Plantas C4?
 
Plantas C4?
 


Planta C4?

O que são plantas C4?

Basicamente, plantas C4 são vegetais cujo primeiro composto orgânico estável da fotossíntese é uma molécula de 4 carbonos que pode ser o malato ou o aspartato. A enzima responsável por essa reação (carboxilação) chama-se PEPcarboxilase. Isso tudo se passa nas células do mesofilo foliar.

Após essa etapa, esse composto de 4 carbonos é enviado para as células do feixe vascular da bainha onde o CO2 que foi incorporado à molécula de 4 carbonos é, então, removido (descarboxilação), tornando-se novamente um gás que, dessa vez, será utilizado no ciclo de Calvin, como ocorre normalmente com as plantas C3. Com essa adaptação, as plantas C4 conseguem acumular dióxido de carbono nas células do feixe vascular da bainha.

Qual é a importância desse processo?

Esse processo é importante em vários aspectos que vão além do propósito desse simples texto. Todavia, para se ter idéia, por exemplo, em termos de uso de água, esse fato possui implicâncias relevantes, pois para fixar, por meio da fotossíntese, uma mesma quantidade de CO2 que uma planta C3, a planta C4, por acumular esse gás nas referidas células, pode manter a abertura estomática menor, o que, necessariamente implica em menores perdas de água. Com isso, pode-se dizer que as plantas C4 possuem maior eficiência de uso de água que as plantas C3.

Preparado a partir de:

TAIZ, L.; ZEIGER, E. Plant Physiology. Redwoods: The Benjamin/Cummings Publishing Company, 1991.


 
Avalie este artigo:
(3 de 5)
6 voto(s)
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Luiz Felippe Salemi
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Formado no curso de Bacharelado em Gestão Ambiental da ESALQ/USP. É mestre em Ecologia Aplicada (USP), estudando Hidrologia e Biogeoquímica de Microbacias Hidrográficas. Se interessa por assuntos relacionados ao uso, manejo, e conservação do solo e da água em ecossistemas agrícolas e naturais. Ema...
Membro desde abril de 2009
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: