1 INTRODUÇÃO 

A internet não é simplesmente um paraíso cibernético para reservas de viagens ou conveniente check-in, é o mais importante canal de vendas tanto em termos de passagens aéreas quanto de todas fontes de receitas adicionais das empresas do segmento. Em termos de interação da marca, muitas vezes é o primeiro encontro do passageiro com uma companhia aérea. Em termos de comercialização, é a plataforma mais eficaz para a introdução de produtos e serviços adicionais. E em termos de operações globais, é o sangue da maioria das companhias aéreas.

As empresas aéreas foram as primeiras a automatizar todos os processos do seu negócio. A indústria de transporte aéreo se tornou a primeira indústria do mundo verdadeiramente acessível pela web. As tecnologias da informação permitiram que as companhias aéreas fizessem maior economia e melhorassem seu serviço. A venda online tem ajudado massivamente na redução de custos de distribuição.

O mercado das empresas aéreas tem se mostrado cada vez mais competitivo e a constante busca pela redução dos custos e a potencialização dos lucros passa obrigatoriamente pela maximização do Marketing Digital.

Na briga por esse mercado, estão ocorrendo diversas fusões e aquisições das aéreas por todo mundo. No dia 28 de maio desse ano, as empresas aéreas brasileiras Azul e Trip anunciaram a fusão entre suas operações, o que resultará na terceira maior companhia aérea do país. Com o acordo, foi criada uma nova holding controladora, a Azul Trip S.A.

Com o nascimento dessa nova empresa e, tendo em vista a relevância do digital para o segmento, vislumbrou-se a necessidade de um Plano de Marketing Digital consolidado e com uma renovação da abordagem mercadológica. Nesse documento será proposto um plano estratégico para os próximos 18 meses.