FACULDADE NOSSA CIDADE

Curso:Administração 

Gestão da Informação e do Conhecimento

Orientador: Professor Lawton Nani Benatti 

Aluno: Fabio Alexandre Lagos Valenzuela

Carapicuiba 2013 

Tema: Podemos motivar o outro? Como?

Desde sempre vemos as tentativas incansáveis dos gestores em busca da motivação de suas equipes. Mas até hoje ninguém conseguiu uma fórmula, um pó mágico para isso. Resolvi então entrar nessa batalha pela resposta tão buscada no mundo corporativo e também pessoal.

Muitos estudiosos apresentaram suas ideias, seus estudos, mas nada até hoje que realmente possa apontar uma saída, algo que possamos buscar e resolver esta questão.

Motivação (do Latim moveres, mover) refere-se em psicologia, em etologia e em outras ciências humanas à condição do organismo que influencia a direção(orientação para um objetivo) do comportamento. Em outras palavras é o impulso interno que leva à ação. Assim a principal questão da psicologia da motivação é "por que o indivíduo se comporta da maneira como ele o faz?. O estudo da motivação comporta a busca de princípios (gerais) que nos auxiliem a compreender, por que seres humanos e animais em determinadas situações específicas escolhem, iniciam e mantém determinadas ações.

David McClelland identificou três necessidades que seriam pontos-chave para a motivação: poder, afiliação e realização. Para McClelland, tais necessidades são “secundárias”, são adquiridas ao longo da vida, mas que trazem prestígio, status e outras sensações que o ser humano gosta de sentir.

As vezes acordamos mais motivados, capazes de realizar qualquer tarefa, porém as vezes acordamos sem motivação alguma, nem mesmo para realizar as tarefas mais básicas do dia a dia.Então me pego a pensar: não consigo controlar minha propria motivação e como controlar ou motivar o outro?

Este é apenas o inicio de um grande caminho a percorrer, mas já posso apontar que não será fácil, pois existem muitas ideias, muitos conceitos a estudar.Mas após algumas pesquisas e alguns comentários pude chegar a uma conclusão: não há como motivar alguém e sim criar um ambiente onde essa pessoa se sinta a vontade e se motive a buscar algo.Então fica a pergunta: qual o ambiente ideal?

Referências bibliográficas: 

ROBBINS, STEPHEN PAUL comportamento organizacional,editora Pearson Brasil,2007