1- Introdução 

Quando questionamos a qualidade da saúde em nosso país, estado e município estamos buscando entender por que tantas pessoas estão doentes e não tem um atendimento com dignidade, qualidade, continuidade, resolutividade. Na verdade isto parece sonho, mas por outro lado, a saúde do povo brasileiro só será melhor quando cada real gasto for investido da maneira correta, ou seja, investido em programas de prevenção e promoção da saúde.

Precisamos despertar a sociedade em geral para boas práticas e atitudes saudáveis como: limpeza adequada do corpo, postura correta de sentar, exercícios físicos, alimentação saudável, prevenção de acidentes, educação sexual e ambiental, etc.

Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso corpo merece um carinho especial, e que esse tratamento nos traz benefícios.

 

2- Apresentação

O Plano de ação Saúde no Campus IFPA - Itaituba que será realizado pelo Campus da IFPA Itaituba e Secretaria Municipal de Saúde de Itaituba - SEMSA, através equipe de saúde da unidade de Saúde IFPA, apresenta uma proposta enriquecedora, planejada e intersetorial que deverá ser trabalhada no 2° semestre de 2011, buscando a integração dos alunos com a equipe de saúde no sentido de sensibilizar para bons hábitos de vida.

  3- Justificativa

O plano é uma proposta que possibilita e garantem boas práticas, efetivas e transformadoras de atitudes e hábitos de vida saudáveis.

Ao educar para a saúde e para a higiene, de forma contextualizada e sistemática, toda equipe contribui de forma decisiva na formação de pessoas capazes de atuar em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e da coletividade.

Tratar da higiene, e saúde tem sido um desafio para profissionais da saúde e educadores, no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformação de atitudes e hábitos.

As experiências mostram que transmitir informação a respeito do funcionamento do corpo e descrição das características das doenças, bem como um elenco de hábitos de higiene, não é suficiente para que os alunos desenvolvam atitudes saudáveis. 

 4 - Objetivo Geral

O objetivo principal do PLANO DE AÇÃO é conscientizar o alunato para o direito à saúde e sensibilizá-los para a busca permanente da compreensão de seus determinantes e capacitá-los para a utilização de medidas práticas de promoção, proteção e manutenção da saúde

5- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de
    higiene;
  2. Identificar doenças causadas por falta de higiene;
  3. Discutir as formas de higiene corporal, bucal, etc.;
  4. Adotar hábitos de auto-cuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo;
  5. Nutrição;
  6. Prevenção de Acidentes;
  7. Imunização;

6- DESENVOLVIMENTOS DA PROPOSTA

 

6.1 Metodologia

 Despertar na comunidade estudantil a prática de habito de higiene corporal com banho, escovação dos dentes, higienização intima.

·         Realizar no ambiente escolar um dia para orientação madeira correta de higienização do corpo.

·         Utilizar cartazes ou murais mostrar ilustração de cuidados com corpo, escovação correta, higiene intima.

·         Promover palestras sobre alimentação saudável e cuidados com preparo dos alimentos.

·         Promover encontro para discutir prevenção de acidentes dentro e fora da escola.

·         Orientação sobre controle de endemias e imunização.

 

 

         6.2- ESTRUTURAS DE APOIO

A execução do plano de ação terá a colaboração da administração do IFPA Itaituba, Secretária de saúde de Itaituba e alunos e comunidade Maria Madalena

 

       6.3- INTEGRAÇÃO

Deve-se contar com a participação de todos os alunos educadores e servidores do IFPA, buscando o envolvimento e comprometimento com as atividades do plano de ação.

 

     6.4- RECURSOS HUMANOS

Ação será planejada e executada pela equipe de saúde e educadores do IFPA.

 

    6.5- RECURSOS MATERIAIS

Serão utilizados: panfletos, painéis, álbum seriado, revistas, murais, apostilas, cartolinas, pincéis, data-show, televisão e aparelho DVD.

6.7- CLIENTELA

Comunidade escolar e servidores do Campus IFPA - Itaituba

6.8- ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS

Será organizado de acordo com a atividade a ser executada.        

6.9- ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO

Será realizado mensalmente, através de reuniões com a participação da equipe de saúde e administração do IFPA.

Equipe de saúde

Karlee A. Ribeiro Lira – Enfermeira – COREN – PA 135484

Dinês Pereira de Freitas – Tec. Em Enfermagem – COREN - PA 279253 -TE

Amilton Teixeira Pinho – Tec. Em Enfermagem – COREN - PA 200656 -TE