Pobreza ou Burrice?

Cristóvão Buarque chama de pobreza o fato dos ricos "não enxergarem" a riqueza que existe na educação de um povo. Diria que tal comportamento está mais próximo da burrice, atitude do burro ou curto de inteligência. É lamentável que as decisões dos nossos dirigentes, anos a fio, se prendam a um modelo excludente e que não privilegia a educação do povo brasileiro.
O Brasil segue assim, sendo um país de contradições monumentais. Na mesma medida em que figuramos entre os maiores exportadores de alimentos, a maioria da nossa população passa fome. Temos centros hospitalares referenciados, programas de saúde modelos (como o Programa de Combate a AIDS, por exemplo) e convivemos com doenças da pobreza e da ignorância, as chamadas doenças transmissíveis ou evitáveis pela escolaridade, pelo conhecimento e informação e pela oferta de infraestrutura adequada.
De acordo com Buarque "a pobreza de visão dos ricos impediu-os de ver a riqueza que há na cabeça de um povo educado"... Na minha opinião, esta é a grande burrice dos ricos pois um povo que não lê, não cresse, não contribuí com inovações. Como resultado temos a desqualificação profissional e um descompasso enorme entre os modernos equipamentos e os recursos humanos necessários a sua operacionalização. Pernambuco hoje vive essa contradição: é o estado do nordeste brasileiro que mais cresce e corre atrás da qualificação profissional se quiser assegurar oportunidade de emprego para o seu povo.