Pequenos pagamentos mensais, sem risco, e a possibilidade no futuro de ter dinheiro disponível para ser usado de forma livre e flexível: este é o significado de entrar em um plano de poupança.

É uma apólice que olha para seu futuro, ideal para todos aqueles que querem proteger seu dinheiro e deixá-lo na sua disponibilidade para as necessidades futuras.

A importância de saber como poupar dinheiro e acima de tudo ser capaz de gerir as suas próprias economias é ainda mais importante em tempos de crescimento econômico, em que a maior disponibilidade econômica permite que você reserve algumas economias: é essencial ser precavido, agir hoje pensando no amanhã.

O plano de poupança funciona como uma espécie de previdência complementar, com a diferença de o segurado pode escolher os modos, a quantidade e datas de vencimento dos pagamentos: neste caso, não é necessário chegar à idade de aposentadoria para poder usar o montante depositado, mas pode escolher o momento que considerar mais adequado para usar a quantidade de dinheiro que você guardou nos anos, que no entretanto aumentou devido aos juros que o banco paga sobre o dinheiro que você deixa na poupança. O dinheiro pago na conta poupança aumenta com o tempo e cresce de ano para ano, o que lhe permite ter uma renda mínimo, com pouco esforço.

Não é necessário guardar montantes estratosférico: é possível, por exemplo, guardar 50 reais por mês. É uma pequena quantia, quase imperceptível em um mês, mas que lhe garante uma certeza no futuro. Com um plano de poupança pode proteger seus queridos e herdeiros e proteger seu futuro.

Os planos de poupança oferecidos por todos os grandes bancos que operam no Brasil, assim como pelas seguradoras e sociedades financieiras, são projetados para aqueles que querem um plano personalizado construído para esse fim. O segurado, na verdade, tem a oportunidade de escolher livremente e de acordo com as suas necessidades, quanto poupar, com que periodicidade mudar o valor dos pagamentos e a duração do plano. O prêmio mensal pode variar de acordo com a capacidade de poupar do contratante. A apólice pode ter uma duração 5, 10, 15 ou 20 anos e garante uma reavaliação mínima anual. E também pode fazer pagamentos adicionais. Modificação, suspensão, etc, são possíveis a qualquer momento, de tal forma a permitir que o contratante possa desfrutar da total liberdade de movimentos e mudanças do seu plano de poupança.

(infosegurosonline.com)