Ozinei dos Santos Chaves                Turma: 2PED/11M

Graduando do curso de Pedagogia da UNICEL- Faculdade Literatus sob a orientação do Prof0. José Maria de Alvarenga da disciplina: Filosofia e Ética.

Poema comentado de Eliza Lucinda: “Só de sacanagem” lido por Ana Carolina em um de seus shows.

 

      

          Analisando o poema, percebe-se a triste realidade da impunidade no contexto nacional visto diariamente nos noticiários. Essa impunidade representa a ausência do “castigo legal”, da não aplicação das penas dos que praticam atos imorais, indecentes, dos que roubam o meu dinheiro, o nosso dinheiro que reservamos duramente para educar as crianças e para investir no pleno desenvolvimento do país.

         A impunidade em nosso País é algo extremamente vergonhoso porque fera a dignidade, a ética, o caráter, o valor e o nome do Brasil no cenário mundial. Vale destacar que essa bagagem de impunidade é um incentivo a mais às práticas de crimes desse tipo, e que acabou virando moda, ou melhor, virando cultura pelo fato de ser tão rotineira nos nossos dias. Toda essa sacanagem, imoralidade ética, toda falta de dignidade, de respeito e de consideração por parte dos que se dize “representantes” do povo, acaba ficando impune.

        Quando Ana Carolina diz que minha esperança é imortal, ela quer dizer que diante dos problemas, dos tempos difíceis, dos obstáculos, eu posso aprender e me aperfeiçoar para não continuar na mesmice. A esperança representa a perspectiva de um bem que se deseja; a fé baseada na certeza e na convicção das coisas que se espera; o combustível para vida; é que faz a gente nunca desanimar, nunca cansar de lutar. E quando aprendemos o sentido real dessa palavra, todos os nossos sonhos, propósitos se concretizam e se materializam.

         Pode ser que tudo que almejamos e desejamos não venham logo, mas se acreditarmos com toda a fé, será possível mudar e transformar nossa realidade. Portanto, a esperança não morre e nem está sujeita a morte, e sim, a vida e a felicidade.