Plano de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) para o IFMG – Campus Governador Valadares

Resumo

Muitas instituições ensino educam os cidadãos brasileiros quanto ao descarte adequado dos resíduos; porém, em sua maioria, não vivem na prática o que ensinam. Considerando-se essa informação, propõe-se neste trabalho um modelo de Sistema de Gestão Ambiental (SGA) para o Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Governador Valadares. A elaboração deste foi baseada em propostas de outras instituições, seguindo algumas de suas etapas e utilizando a ferramenta FMEA para a melhor quantificação dos aspectos ambientais e seus impactos. Foi sugerida uma metodologia para implantação da politica ambiental, que se aplicada corretamente trará muitos benefícios para a comunidade acadêmica, assim como, também para toda a cidade de Governador Valadares.

1. INTRODUÇÃO

Um Sistema de Gestão Ambiental é a supervisão constante e permanente dos impactos ambientais gerados por qualquer organização e assim buscando qualidade dos serviços prestados, dos produtos criados e do ambiente de trabalho da instituição. Segundo teoria proposta por Gomes (2006), a abordagem da questão ambiental em formato setorial e multidisciplinar, estudos de caráter técnico em detrimento dos aspectos epistemológicos e metodológicos dificultam a incorporação das Universidades brasileiras à dimensão ambiental e à formação de recursos humanos. 2 É de grande importância a instrução e a prática de um SGA dentro das instituições de ensino, porém elas devem também dar exemplo e colocar em prática o que é ensinado. Felizmente, com o auxílio de algumas leis e a grande competitividade entre as empresas para que o marketing envolvendo questões ambientais seja divulgado entre os clientes, as organizações, escolas, comunidades de vários setores têm se preocupado com a questão ambiental dentro e fora da instituição, porém o trabalho muitas vezes é falho, sendo algo inconstante, mal planejado, implantado, operado e fiscalizado. Para a realização deste trabalho, foi necessário se basear em propostas de SGA de outras instituições de ensino, seguindo algumas de suas etapas e utilizando a ferramenta FMEA para a melhor quantificação dos aspectos ambientais e seus impactos, e assim foram elaborados sugestões de politica ambiental, documentação e alguns passos a serem seguidos para que o Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Governador Valadares possa implementar um Sistema de Gestão Ambiental.

2. METODOLOGIA

A metodologia de pesquisa utilizada no presente artigo constituiu-se da análise, comparação e interpretação de normas e sistemas de gestão de organizações e instituições de ensino. Em relação ao tipo de pesquisa, foi feito um estudo de caso no Instituto federal de Minas Gerais - Campus Governador Valadares (IFMG-GV), coletando dados e informações relevantes sobre aspectos ambientais para a elaboração de uma proposta de um Sistema De Gestão Ambiental aplicável e sustentável para a instituição.

3. O SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é um conjunto de diretrizes que permitem à organização avaliar e controlar os impactos ambientais que acontecem ou que podem acontecer em seus serviços ou produtos.
3 Tal sistema é direcionado através da ISO 14001, uma ferramenta baseada no ciclo PDCA do inglês "plan-do-check-act" - planejar, fazer, verificar e agir. Foi criada para auxiliar empresas a identificar, priorizar e gerenciar seus riscos ambientais. A ISO 14001 obriga as organizações a terem maior comprometimento com a prevenção da poluição e com melhorias contínuas. A mesma busca tais objetivos:
? Respeitar o direito ambiental;
? Controlar os riscos para a área observada;
? Controlar os custos dos dejetos produzidos;
? Otimizar o andamento do sistema de gestão;
? Se diferenciar em relação à concorrência;
? Valorizar a imagem da empresa.
Para a implantação do Sistema de Gestão Ambiental baseado na ISO 14001, geralmente é necessário que se siga as oito etapas abaixo:
1. Nomeação da equipe e coordenador para gerenciar a implantação do sistema: escolher representante para a liderança dos trabalhos, realizar treinamento interno se necessário e providenciar meios para a documentação do SGA.
2. Auto avaliação da organização: verificar e examinar a existência de um SGA na empresa e para correção ou adaptação do mesmo segundo as leis ambientais e verificar exigência de clientes quanto à questões ambientais.
3. Definição da Política Ambiental: redigir a política ambiental da organização como também todos os documentos necessários do SGA.
4. Elaboração do plano de ação: escrever e definir o plano de implementação do sistema observando cada detalhe - o que, quando, onde, como, responsável e quanto.
5. Elaboração de um Manual de Gestão Ambiental: revisar e redefinir se necessário, manuais já existentes na organização, definir um fluxo de andamento do Manual e testar a eficiência do mesmo, estabelecer prazos e ter a aprovação da coordenadoria responsável.
4
6. Elaboração de instruções de operação: criar plano de emergência para
áreas de risco, e instruções a serem tomadas.
7. Revisão e Análise: passar por auditoria interna e externa.
8. Elaboração do plano de ação de melhoria: avaliar pontos positivos e negativos do sistema, reavaliar o desempenho ambiental e planejar novos procedimentos específicos para a melhoria contínua.
Mesmo que de uma empresa para a outra as etapas possam ser alteradas, seguindo-as conforme mencionado acima, a implantação do Sistema de Gestão Ambiental em qualquer organização se torna mais fácil e replicável. O nível de aplicação dependerá muito da política ambiental da organização, a natureza de suas atividades e as condições em que trabalha.

4. DEFINIÇÃO DA EQUIPE PARA GERENCIAR A IMPLANTAÇÃO DO SGA

É importante que se estabeleça um senso geral de orientação para as organizações e também estabelecer princípios de ação para novas posturas na instituição. O objetivo é ter um comprometimento por parte de todos e propor regras próprias e meios para cumprir e fiscalizar, obedecendo a política ambiental vigente.
Para a elaboração e comprometimento do SGA é necessário que se tenha recursos tecnológicos, financeiros e humanos. Por isso, pessoas são nomeadas de acordo com a disponibilidade e habilidades. Para uma aplicação de uma politica ambiental no IFMG-GV, sugere-se que a equipe de implantação do SGA seja composta por professores dos cursos oferecidos no campus, servidores, alunos e comunidades internas como Engenheiros sem Fronteiras, Empresa Júnior e a Atlética.
As nomeações das pessoas precisam ser documentadas, e claro comunicadas.
É importante também a criação de registros relatando responsabilidades, direitos, deveres, gratificações e punições, caso necessário. Os envolvidos precisam ter competência para desenvolver as atividades de impacto ambiental, e serem treinados se necessário, para exercer a função que lhes são propostas com ciência de que o SGA na instituição precisa ser contínuo.
5 Os documentos criados precisam ser controlados, avaliados e analisados periodicamente, fazendo a cobrança dos responsáveis pelo cumprimento de seus deveres em prazos pré-determinados. O comprometimento do Instituto Federal e dos nomeados para auxiliar na politica ambiental é de suma importância para a correta continuidade do SGA.

5. AVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO AMBIENTAL INICIAL

Para a implantação de um sistema de gestão ambiental a avaliação da situação ambiental inicial é o começo do processo. Instituições em geral apresentam problemas desde o destino dos resíduos gerados ao despejo de materiais periculosos como: baterias, soluções usadas em laboratórios, sucatas cortantes, e assim também dificuldade ao cumprimento de uma legislação fazendo com que seja necessário uma estruturação de conscientização sustentável na instituição. A percepção das instituições em relação ao meio ambiente são bem deficientes, isso acontece pois alguns fatores relevantes são contribuintes, como:  Falta de conscientização ambiental dos alunos, diretores, professores e funcionários da instituição;  Locais para despejo de rejeitos muitas vezes não visíveis ou não identificados corretamente;  Não monitoramento ou fiscalização de órgãos ambientais;  Falta de uma política ambiental que faça com que todo corpo discente, docente e servidores sejam mais conscientes. Uma avaliação ambiental inicial permite:  Conhecer o perfil da instituição e o desempenho ambiental dela;  Identificar pontos fracos que possibilitem obter benefícios ambientais e econômicos;  Tornar mais eficiente a utilização de matérias primas e insumos. Neste estudo a avaliação ambiental inicial é apurada no Instituto Federal de Minas Gerais, campus Governador Valadares. A apuração dos aspectos ambientais foi feita utilizando lista de verificação pertinente ás características da instituição, escola de 6 nível médio técnico e superior, juntamente a observações diretas avaliando quantidade e qualidade dos rejeitos na instituição.

[...]