PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais

Curso de Ciências Econômicas

7º Período - Noite

Elaboração e Análise de Projetos

 

Caio Henrique Souza Dias
Erick Francis de Almeida Ferreira
Karen Karolyne dos Santos Vieira
 

FICHA RESUMO

  1. Título do Projeto Implantação da Cervejaria Artesanal Rock'n Beer
  2. País/Região Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
  3. SetorIndustrial
  4. Nicho de Mercado Bebidas
  5. Sub nicho de Mercado Cervejas Artesanais
  6. Tamanho da Empresa Micro/Pequena Empresa
  7. Finalidade Implantação de uma pequena fábrica
  8. Tipo de empresa Sociedade Empresarial de Responsabilidade Limitada
  9. Número de Sócios Três
  10. Integração Mista
  11. Decisão Projeto de Viabilidade
  12. Grupos-alvo Homens e Mulheres entre 18 a 35 anos
  13. Capital Social R$ 70.600,00
  14. Início da Execução do Projeto Primeiro semestre de 2018

O projeto seguinte pretende verificar, a partir da mensuração quanto as perspectivas do mercado de cerveja artesanal brasileiro, a viabilidade da micro cervejaria local Rock'n Beer. Será especificado o comportamento de introdução da empresa em cada parte do plano de negócios.

            A primeira parte do projeto trata-se de introduzir os componentes iniciais relativos a composição da empresa e principais empreendedores. A segunda parte será composta pelo projeto em si, com todas as análises, estudos e conclusões pertinentes ao projeto.

            A Seção A possui os estudos mercadológicos responsáveis por determinar as características do produto em questão, além do dimensionamento do mercado, de modo a projetar a futura demanda da empresa. Além disso, o plano de marketing também é realizado para definir as estratégias de divulgação e venda das cervejas artesanais a serem produzidas.

            Na Seção B, o plano operacional é realizado, dimensionando a produção no âmbito microeconômico da oferta da empresa. Nesta etapa, são realizados estudos quanto ao processo produtivo da cerveja, os fatores de produção necessários, a escala de produção para atender a demanda, a localização da planta da empresa e dos fatores dentro dela e a estrutura organizacional da empresa para o andamento das operações.

            Finalmente, na Seção C, são realizados estudos financeiros de forma a demonstrar a viabilidade do empreendimento quanto aos recursos financeiros disponíveis para alocação. As análises de investimento, financiamento, orçamentárias e econômico-financeira feitas nesta seção, em conjunto com as análises das seções anteriores, propiciam concluir quanto a viabilidade do projeto. Em seguida, os anexos coletados nas seções anteriores são colocados na seção de anexos.