PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

POR JOSEANE DE FÁTIMA SUBTIL

1.    INTERDISCIPLINARIDADE

Segundo Japiassú, "a interdisciplinaridade caracteriza-se pela intensidade das trocas entre os especialistas. A escola, cada vez mais, busca a integração, pois esta não se faz com o isolamento de professores e alunos. Ao contrario a interdisciplinaridade representa um elo que une o professor e o aluno, o ensino e a aprendizagem, elo que depende unicamente do professor, do seu interior e da sua potencialidade.

Trata-se de um trabalho a ser realizado coletivamente, não se tratando de um momento impensado, e sim de muito planejamento e cuidados, onde as ações devem pensadas e planejadas.

Os profissionais que buscam uma mudança na estrutura têm que trabalhar comunitariamente, sabe-se que não há receita a seguir, mas é necessário o conhecimento sobre como ocorre a aprendizagem, o trabalho do professor é intenso, deve ser disposto, flexível, eclético, artístico etc. Em relação a escola que visa trabalhar a interdisciplinaridade, deve oferecer tempo para que os professores se reúnam para organizarem os trabalhos e trocarem informações para que o projeto não se perca em seu próprio movimento.

A metodologia do trabalho interdisciplinar supõe atitude e método, e sugere o envolvimento e integração de conteúdos; unificando o conhecimento.

No trabalho interdisciplinar deve-se articular saber, informação, experiência, meio ambiente, escola, comunidade etc.. Nesse processo de aprendizagem, o professor é quem ajuda o aluno a descobrir, a reconstruir e a posicionar-se frente ao conhecimento, uma vez que o aluno aprende continuamente, e constrói o seu saber gradativamente, integrando as praticas e teorias cotidianas, sem apresentá-las de forma fragmentada e descontextualizada.

Ivani Fazenda define cinco princípios que subsidiam a prática docente interdisciplinar, que são: humildade, espera, respeito, coerência e desapego. Assim deve-se considerar a humildade diante do que sabemos ou ignoramos, reconhecendo  nossas limitações e buscando superação; Espera é tempo de escuta desapegada; Respeito por si mesmo e pelos outros; Coerência nos atos e palavras; Desapego das certezas, buscando novas possibilidades do agir e do pensar. E atitude enfim, na busca pela aprendizagem, na troca de informações, no ato de ensinar e aprender nas mais diversas oportunidades.           

2.PLANO DE AULA

Tema: Alimentação

Conteúdos: Oralidade, letra inicial, classificação, números e quantidades, maior/menor, alimentação saudável, tipos de alimentos, doce e salgado, cores, texturas. 

Objetivos: 

- Ampliar os conhecimentos sobre os tipos de alimentos;

-Estimular os bons hábitos alimentares ressaltando a importância de 
uma alimentação variada; 

-Identificar através dos alimentos, cores, texturas, formas, quantidades, maior/menor;

- Explorar rótulos de alimentos, enfocando a alimentação e as letras iniciais. 

  • Metodologia da ação pedagógica:  

1° Momento: Linguagem Oral e Escrita e Natureza e Sociedade 

Iniciarei a aula organizando os alunos em circulo, em seguida com o auxilio do data show irei colocar um vídeo com a musica Sopa de neném, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=j7arlpPAQ7w, para que vejam e depois de visualizarem, pedirei para cantarmos juntos. Após farei questionamentos a cerca da musica ouvida e das imagens observadas, sobre o que fala, etc. Irei questiona-los o que pode ter numa sopa, farei uma lista com os produtos citados por eles, destacando junto com os alunos a letra inicial de cada  ingrediente, agrupando os rótulos que tiverem sua inicial igual.

Na seqüência trarei para o centro do  circulo uma caixa com vários rótulos de alimentos,  e pedirei q cada aluno escolha dentre eles o seu alimento preferido. Assim, cada um devera explicar o porquê da sua escolha, e também descrever esse alimento, se é doce, salgado, em qual horário geralmente é consumido, se  julga ser saudável... Aproveitarei para explicar a importância de se consumir alimentos saudáveis, naturais, quais são os principais alimentos que devemos ingerir para cuidar do nosso corpo,  e também o cuidado que devemos ter com a higiene das mãos e com os alimentos.

2° Momento: Matemática

Com base na música, perguntarei quais os números que puderam observar, se necessário voltaremos a ver o vídeo, faremos a contagem de objetos da sala, dos alunos, etc. Em seguida, entregarei uma atividade na qual os alunos farão a correspondência entre o número e a quantidade de frutas correspondentes. 

3° Momento: Ensino das Artes e Música 

Após finalizar a atividade anterior, os alunos terão contato com música Sopa do Neném, e serão apresentadas outras musicas infantis que falem de comida, para que possam apreciar, como por exemplo, 1,2 feijão com arroz... Pedirei a eles que me digam as diferenças e semelhanças observadas. Questionarei a respeito da velocidade da música, das rimas, etc. Na seqüência entregarei figuras de alimentos para que os alunos escolham os materiais disponíveis, como grãos, areia, algodão, tinta, lápis de cor, giz de cera, entre outros para cobrir essas figuras, aproveitando para destacar a diferença de texturas de cada um desses materiais. 

  • Avaliação: A avaliação levará em conta a participação, colaboração, envolvimento dos alunos nas atividades propostas. 

 

REFERÊNCIAS

APOSTILA UNOPAR PEDAGOGIA. 2012

FAZENDA, I.C.A . Integração e Interdisciplinaridade no Ensino BrasileiroSão Paulo, Edições Loyola, 1993.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e Patologia do SaberRio de Janeiro, Ed. Imago, 1976