o saber acerca do "transcendental" das coisas, e, sendo a Poesia alguma coisa entre não palpável e extra-sentindo, poder-se-ia dizer que estas seriam vizinhas de quarto; no mínimo. Visto que, tanto uma quanto a outra, sugere possuir coração que "espera a morte com ternura e com prazer", pois que mostrariam a quietude, embora tivessem sido incomodadas pelo conhecimento.
O caso é que Poesia está mais para a arte e, o "poeta, é um fingidor". Talvez essa seja característica comum aos que se entregam ao ofício do conhecimento: "o hábito de sofrer", que em Drummond era divertimento, pois que sugeria ser, o ato de poetizar.
A Poesia pode falar de coisas desagradáveis, de maneira muito natural. O poeta pode começar falando de uma manhã bela, de natureza, flores e calhaus, e, passa de repente a dizer de fedores repugnantes; este poeta é Baudelaire, o poema carrega o título Uma carniça.
A poesia trataria também da morte, e, da vulnerabilidade desta, falaria da vida depois da morte. De uma vida, que no poema Uma carniça sugere ser "os livores, as pútridas torpezas, as moscas, as larvas"; a vida naquela morte. Pouco mais adiante, o poeta cita o sol, que levaria a luz, depois da treva da morte, àquela "carniça repugnante".
Poesia e Filosofia estariam entre a sala e a camarinha, no entanto, se entenderiam demais. A Poesia lida com o instrumento linguagem, de maneira a constituir caminhos que levem ao conhecimento; não sugeriria ser parecido com o movimento da Filosofia?

Referencias
http://www.portuguesdobrasil.net/pdf/A%20expuls%E3o%20dos%20Poetas%20da%20Rep%FAblica.pdf (consulta em 21-05-2010, às 21h59min).
http://kartei.blogspot.com/2010/04/coracao-de-poeta.html (consulta em 21-05-2010, às 21h50min).