Plantas CAM?

O que são plantas CAM?

Plantas CAM, ou melhor, plantas MAC são plantas que possuem o chamado Metabolismo Ácido das Crassuláceas cuja sigla é MAC e tem seu correspondente em inglês CAM (Crassulacean Acid Metabolism). Portanto, mais correto do que chamá-las de plantas CAM seria dizer plantas MAC. Todavia, geralmente, essas plantas são chamadas de plantas CAM.

As plantas CAM são vegetais superiores adaptados a climas áridos e, por isso, abrem seus estômatos apenas durante a noite.

Qual seria a vantagem disso?

Abrindo estômatos apenas durante a noite, ou seja, em momentos em que a umidade relativa do ar é bem maior, devido à menor temperatura, as plantas economizam água ao mesmo tempo que conseguem absorver dióxido de carbono (CO2). Esse dióxido de carbono é rapidamente carboxilado e transformado em uma molécula de 4 carbonos denominada oxaloacetato que, posteriormente, é transformado em malato. Esse último, por sua vez, é encaminhado ao vacúolo onde permanece armazenado.

Ao amanhecer, essas plantas fecham seus estômatos prevenindo assim grandes perdas de água que ocorrem em climas muito secos, mas, ao mesmo, esse fechamento provoca a paralisação da aquisição de CO2 atmosférico. Nesse sentido, todo o malato que foi produzido durante a noite, passa, durante o dia, a ser descarboxilado, liberando, na forma de gás, todo o CO2 adquirido durante a noite e que, desse modo, passa a ser transformado em compostos orgânicos (triose fosfato) no ciclo de Calvin como faz uma planta C3 ou C4. Após isso, essas trioses serão utilizadas para a produção de açúcares (sacarose e amido).

Perceba que as plantas CAM separam temporalmente a fase de aquisição de CO2 da atmosfera (noite), da fase de transformação para compostos orgânicos (dia). Já as plantas C4 separam, espacialmente, essas fases, pois a primeira ocorre nas células do mesofilo e a segunda nas células do feixe vascular da bainha.

As plantas CAM, por abrirem seus estômatos apenas durante a noite, ao contrário das C3 e C4 que abrem os mesmos durante o dia, economizam muito mais água. Como já mencionado, essa é uma adaptação das plantas a ambientes áridos. Plantas como os cactos são exemplos típicos de plantas CAM. Muitas bromélias também possuem este tipo de metabolismo fotossintético.

Preparado a partir de:

TAIZ, L.; ZEIGER, E. Plant Physiology. Redwoods: The Benjamin/Cummings Publishing Company, 1991.