PLANO DE AÇÃO MEDIANDO A APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO

 

 

 

 

 

 

AUTORES: ÁUREA LÚCIA ISIDORO RUSSAFA

Maria dos Santos Barbosa Khippaiz

LAURA DA SILVA AUGUSTO

 

 

“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que  outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe”.

Jean Piaget

 

 

MIRASSOL D´OESTE

MT/2014

 

 

Resumo

 Uns dos planos de ação mais utilizados na escola é Articulação Pedagógica visa melhorar os conceitos, tendo em vista a importância de um trabalho, que defina ações concretas que possam sanar os problemas e dificuldades encontradas. O eixo norteador das ações aqui propostas é um trabalho associado de profissionais analisando situações decidindo sobre seu encaminhamento agindo sobre elas em conjunto, visando melhoria e mais eficiência do trabalho e a qualificação do ensino.

“O cuidado somente surge quando a existência de alguém tem importância para mim”. Passo então a dedicar-me a ele. Disponho-me a participar de seu destino, de suas buscas, de seu sofrimento e de seus sucessos, enfim de sua vida.

Cuidado significa desvelo, solicitude, diligência, zelo, atenção, bom trato. “Como dizíamos estamos diante de uma atitude fundamental, de um modo de ser mediante o qual a pessoa sai de si e centra-se no outro com desvelo e solicitude”. ( BOFF, L. 1999, p.91)

Palavras-chave: Plano de ação – criança- alfabetização

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Introdução

No decorrer dos tempos o ensino passou por várias metodologias para que os alunos fossem alfabetizados, porém com o mundo em constantes mudanças precisa-se atribuir novos métodos para atingir os objetivos propostos é necessário que o educador articulador juntamente com o professor regente sejam parceiros  mediando e intervindo quando o aluno apresenta dificuldades nas etapas dos níveis de aprendizagem. Antes de elaborar um plano de ação é fundamental que o professor realize a sondagem identificando o nível que o aluno se encontra, e assim pesquisar quais atividades  são adequada para seu progresso. O articulador é destinado a acompanhar e auxiliar alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem, para que através de atividades diversificadas extraclasses, os mesmos venham alcançar um desempenho satisfatório em sua vida escolar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Articulação parceira da aprendizagem

     Caso sejam detectadas necessidades que justifique tal procedimento a articulação desenvolve um papel importante na aprendizagem, visando o desenvolvimento de habilidades dos alunos com dificuldades. Sabendo-se que os alunos podem apresentar atributos diferentes na aprendizagem o professor articulador terá que elaborar diversos planos passando por adequações ou mudanças se necessário para atingir os objetivos.

A sala de Articulação Pedagógica visa contribuir de forma bastante significativa para a superação das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos do 1° e 2° Ciclo.   Para melhorar e superar os problemas de ensino - aprendizagem é necessário um planejamento que inclua atividades diversificadas e individuais, pois é necessário investigar as teorias de aprendizagem, colocando - as em prática, para que possamos desenvolver um bom trabalho com resultados satisfatórios. Portanto é fundamental proporcionar o aprendizado e acompanhamento no processo ensino-aprendizagem, atuando juntamente ao corpo docente, alunos e pais no sentido de analisar os resultados da aprendizagem com vista a sua melhoria, elaborar plano de aula e adequá-lo frequentemente, conforme as necessidades de aprendizagem dos alunos, investigar o processo de construção de conhecimento e desenvolvimento do educando, destacando-os e compreendendo suas especificidades em cada tempo, nas respectivas idades, utilizar os mais diferentes meios na sala de aula e em outros espaços, registrar as atividades desenvolvidas, a frequência dos diferentes grupos e os avanços nas fichas de desenvolvimento do educando.

Visando alcançar esses objetivos a escola deverá oferecer aos alunos atendimentos nas dependências da escola, na sala de “Articulação”, preferencialmente em horário oposto ao de sua aula normal, levando em consideração as ações e atividades que são atribuídas nela. Este acompanhamento ocorrerá de forma continua dentro do processo para a verificação do desempenho e aprendizagem. A partir desses meios espera-se que o fracasso escolar seja minimizado e a autoestima do aluno recuperada.

Conclusão

   Considerando que a escola é um veículo real de participação para atender as necessidades do aluno, tornando-os cidadãos críticos capazes de pensar e agir de forma organizada e coerente no espaço em que vive, há necessidades de desenvolver trabalhos voltados aos interesses dos mesmos encarregando-se de planejar e organizar as atividades pedagógicas, nos seus aspectos morais, sociais, intelectuais e políticos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bibliografia

http://projetosemsala.blogspot.com.br/2010/04/2010.html

http://pensador.uol.com.br/superacao_de_dificuldades/

http://www.brasilescola.com/educacao/dificuldades-aprendizagem.htm

http://direcionalescolas.com.br/2013/12/10/criancas-com-dificuldade-de-aprendizagem