PLANO DE MARKETING: Planejamento de Vendas

 

 

Vitor Hugo Bittencourt da Silva

 

 

INTRODUÇÃO

A profissão de vendas é uma das mais antigas do mundo, pois, desde que o homem existe alguém está vendendo coisa para alguém. Vender é tão ou mais importante do que produzir, inventar ou criar produtos e serviços. É uma profissão que envolve o domínio e a utilização de uma série de princípios. Há diversos estilos de vendas, alguns bastante consistentes em relação ao conceito de Marketing e outros que fogem totalmente desse conceito.

Houve o tempo em que a profissão de vendedor exigia pouco em função da escassez de recursos, monopólios e ausência de formas eficientes e distribuição dos produtos que temos hoje. Atualmente é diferente, o mercado exige o "profissional". O desenvolvimento pessoal e profissional, assim como a sobrevivência, depende da constante habilidade do vendedor de se motivar, informar e reciclar. Vendas é uma especialidade que exige grande capacidade de negociação, visão estratégica, ambição, formação e "amor" pelo trabalho.

Neste aspecto, o treinamento é fundamental para colaborar na capacitação do profissional de vendas através de troca de informações, experiências e idéias, na expectativa de um aprendizado mútuo e fornecendo subsídios pertinentes à postura adequada do vendedor, bem como técnicas utilizadas no ato da venda.

Vender no mundo de hoje é muito mais do que oferecer, entregar o produto e receber o dinheiro; envolve um conhecimento profundo do produto, da empresa e do cliente e é preciso desenvolver relacionamentos duradouros e gerar satisfação para ambos os lados.

 

Bom serviço ao cliente é a chave para manter clientes felizes e fazê-los voltar. Todos sabemos que ser confrontado por alguém que parece infeliz no seu trabalho, mostra a má educação ou apenas ter uma atitude inútil, nos leva a escolher outra empresa da próxima vez. Entretanto é essencial que o treinamento de vendas seja oferecido aos empregados de relacionamento com os clientes. Aqui estão algumas técnicas simples, porém um eficaz treinamento de vendas que uma pessoa pode usar para manter o cliente satisfeito.

Fazer contato visual - Fazer contato visual estabelece uma conexão e dá um elemento de foco para a conversa. também mostra ao cliente que você está dando atenção - Fazer contato visual estabelece uma conexão e dá um elemento de foco para a conversa. Também mostra ao cliente que você está dando sua atenção, o que os faz sen sentirsentir como um cliente valioso.

Um sorriso grande - Mostrando os dentes quando a nossa boca constitui um sorriso há muito tem sido uma maneira de usar linguagem corporal para expressar um desejo de interação social e para mostrar uma personalidade amigável e sociável. Sorrindo enquanto conversando com um cliente mostra que você é acessível e disposta a ajudar.

Confirmação - É importante reconhecer que um cliente, logo que entrar numa loja ou no local de trabalho. Em uma situação de varejo, apenas um aceno ou um sorriso quando entram através das portas é suficiente para mostrar que você sabe que eles estão lá. Reconhecendo a presença de um cliente torna mais provável que o pessoal de vendas abordagem para obter informações sobre um produto ou serviço.

Entusiasmo - se você não estão entusiasmados com o produto ou serviço que você está oferecendo, não é muito provável que seu cliente vai ser. Mostrando que você sabe seu assunto e que você acha que vale a pena o tempo eo dinheiro instila um sentimento de crença no cliente que seu produto ou serviço é superior à concorrência.

Investir em qualquer tipo de formação do pessoal tem o potencial de aumentar os lucros da empresa e fidelizar clientes.