Plantas: entendo a camada limite da folha

O que é isso? Esse pequeno texto pretende expor esse conceito.

A camada de ar estacionada ao redor da superfície de uma folha é denominada camada limite da folha.

Para atingir a atmosfera, o vapor de água que escapa da folha precisa atravessar essa camada de ar que, geralmente, é uma função da velocidade do vento. Por exemplo, se um determinado dia está sem ventos, a camada limite é espessa e acumula vapor de água diminuindo a diferença de concentração entre a concentração de vapor de água dentro da câmara sub-estomática e o da camada limite, fazendo assim com que a transpiração seja substancialmente reduzida. Nessas condições, a abertura de estômatos tem baixo efeito sobre o aumento da transpiração.

Em dias com bastante vento, a camada limite da folha é bastante fina, ou seja, o vento atua removendo moléculas de vapor de água que escapam devido ao processo de evaporação que ocorre dentro da folha. Assim, nessas condições o controle da abertura estomática é essencial para controlar a perda de água da planta por transpiração.

Para se ter idéia, vários aspectos anatômicos e morfológicos das folhas estão ligados à essa questão. A presença de pêlos ("tricomas") nas folhas serve para criar "quebra-ventos" microscópicos que permitam o acúmulo de vapor de água acima do estômato (se este estiver situado na face superior da folha, também chamada de face "adaxial") reduzindo então a perda de água via transpiração.

Qual poderia ser uma implicância prática de se saber isso?

Por exemplo, ao transportar mudas para serem plantadas em um determinado local, geralmente, as plantas são colocadas em carretas de veículos estando fortemente expostas aos ventos durante o deslocamento do veículo. Desse modo, a camada limite das folhas se torna muito fina, se não inexistente. Assim, a transpiração durante o transporte pode ser grande sendo, por essa razão, necessário regar as mudas assim que o veículo for parado para descarregá-las. Dessa maneira, evita-se o murchamento das mesmas. Isso explica porque muitas plantas que são transportadas por grandes distâncias podem aparentar murchamento.

Preparado a partir de:

TAIZ, L.; ZEIGER, E. Plant physiology. Redwwod: The Benjamin/Cummings Publishing Company, 1991. 565p.