Trecho do plano de curso de Língua Portuguesa elaborado para as turmas de EJA da Escola Estadual Joaquim Caetano da Silva em Oiapoque-AP

JUSTIFICATIVA:
A língua portuguesa é o principal instrumento usado nas expressões cotidianas de toda e qualquer relação social ou familiar, por isso o seu estudo deve ocorrer em todos estes aspectos visando o desenvolvimento integral e autônomo do aluno. Isso ás vezes, pode ser difícil, mas também pode ser divertido, pois o estudo da Língua Portuguesa pode permitir a descoberta de muitas informações através de textos diversificados. Neste sentido, saber ler e escrever, bem como saber se expressar em situações diversas faz muita diferença na vida da pessoa: a língua permite o exercício da cidadania.
A língua por ser um instrumento poderoso de comunicação reflete sua organização estrutural principalmente na escrita, pois nem sempre a forma como falamos é a mesma forma com escrevemos. Para isso, têm-se textos específicos para cada situação: textos científicos, textos jurídicos, textos informais, textos institucionais, e-mails, cartas, bilhetes, telegramas e entre outros também os textos poéticos e literários.
Deste modo, a Língua Portuguesa é não só um meio de comunicação entre as pessoas, mas é essencial para a compreensão e interpretação das demais disciplinas, pois é por meio dela que se dá a aprendizagem tanto da Matemática como das Línguas Estrangeiras, além de proporcionar o desenvolvimento crítico e analítico da capacidade perceptiva dos acontecimentos de épocas dentro do contexto social, político, religioso, científico e intelectual.