INTRODUÇÃO

Atualmente, educadores, pais, alunos estão bastante preocupados com a questão da violência nas escolas. A preocupação é legítima, haja vista que as manifestações de violência induzem comportamentos nos agentes da educação que se contrapõem às metas de melhoria da qualidade do ensino e aumento da permanência na escola. Por um lado, a falta de segurança força os diretores e professores a reduzirem as exigências no processo de ensino – aprendizagem, como também a falta de concentração dos alunos e o crescente número de evasão escolar. Quanto a isso, CHALITA (2008 p. 197) afirma que: “a escola é um espaço rico de possibilidades, de descobertas diárias da arte e ensinar e aprender, de conviver e de viver em harmonia”.

Vivemos sempre na busca de alcançar metas e atingir objetivos e muitas vezes passaram por esses princípios e sem ele, o fazer pedagógico acaba perdendo o sentido. Quando deparamos a uma das formas mais violentas hoje vivenciadas nas escolas, o bullying.  Deve-se observar qual princípio foi quebrado para se chegar a tamanha violência e para tal são levantados vários questionamentos por parte da escola e de seus profissionais quanto ao fato. Pois cada escola reflete na sociedade  no qual formou esses  indivíduos.

Visando uma compreensão e uma prevenção a respeito da violência escolar, pensou-se em elaborar este plano de ação que aborda o tema: Buscando minimizar a violência no ambiente escolar.

JUSTIFICATIVA

 

Este trabalho justifica-se pela necessidade de investigar a violência no ambiente escolar, onde cada vez mais se faz prolifera no interior das escolas. Estas ações se dar de forma física, psíquica, verbal e moral, deixando a pessoa constrangida e muitas vezes machucada e acuado. Este Plano de Ação se propõe a fazer com que a comunidade escolar como refletir e agir sobre o que acontece e como acontecem os diferentes tipos de violência nos diversos contextos sociais.