Pneumatologia e a ação do Espírito Santo no ministério de Jesus

  Israel Izidoro Pacifico[1]

 

  Introdução

 Este artigo visa apontar questões sobre: O que é pneumatologia, bem como trazer uma resposta a respeito de qual é o tempo do Espírito Santo, discorrendo sobre o sentido teológico de sua ação no ministério de Jesus Cristo segundo os Evangelhos canônicos.

 Diante o desafio de se falar de Deus somos levados a percorrer todo um universo de palavras, mas que com certeza ainda e insuficiente para descrever os mistérios e a grandeza de Deus, nos restando assim procurar escolher as melhores formas e palavras para descrever o seu amor.

 Com base nas leituras a respeito do tema, posso definir “pneumatologia”, em linhas gerais como: O estudo [logia, compreensão, conhecimento] bíblico-teológico sobre a doutrina do Espírito Santo [ruah, do hebraico e pneuma, do grego: vento, força vital, espírito] (guia de estudo), entendendo se tratar de reflexões no esforço de balizar o kerigma da mensagem bíblica, contra formas de pensamento e interpretações que contradigam seus pontos centrais.

 Qual é o tempo do Espírito Santo?

 Embora o Espírito Santo seja eterno; posso com base em diversas leituras e pesquisas, permitir-me ser movido a entender que os “últimos dias” como e citado na bíblia (Joel 2.28) é o tempo em que o amor de Deus tem se manifesto em sua maior plenitude, sendo marcado pela obra e ação.

 Como a exemplo de pentecostes, em que barreiras foram quebradas, tais como; (culturais, étnicas, sociais, de gênero e de idade. Guia de estudo), o Espírito Santo nestes últimos dias tem agido de uma forma impactante movendo vidas a vivenciar de uma forma ativa um resgate da liberdade, da palavra, da comunidade e da vida no meio do povo sendo o Paráclito prometido por Jesus (João 14.16), o qual guia os que crêem toda verdade e convence o mundo a respeito da vontade de Deus (João 16. 8 e 13).

 O sentido teológico da ação do Espírito Santo no ministério de Jesus Cristo, segundo os Evangelhos canônicos.

 A tipo de sua ação por ocasião da obra da criação a qual temos registrado pela bíblia, que o Espírito Santo pairava sobre a face da terra ainda em seu estado caótico (Gên. 1.2) incubando-a para que se manifestasse a ordem de Deus pela sua palavra aos elementos que seriam criados. Da mesma forma o Espírito Santo no ministério do Senhor Jesus manifestou uma ação plena em toda a esfera.

 Posso acentuar com veracidade a obra do Espírito Santo no ministério do Senhor Jesus dês de sua concepção virginal no ventre de Maria (Lucas 1.35), o selo para seu ministério por ocasião do batismo de João (Lucas 3.22), o comprimento das profecias se consumando nele (Lucas 4. 18 a 21), sendo assim o Espírito Santo um comunicador de Deus ao ser humano, plenificado em Jesus se manifestando em poder gerando regeneração e compromisso com o outro.

 No evento da ressurreição de Jesus temos um desencadear das promessas feitas pelo profeta (Joel 2.28) e do próprio Cristo (Atos 1.8), a respeito o da ação e dos dons do Espírito Santo para os discípulos e para a humanidade fato este que podemos constatar até em nossos dias.

 Concluo assim que o sentido teológico da ação do Espírito Santo no ministério de Jesus Cristo e de que O Espírito Santo e a “base” do ministério de Jesus, tendo sido o próprio Cristo obra do Espírito Santo visto que o Espírito Santo o gerou no ventre de uma virgem, apontando para o fato de que; “a pneumatologia pode ser vista como o fundamento da cristologia, cabendo ao Espírito ser a “mediatíade” de nossa relação bipolar com Cristo”.

 Conclusão

 Ao voltarmos nosso olhar para as reflexões históricas e teológicas podemos compreender que mesmo diante de barreiras tais como; interpretações humanas e de metodologia institucionais contrárias, o Espírito continua agindo na vida de cada um que dar lugar, bem como no coletivo em âmbito da Igreja do Senhor.

 O Espírito Santo testifica a obra de Jesus, consolidando o Reino de Deus sendo ele a força da ressurreição dos mortos e da nova criação de todas as coisas. O Espírito Santo santifica a vida e renova a face da terra, move as pessoas a se envolverem na luta por um bem-estar, justiça social e um total compromisso com o próximo tendo consciência que esta e a única maneira de demonstrar o seu amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo a si mesmo.

Referências bibliográficas

 Almeida, João Ferreira de. Bíblia Sagrada: São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1995.

 Ronald F. Youngblood. Dicionário Ilustrado da Bíblia São Paulo: Vida Nova, 2004.

 Nogueira, Luiz Eustáquio dos Santos. Panorama da Literatura Pneumatológica Publicada no Brasil nos Últimos Trinta Anos.

 Ribeiro, Claudio. Teses Teológicas Fundamentais sobre Pneumatologia.



[1] Pastor, Teólogo graduado pela UMESP São Bernardo do Campo e Pesquisador.