Areal é uma cidade que fica localizada no interior do estado do Rio de Janeiro a aproximadamente 100 km da capital. Com cerca de 10 mil habitantes, possui uma excelente infraestrutura para os moradores e apresenta uma boa qualidade de vida, com áreas voltadas à prática de atividades físicas, locais de lazer e bons índices de segurança.  Areal conta também com atividades voltadas aos idosos, um dos projetos mais interessantes voltados ao bem estar, desenvolvidos diretamente pelo governo do estado.

 A cidade proporciona uma boa qualidade de infraestrutura voltada à saúde para toda a população. No total são 16 locais entre hospitais particulares, postos de saúde, centros de atendimento, hospitais públicos e postos de pronto socorro.

 Há pontos de atendimento voltados à saúde pública como, por exemplo, os postos de saúde da família espalhados por toda a cidade em bairros específicos que possibilitam o fácil acesso para toda a população. E há também hospitais públicos ou particulares, que atendem tanto pessoas com planos de saúde quanto pacientes particulares.

 Entre os hospitais de Areal podemos citar:

 * Hospital Alcides Carneiro

* Hospital São José

* Hospital Santa Teresa

* Hospital Municipal Nelson de Sá

* Casa de Saúde e Maternidade São Lucas

Em Areal atuam os principais planos de saúde do país, principalmente aquelas com alcance nacional. Entre elas podemos os planos de saúde Unimed, Amil, Bradesco Saúde e etc. Além disso, existem ainda as empresas que atuam mais localmente no estado do Rio de Janeiro e arredores, como por exemplo, o Plano Global de Saúde, o Plano de Saúde CoopSeg, Vidaplar e o Assim Planos de Saúde.

Para mais informações é preciso buscar com os hospitais ou cada operadora de planos de saúde no Rio de Janeiro.