Plantas esclerófilas?

O que são plantas esclerofilas? Esse texto pretende apresentar esse conceito.

Plantas esclerófilas são plantas que apresentam um forte desenvolvimento de um tecido foliar denominado esclerênquima. Todas as plantas apresentam esclerênquima, mas as esclerófilas, para se adaptarem ao ambiente em que se distribuem, desenvolvem mais notavelmente o referido tecido. Como resultado, as folhas dessas plantas apresentam-se mais duras (menos flexíveis) e mais grossas. Essas são adaptações para evitar, por exemplo, a perda de água.

O esclerênquima também pode se desenvolver mais não apenas devido à baixa disponibilidade de água, mas também de nutrientes ou mesmo para evitar servir de alimento para algum animal que se alimente de folhas (herbívoro). Em outras palavras, em um ambiente em que  há escassez de água e/ou nutrientes, custa caro produzir uma folha. Portanto, a planta possui o esclerênquima bem desenvolvido evitando a herbivoria, ou seja, a perda dessa folha que lhe custou tanto para ser gerada.

Para se ter idéia, o esclerênquima é um dos tecido que compõem as folhas. Ele é composto por células mortas e lignificadas. Isso quer dizer que nelas há lignina, um composto químico que confere a maior dureza da folha.

No Brasil, por exemplo, as plantas do cerrado são consideradas esclerófilas. Árvores de restinga também podem apresentar esclerofilia. As esclerófilas também podem ser chamadas de coriáceas, em uma analogia, que o tecido da folha se assemelha ao couro.

Figura 1. Cerrado: as árvores desse ecossistema são consideradas esclerófilas.

Preparado a partir de:

VITOUSEK, P.M.; SANFORD, R.L. Nutrient cycling in moist tropical forest. Annual Review of Ecology and Systematics, v.17, p.137-167, 1986.