1 RESUMO EXECUTIVO   

1.1 ENUNCIADO DO PROJETO 

A D’Primeira Serviços de Limpeza Ltda. é uma empresa do ramo de limpeza e conservação que atua no Bairro Morro Santana, em Porto Alegre-RS.

Observando o crescente mercado comercial, as empreendedoras viram a oportunidade de abrir um empreendimento que atue na limpeza e conservação destes espaços comerciais, uma vez que as empresas que atuam no bairro não estão ali situadas.

Conforme dados retirados do site do Apontador existem mais 100 empresas com de pequeno e médio porte em que a D’Primeira pode atuar dentro do Bairro Morro Santana. 

1.2 EMPREENDEDORES 

A D’Primeira Serviços de Limpeza partiu da ideia e iniciativa de quatro empreendedoras que já trabalhavam no ramo nesta região da cidade. São elas:

Angela Cristina Garcia dos Santos

Sheila Priscila Garcia dos Santos

Samantha dos Santos Garcia

Suelen Cristina dos Santos Garcia

 

1.3 SERVIÇOS E PROCESSOS

 

A D’Primeira Serviços de Limpeza presta serviços de limpeza e conservação para salas comercias e condomínios.

Oferece a seus clientes um serviço de qualidade com responsabilidade e dedicação.

  

1.4 MOTIVAÇÃO E MERCADO POTENCIAL

 

A área comercial da região está aquecida e com grande potencial de crescimento, uma vez que o bairro está em pleno desenvolvimento. Observou-se, então, que este mercado estava carente de uma empresa deste gênero, voltada apenas para o público local que pudesse oferecer um serviço de qualidade mais perto de seus clientes. O concorrente mais próximo é Braslimp que está transferindo seus negócios para Canoas.

 

1.5 ELEMENTOS DE DIFERENCIAÇÃO

 

A D’Primeira Serviços de Limpeza tem um cuidado muito importante com a integridade de seus colaboradores e clientes. Assim sendo, pretende investir em treinamento de seu pessoal, para melhor serví-los.

Por ser uma empresa familiar e seus colaboradores ainda serem apenas as sócias empreendedoras, até o presente momento não foi realizado nenhum treinamento específico. Porém, com o crescimento e conquista de novos clientes, pretende-se cultivar a cultura de investimento em pessoal e passar aos novos colaboradores o espírito de “dono do negócio”, sempre em busca da excelência.

Hé também um projeto de fornecimento de bônus para clientes com contrato a cada três meses, para cativá-lo cada vez mais.

 

1.6 PROJEÇÃO DE VENDAS

 

Hoje, a empresa tem dois contratos já assinados e mais dois para serem assinados. Projeta-se que ao longo de cinco anos, possa ter assinado em torno de cinquenta contratos.

 

1.7 RENTABILIDADE E PROJEÇÕES FINANCEIRAS

 

A D’Primeira almeja se manter, inicialmente, com os ganhos dos primeiros contratos para que, futuramente, através da busca e conquista de novos clientes, possa vir a fechar o quadro de horas projetado para todas as empreendedoras colaboradoras.

 

1.8 NECESSIDADES DE FINANCIAMENTO

 

A D’Primeira Serviços de Limpeza não buscou recursos externos até o presente momento. Todo o investimento necesário para tramites burocráticos e busca de novos clientes foi conseguido através da integralização de capital das sócias.

 

A empresa já tem dois contratos assinados, um no valor de $450 que faz duas visitas por semana de 4h. O outro no valor de $630 com três visitas de 4h por semana, considerando o faturamento inicial será de R$2.700,00.

                       

2 A EMPRESA

 

A Empresa foi criada pelas administradoras com o intuito de aproveitar-se de uma oportunidade surgida na carreira de sua fundadora, unida aos seus conhecimentos administrativos, adquiridos durante o curso na área administrativa que fazia.

Desde então, o negócio visa atender aos clientes de sua área demográfica adjacente, visando qualidade, preço justo e satisfação ao contratante dos serviços prestados.

 

2.1 HISTÓRICO

 

Trata-se de uma empresa familiar, formada por Angela Cristina Garcia dos Santos e suas três filhas, Sheila Priscila Garcia dos Santos, Samantha dos Santos Garcia e Suelen Cristina dos Santos.

A Sra. Angela atuava em uma empresa do mesmo ramo quando começou a fazer um curso Técnico em Administração de Empresas. Com esse curso, surgiram novas oportunidades na empresa que trabalhava e começou a desenvolver várias tarefas burocráticas.

Neste meio, percebeu a oportunidade de investir em seu próprio negócio junto com suas filhas. Para tanto, foi necessário que a empreendedora Sheila investisse o recurso financeiro e as demais empreendedoras entrassem com a mão de obra especializada, pois já atuavam neste mercado.

  

2.2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

 

            A estratégia da empresa está baseada no crescimento consistente em busca de novos clientes e fidelização dos mesmos através de prestação de serviços com qualidade e responsabilidade. Não se deseja desenvolver clientes com rapidez, mas sim contratos longos e duradouros com os futuros clientes, agindo como uma prestadora de serviços parceira dos clientes respeitando os horários, agindo com descrição dentro das empresas contratantes e prestando o serviço de limpeza e conservação com qualidade, visando a satisfação e fidelização.

            A forma de prospecção dos novos clientes no início será através de panfletos e por mala direta que serão distribuídos no bairro e nos arredores. Num segundo momento pretendemos desenvolver clientes através de indicações e networking.

 

2.2.1 Negócio

 

Deixar seu ambiente pronto para seu cliente: temos por objetivo deixar seu negócio organizado e adequado para surpreender seus clientes.

 

2.2.2 Missão

 

A D’Primeira Serviços de Limpeza tem por missão atender aos seus clientes com qualidade, visando seu máximo conforto, lucro aos colaboradores e progresso para a comunidade.

 

2.2.3 Valores

 

Honestidade: trabalhamos garantindo aos nossos clientes que tudo estará ainda melhor.

Responsabilidade: somos também responsáveis pela satisfação de seus clientes.

Integridade: zelamos por tudo que nossos clientes/parceiros têm.

 

2.2.4 Análise da situação

 

A empresa tem um público bastante exigente e com poder aquisitivo capaz de investir nos serviços que a D’Primeira está oferecendo. São condomínios e salas comerciais.

 

2.2.4.1 Análise ambiental

 

O ambiente onde a empresa está inserida é favorável ao negócio, uma vez que está em ascendência, muitas empresas estão optando por terceirizar os serviços de limpeza e conservação. Muitas salas comerciais e escritórios estão sendo abertos com o crescimento do bairro e da cidade.

 

2.2.4.1.1 Variáveis ambientais

 

A principal variável ambiental é concorrente de fora do Bairro que, por terem mais tempo de mercado, já tem clientes na região. O concorrente que existe atualmente no Bairro a Braslimp esta se transferindo para o município de Canoas na região metropolitana.

 

2.2.4.1.2 Variáveis culturais e sociais

 

A empresa visa ter responsabilidade com os recursos de seus clientes, passando segurança em seus serviços.

O histórico dos empreendedores pode ser uma variável cultural que pode ser fundamental no negócio, já que é destinado a pequenas empresas, escritórios e condomínios da região.

 

2.2.4.1.3 Variáveis demográficas

 

Como variáveis demográficas, citamos o fácil acesso aos clientes. Isso se deve principalmente, pelo fato do publico alvo da empresa situar-se, num primeiro momento, no próprio bairro onde a mesma está situada.

 

2.2.4.1.4 Variáveis econômicas

 

Porto Alegre está em constante crescimento visto que a região central já se encontra estagnada; este desenvolvimento está sendo alocado nos bairros de periferia, um deles o Morro Santana. Esse crescimento aquece o mercado destes bairros que precisam de mais salas comerciais, mais condomínios, mais varejo; todos potenciais clientes da D”Primeira.

    

2.2.4.1.5 Variáveis jurídicas e políticas

 

A adaptação as normas previstas na legislação sobre higiene e segurança do trabalho como, por exemplo, na compra de EPIs, foi devidamente atendida pela empresa.

Outra variável política é que o governo está incentivando a abertura das micro e pequenas empresas, isso interfere diretamente na D’Primeira, mas também de forma indireta, já que o publico alvo da empresa também são pequenas e médias empresas  e também novas que surgirão graças a política governamental de apoio aos novos empreendedores.

 

2.2.4.1.6 Variáveis psicológicas

 

Devido ao ramo que está inserida a D’Primeira, são necessários profissionais capacitados a realizar os serviços com qualidade e confiabilidade. Respeitando também a integridade da rotina diária dos clientes e mantendo  o sigilo dos mesmos.

A D’Primeira já tem benefícios pois suas sócias já atuavam neste mercado.

 

2.2.4.1.7 Variáveis tecnológicas

 

A empresa não possui site próprio, mas possui Blog endereço http://www.blogger.com/home, cadastro em sites de busca, além da inclusão em redes sociais visando facilitar o contato dos clientes com a D’Primeira.

Orientamos as sócias a futuramente investir na criação de um site próprio da empresa ou a compra de domínio, para não perder a exclusividade do nome do site da empresa.

          

2.2.4.2 Análise SWOT

  

2.2.5 Visão

 

Ser reconhecida como uma das melhores empresas do ramo em que se encontra inserida: conservação e limpeza de ambientes; visando principalmente a conquista de seus clientes.

 

2.2.6 Objetivos

 

Ser uma empresa com portifólio de clientes capaz de manter a D’Primeira no mercado. Ter prospecção de novos clientes e consequentemente crescimento.

 

2.2.7 Estratégia competitiva

 

A D’Primeira pretende além de qualidade no entendimento de seus clientes, basear-se em um preço acessível a nível de mercado, buscando a fidelização de clientes.

2.3 ESTRUTURA LEGAL E ORGANIZACIONAL

 

A empresa é uma pequena empresa, sendo registrada na Junta comercial como Sociedade Limitada.

Existe somente uma Administradora, que é sócia e as demais sócias entram com a prestação de serviços para a D’Primeira Serviços de Limpeza Ltda.

 

2.4 EQUIPE DIRIGENTE

 

A sócia Angela é a Administradora e responde legalmente pela empresa.

A sócia Sheila entrou com o capital inicial, mas auxilia a Administradora.

As demais sócias entraram com a mão de obra.

 

2.5. PLANO DE OPERAÇÕES

 

A Angela e Sheila irão ficar no escritório durante o período comercial prospectando novos clientes por telefone e fechando novos contratos com clientes e fornecedores. As demais sócias trabalharão executando o serviço a ser prestado.

 

2.5.1 Administração e gestão empresarial

 

A administradora, Angela, responde legalmente e delega funções as demais sócias.

Como administradora ela é também responsável pela seleção dos fornecedores e compra de material para exercício das atividades da D’Primeira.

 

2.5.2 Comercial

 

A empresa efetuara o contato comercial por meio do Telemarketing a ser exercido pelas sócias Angela e Shelia no horário comercial prospectando clientes do Bairro Morro Santana e até bairros da redondeza.

Além disso, será realizada a prospecção e promoção da D’Primeira por Mala Direta e visita ao comércio do bairro para divulgação da empresa ao público alvo.

 

2.5.3 Controle de qualidade

 

Pensando na alta exigência de seus clientes, a D’Primeira foca em treinamento de seu pessoal, para garantir a fidelização de seus clientes.

A D’Primeira por meio de consultoria pretende implantar o modelo de avaliação e controle de qualidade 360º, no qual envolverá clientes, as sócias, fornecedores e futuros empregados ou terceiros.

 

2.5.4 Terceirização

 

A empresa não conta com serviços tercirizados, até o presente momento. Mas avalia a possibilidade em caso de expansão da empresa. No momento a empresa D’Primeira pretende terceirizar a parte de controle financeiro, jurídico e contábil.

 

2.5.5 Parcerias

 

Ainda não possui parceiros comerciais. Mas os sócios pensam nesta possibilidade futuramente, quando a empresa já tiver com contratos sólidos.

 

2.5.6 Responsabilidade social e meio ambiente

 

Pretende-se comprar insumos de empresas que ofereçam produtos biodegradáveis. Além de procurar por fornecedores com responsabilidade socioambiental. Isto com a intenção futura de conquistar um certificado de empresa amiga do meio ambiente e de responsabilidade social.

A D’Primeira tem o projeto de fazer uma ação de limpeza nas escolas do bairro duas vezes por mês. Desta ação participariam todas as sócias em forma de mutirão, de forma totalmente gratuita e com cunho social e além de benefícios com a limpeza também pensando em conscientização das crianças.

3 PLANO DE MARKETING

 

Como o ramo da D’Primeira se encontra aquecido, ela vem a estar próximo do seu público alvo, fornecedores e sociedade.

Os clientes são desde pequenas empresas a médias. Antes da abertura da D’Primeira verificou-se que a concorrente esta mudando seu publico alvo e local de atuação.

 

3.1 ANÁLISE DE MERCADO

 

O ramo de serviços de limpeza está sendo cada vez mais terceirizado pelas empresas. Este fato vem abrindo muitas oportunidade para empresas do mesmo porte da D’Primeira e fortalecimento das já existentes, exemplo Grupo Epavi.

 

3.1.1 Setor

 

A D’Primeira nasce como uma prestadora de serviços visando a atender empresas do mesmo porte e até médias. A terceirização do ramo de limpeza esta em ascendência no mercado, com isso a D’Primeira vê neste a oportunidade de crescimento e lucratividade.

 

3.1.2 Clientes

 

Os clientes da D’Primeira que estão bem definidos como condomínios, salas comerciais e médias empresas de Porto Alegre. São clientes que tem fluxo de caixa constante e assim tendo uma garantia para a D’Primeira.

 

3.1.2.1 Segmentação

 

Os clientes são empresas de médio e pequeno porte, podendo se estender a condomínios a escritórios comerciais.

  

3.1.3 Concorrência

 

A concorrência direta de D’Primeira está atuando no Bairro a mais tempo e já tem tradição e mercado. No entanto conforme já dito anteriormente a corrente do bairro a Braslimp esta se mudando para Canoas. Isso faz com que a D’Primeira invista em diferenciais para fazer novos clientes.

 

3.1.4 Fornecedores

 

A D’Primeira optou incialmente adquirir seus insumos do Atacado e Varejo. No entanto vem analisando propostas representantes comerciais procurados pelas sócias para cotação de preços.

 

3.2 ESTRATÉGIAS DE MARKETING

 

A estratégia da D’Primeira é desempenhar um trabalho diferenciado com forte atuação das sócias/funcionárias pra garantir prospecção.

A D’Primeira também se preocupara com a sua imagem e buscara internamente (entre as sócias) e externamente junto aos seus clientes melhorar na prestação de seus serviços.

 

3.2.1 Produtos, serviços e processos.

 

D’Primeira presta serviços de limpeza de ambientes  e conservação (proteção do patrimônio dos clientes).

 

3.2.1.1 Vantagens competitivas

 

A principal vantagem competitiva da D’Primeira será sua localização central no bairro Morro Santana e o preço competitivo.

 

3.2.1.2 Planos de pesquisa e desenvolvimentos futuros

 

A administradora foi orientada a buscar orientação de mercado e consultoria futura do SEBRAE/RS, que já possui boa experiência em auxiliar este tipo de empreendimento.

 

Capacitação dos sócios e futuros empregados em cursos oferecidos até gratuitamente pelo SENAC e o SINE como, por exemplo, atendimento ao cliente e voltados par o segmento da empresa.

Na parte econômica e financeira orientamos sobre os financiamentos do Governo Federal de incentivo as micro e pequenas empresas ofertados pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banrisul. Aqui também orientamos a um bom relacionamento com o gerente do banco.

Incentivamos as sócias a pensarem na busca de um certificado de qualidade ou de responsabilidade social, visto ao interesse já comentado anteriormente de prestação de serviço comunitário.

 

3.2.2 Preço

 

Incialmente orientamos as sócias a trabalharem com preços abaixo do mercado, isto até fechar o quadro de horas disponíveis.

Isto irá facilitar a inserção da D’Primeira no mercado.

 

3.2.3 Praça, ponto, distribuição e logística.

 

A localização da empresa fica num local logisticamente de fácil acesso na Avenida Potássio Alves na rotula com a Avenida Manoel Elias. Facilitando o acesso aos demais bairros da Zona Norte de Porto Alegre.

 

3.2.4 Promoção, comunicação e publicidade.

 

A divulgação será por meio de Telemarketing, prospectando clientes; Mala direta e vista aos possíveis novos clientes. Além do networking que as sócias já possuem desde o inicio.

      

3.2.5 Pessoas

 

Neste primeiro momento só as sócias estarão trabalhando, mais quando as escalas de horários forem preenchidas e as sócias verificarem necessidade de contratar novos colaboradores este serão contratados conforme a demanda.

 

3.2.6 Relacionamento com clientes

 

O relacionamento inicial com os novos clientes será através da visita e apresentação da D’Primeira. Após a contratação a D’Primeira realizará avaliações semanais e mensais junto aos seus clientes para verificar se o serviços esta sendo prestado com a devida qualidade e o nível de satisfação do clientes. Além de  levantar dados como sugestões de melhorias no processo da empresa.

Neste processo as colaboradoras também farão auto avaliações sobre suas atividades e discutirão semanalmente melhorias para os processos diários como as escalas de serviço, prestação de contas, atendimento e divulgação da empresa perante os clientes.

  

4 O PROJETO

 

O Projeto inicial da D’Primeira é se tornar conhecida na Zona Norte de Porto Alegre, inicialmente no Bairro Morro Santana. Fechar contrato com um número de clientes necessários para manutenção e estabilidade inicial dos D’Primeira.

Para posteriormente as sócias poderem contratar colaboradores para atender um número cada vez maior de clientes.

 

4.1 PLANO DE IMPLEMENTAÇÃO

 

No início das operações a Angela irá dedicar 50% de seu período de trabalho para administrar, realizar orçamentos e comprar de material. Os outros 50% ela se dedicara para prospectar novos clientes ou visitá-los.

A sócia Sheila que esta atualmente em processo de desligamento da empresa em que trabalha no ramo do varejo. Após a saída desta empresa irá realizar as visitas aos novos clientes e prestar assistência na administração com a administradora Angela.

As sócias Suellen, Samatha e inclusive a Shelia irão executar os serviços de limpeza e conservação com os clientes já contratados.

REFERÊNCIAS

Site:http://www.apontador.com.br/em/rs_porto-alegre/em_morro-santana

(Disponível e Acessado em 11/06/12).

Site:http://www.bb.com.br/portalbb/page44,116,2098,1,1,1,1.bb?codigoNoticia=1128&codigoMenu=172&codigoRet=529&bread=2_6

(Disponível e Acessado em 14/06/12).

Site: http://www.caixa.gov.br/pj/pj_comercial/mp/conta_corrente/cesta_servicos.asp#

(Disponível e Acessado em 14/06/12)

Site: http://www.banrisul.com.br/

(Disponível e Acessado em 14/06/12)

Blog:http://www.blogger.com/switch-rofile.g?continue=http://www.blogger.com/home

(Criado em 15/06/12)