O carro pressupõe um investimento importante e quando acontece um problema inesperado, geralmente isso afeta o nosso orçamento. Por isso, muitas pessoas atiram-se a reparar o seu carro com as suas próprias mãos. Mas, isso é possível em todas as situações? Quais são os riscos? Leia este artigo se está com ideias de fazer uma reparação caseira.

 

 

Além de algumas noções indispensáveis de mecânica, para reparar o nosso carro sem passar por uma oficina devemos saber eleger as peças auto online adequadas e conhecer à letra os processos e operações a realizar. Também há que possuir as ferramentas específicas para cada reparação. Sente-se apto?  

 

Garantia do fabricante

 

Enquanto o seu carro estiver na garantia, trocar uma peça na nossa própria garagem pode ser arriscado, já que se tiver problemas o seguro não os cobrirá. É por isso que se tiver um carro novo, não é recomendável repará-lo em casa. Hoje em dia, a maioria das oficinas que vende peças auto online oferece reparações que respeitam as normas impostas pelos fabricantes, não só ao nível das peças, que são originais, como também no que se refere aos processos levados a cabo. Estes últimos seguem á letra as indicações do manual de manutenção do veículo. 

 

Se tem alguns conhecimentos de reparação de veículos, também pode seguir as indicações do manual para algumas peças, mas não para todas. Por exemplo, mudar um filtro de ar está quase ao alcance de todos, mas para mudar a correia de distribuição ou as pastilhas de travão vai necessitar de desmontar as rodas, e para isso está obrigado a saber desmontá-las e voltar a montá-las corretamente.

 

Tutorial caseiro

 

Muitas vezes, graças aos guias práticos que encontramos na Internet elaborados por particulares, substituir uma peça parece fácil. A maioria dos guias tem imagens muito precisas, mas não é raro que passem por alto as medidas essenciais de segurança. No entanto, não se trata em absoluto de negligência: estes tutoriais dirigem-se a pessoas que já tenham realizado reparações anteriormente.

 

Também os vendedores de peças auto online oferecem conselhos valiosos e detalham os processos com precisão e uma grande quantidade de imagens: a tentação de fazer por si mesmo é forte. Embora a maioria destes profissionais ponha enfâse nas medidas de segurança, corre-se o risco de surgir um imprevisto quando já está tudo desmontado.

 

Conselhos

 

Se quer levar a cabo a reparação pelas suas próprias mãos e evitar passar por uma oficina, procure ter os documentos de origem do fabricante e assegure-se que tem todas as ferramentas necessárias à mão.

 

Escolha, de preferência, um kit completo sempre que seja possível. Desconfie dos tutoriais destinados a um modelo de carro em particular, como o dos modelos que já conhece: eles não foram feitos para si e não mencionam as medidas de segurança. Dê prioridade aos conselhos dos vendedores de peças auto online.